Los Angeles – Tirando a chuva, a foto acima bem que poderia fazer parte da realidade pernambucana, marcada neste domingo por uma notícia muito triste…
O torcedor alvirrubro Antônio Bezerra Costa Júnior, de 32 anos, morreu ao cair no fosso do estádio do Arruda, na comemoração do primeiro gol do 3 x 3 no clássico.
A confirmação da morte por traumatismo craniano aconteceu pouco depois que comecei a ler as notícias do futebol pernambucano, já na madrugada de segunda-feira.
Foi muito estranho receber uma notícia assim, em mais um relato provocado pela falta de segurança nos arcaicos estádios locais, no mesmo dia em que assisti ao jogo do Los Angeles Galaxy no moderno estádio Home Depot Center.
Foi um duro choque de realidade…
Aqui, são 22 mil lugares, todos em assentos marcados e espaçosos. Não há divisória da arquibancada para o gramado, a não ser uma barra de ferro.
Com muitos fãs latinos (principalmente mexicanos), o time do Galaxy também tem uma torcida agitada, como as do Recife. Porém, a organização que cerca a partida, com quase 600 pessoas nesta função, deixa a certeza de que o público está seguro.
A chuva neste domingo – com frio de 12 graus – foi a primeira em uma partida do Galaxy em 9 anos em casa. Mesmo assim, a precaução: os 13 mil torcedores que foram ao jogo do time de Beckham receberam um capa de chuva descartável. No placar eletrônico, a mensagem de agradecimento pela presença da torcida, mesmo com o mau tempo.
O respeito parte da própria agremiação… Por isso, hoje, o futebol está de luto no Recife.
Espero que esse conforto associado ao entretenimento que eu vi nessa arena nos Estados Unidos, cujo investimento é bem possível de ser alcançado em Pernambuco, seja realmente a nossa realidade em breve.
Na Arena Pernambuco, em andamento, será. A empresa, AEG, é a mesma.
Pingback: Soccer já faz parte do domingo de muitos | Blog de Esportes