Disparidade preocupante

Copa do Brasil 2011: Náutico 0x3 Vasco. Foto: Ricardo Fernandes/Diario de Pernambuco

Expectativa clara: impor o futebol ofensivo visto até então nesta temporada.

No cartaz do Náutico, 56 gols em 24 jogos. Diante do Vasco, a surpreendente formação com três atacantes e o apoio da torcida nos Aflitos. Confiança extrema.

Em campo, porém, foram 90 minutos de domínio absoluto do adversário, que ainda não havia brilhado na competição, diga-se.

Na abertura das oitavas de final da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira, derrota diante do Vasco por 3 x 0, em um placar que ficou barato, tamanha disparidade técnica em relação o Timbu, apagado.

Foram inúmeras chances criadas pelo clube carioca, envolvendo sem pena o adversário recifense. Bola de pé em pé, cruzamentos da esquerda e da direita, cabeçadas, finalizações dentro e fora da área. Foi de todo jeito!

Apesar do erro tático adotado pelo Náutico, seria esta diferença técnica nítida aos olhos de 12 mil torcedores nos Aflitos uma síntese do atual futebol pernambucano? Como mensurá-la à vitória do Santa Cruz sobre o São Paulo, no mesmo torneio?

Apesar do revés, que deu fim a uma invencibilidade alvirrubra de 11 jogos em casa neste ano, o regulamento da competição não elimina o jogo de volta a partir desta fase.

Portanto, o Alvirrubro terá a difícil missão de reverter o placar no próximo dia 27 de abril, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro.

Até lá, o foco já será outro, 100% provinciano. O Campeonato Pernambucano…

Copa do Brasil 2011: Náutico 0x3 Vasco. Foto: Ricardo Fernandes/Diario de Pernambuco

19 Replies to “Disparidade preocupante”

  1. Pingback: Mea culpa, Vascão | Blog de Esportes

  2. o futebol da Bahia,aprendeu com a queda para a Terceirona no ano de 2005.pelo menos o estado terá o Tradicional Bahia jogando a primeirona neste ano.mas qual foi o motivo:a Base.o Vitória subiu apostando na Base em 2006 e 2007.sem falar q deixaram esse discurso amador de lado.algo q ainda não vejo no nosso futebol.

  3. e aí:o q é q digo sobre essa opinião do Eduardo M.(10:16).estamos vivendo o mesmo filme de 2001.sendo q aquele ano,o final foi trágico para nosso estado.este q vos fala,sofreu vendo o Sport no campo(quando eu ia para a Ilha Do Retiro).sendo ridicularizado por Gama-DF,sofrendo para empatar com o Vasco em casa.a Vergonha q nosso estado deu em cenário nacional,foi Marcante.tão marcante q praticamente toda semana no Globo Esporte,nosso futebol aparecia sendo humilhado.mas,a culpa é de Ricardo Teixeira.simples!

  4. Eu insisto. O titulo brasileiro de 1987 , oficialmente dividido pela CBF entre Flamengo e Sport , fez muito mal ao time da Ilha e ao futebol pernambucano. E diga-se a verdade , o Sport acabou sendo o grande beneficiado dessa confusão toda , pois acabou ganahando um titulo que jamais teria condições de obter em campo , caso enfrentasse aos times da elite.

    O fato é que toda essa polemica de 1987 acabou criando sempre um fato maior capaz de desviar a atenção dos torcedores de Recife para a queda assustadora de força do futebol do estado. Se analisarmos apenas os resultados do século 21 , o futebol pernambucano caiu e muito de força , peso e importancia no cenário nacional. E já são mais de dez anos nesse cenário.

    “Ah  , mas teve o titulo da Copa do Brasil de 2008…”

    Sim , teve é verdade. Assim como o Santo André e o Paulista também ganharam há sete e seis anos atrás respectivamente.

    O futebol pernambucano sempre esteve junto do parananese e do baiano em expressão nacional. Talvez até um pouco acima ali pelo anos 90 , mas o certo é que nunca atrás.

    Hoje , o futebol parananese está bem na frente do pernambucano. O baiano estacionou com a crise do Bahia nos ultimos dez anos , mas dois estados ganharam muita força nos ultimos anos : catarinense e goiano , mesmo com o rebaixamento do Goias ano passado.

    Infelizmente , a presença de times pernambucanos disputando a série A do brasileirão tornou-se um fato raro desde 2002. São dez temporadas em que o futebol do estado marca presença na segunda divisão do futebol nacional com frequencia.

    A nova formula de disputa do brasileirão , com pontos corridos , tornou ainda mais evidente toda essa fragilidade do futebol do estado. Desde 2003 , já são nove edições ( contando com 2011 ) e em nenhuma delas o futebol pernambucano conseguiu colocar um de seus times entre os dez primeiros colocados. Mesmo sendo rara , a participação do futebol do estado é notada apenas na parte de baixo da tabela , onde o objetivo é apenas se manter na elite para a próxima temporada.

    Culpa de quem ? Da imprensa do Sul ? Da CBF ?

    Na boa , vamos parar de enganar a todos…

    Por qual motivo o estado de Pernambuco foi o “eleito” pela CBF para ser o grande castigado ? 1987 ? Mas como se até o final de 2010 , a CBF não reconhecia a Copa União ?

    A imprensa do Sul ? Vamos parar de falar bobagens e tentar entender os reais motivos que já fizeram Coritiba , Atlético PR e até a terceira força do estado , o Paraná , terem conseguido a classificação para a Libertadores na era dos pontos corridos e o futebol de PE não ter conseguido ficar entre os dez primeiros.

    Vamos tentar entender o porque o Avai já foi sexto colocado , o Figueirense , sétimo , e o porque do futebol catartinense ter sempre um representante na elite do futebol desde 2002 , sendo que em 2004 e 2011 , são DOIS.

    Ou o porque do Goias , que esse ano irá disputar a segunda divisão , já ter se classificado para a Libertadores via brasileirão em 2005 , ter ficado seis vezes entre os dez primeiros colocados entre 2003-2010 no brasileirão e ter sido vice campeão da Sul-Americana ano passado ?

    O futebol pernambucano precisa reconhecer o momento fragil pelo qual passa. A fase de enfraquecimento está durando muito. Será o fundo do poço ? Será ? Como será a série B ?

    É inegavel que os estruturados Goias e Vitória são so grandes favoritos as vagas de acesso. A Ponte Preta faz um otimo campeonato paulista. O grau de exigencia na série B é muito superior ao exigido nos estaduais , principalmente num pernambucano.

    Sport e Náutico precisam acordar. Passar em branco mais uma vez , no segundo ano seguido com os dois grandes na segundona , seria péssimo para o futebol do estado.

    Mas , infelizmente , não seria zebra…

  5. tem um artigo na extinta Revista”TRIVELA”em Julho de 2008 assinado por Ubiratan Leal chamado”Ao Sport o q É do Sport”.fala exatamente sobre o q o EASN acabou de dizer.o Bairrismo sendo Levado ao extremo.pior:ganhou ares de”Batalha Regional”.tudo começou naquele jogo Náutico 3 x 0 no Botafogo(Brasileiro da primeirona daquele ano),em q uma Policial Prendeu um jogador por desacato.e aí o Arbitro botou na sumula q jogaram objeto no campo.o Náutico jogou duas partidas no Arruda.aí ficou esse clima Hostíl até para o jogo Sport e Corinthians.depois q o Sport(merecidamente)ganhou a Copa Do Brasil,o clima de”Batalha Regional”,simplesmente Morreu.a situação ficou tão chata q no jogo Náutico 2 x 1 São Paulo,nos aflitos,a torcida alvirrubra VAIOU o hino Brasileiro em Rede Nacional(o jogo foi transmitido).e não foi só nesse jogo.no jogo Náutico 1 x 1 Vasco,no Arruda,foi a mesma História.e levaram faixas de puro Bairrismo.pior:com o APOIO DA IMPRENSA ESPORTIVA Recifense.sobretudo a de Rádio.é o q venho falando.mas,os caras acham q somos”baba-ovos”do eixo Rio-São Paulo.é muito mole botar a culpa em Ricardo Teixeira.sinceramente,estou preocupado q com esse pensamento,nós vamos virar o futebol do Pará q não sai da Terceira Divisão desde 2007,quando o Remo foi Rebaixado na Segundona!

  6. E Pernambuco continua sua saga de PARArização do futebol. Depois que o Paysandu venceu a Copa dos campeões e jogou a libertadores, o futebol de lá entrou em decadência. Após a ida do Sport, parece que o mesmo está acontecendo por aqui. E o pior é ver que os dirigentes não acordam. Preferem fazer o mais fácil, que é gerir os clubes de forma amadora e depois, através da imprensa e bode rouco, chorar contra o “Sul malvado”. O futebol Paranaense já deixou o pernambucano para trás e pelo andar da carruagem o catarinense fará o mesmo.
    Quanto ao jogo, o fato é que o Vasco da Gama, clube grande em nível nacional, deu um banho de bola no mediano time do Náutico. Deu pena de ver a torcida do Náutico e o próprio time assusta com a superioridade do clube Carioca. O que ferrou o futebol pernambucano foi a própria copa do Brasil 2008. Naquele ano o bairrismo foi levado ao extremo. Era comum ver a imprensa pernambucana evocando a confederação do equador e guerra dos mascates para inflamar a torcida. Deu certo. Ao acaso, lógico.
    E ficaram achando que essa estratégia amdora daria certo toda vez. Usaram na libertadores : fumo. Usaram na na copa do brasil 2010 : Galo 2 x 0 em plena ilha do retiro. Em 2011, a potência chamada Sampaio Correa humilhou o Sport. O Náutico foi humilhado ontem. Mas, como teimosos que são, os pernambucanos continuarão com o mesmo discurso bairrista e amador nos anos vidouros. Esperos mais humilhações!

  7. Bruno,

    Entrevistei o Rômulo na véspera da partida, durante o treino no campo auxiliar da Ilha.  Ele falou bem da base do Porto, já reconhecida no Sudeste. Aqui, ainda não conseguimos enxergar a qualidade na base do Porto, sempre revelando talentos… De forma 100% profissional.

  8. E sabe o que melhor Zirpoli o volante Romulo  foi oferecido ao Sport em 2009, descoberto por João Maradona , so que Chamusca na epoca disse que ele era fraco e pediu Paulinho , e os genios da diretoria do SPORT acreditaram , so vai mudar o cenario dos times daqui , quando começarem a acreditar na mulecada que quer aparecer , são 2, 3 jogadores experientes e o resto de menino , o que você acha hein Zirpoli ?

  9. mas voce é tosco cara!voce Michel é mais um da escola Léo Medado. de como ver”miope”futebol.deixe de ser infantil cara!

  10. agora q eu vi. leonado-rj/sp ta no topico! kkkk que NOVIDADE PAPAI DO CEU! voce nao baba o futebol dos caras nao. vc lambe ate ficar ferida. eh o cara mais recalcado com o futebol de PE, nunca vi. parece q o futebol daqui te fez algum mal, sei la. eh estranho. sorria, rapaz! chegaram as finais. CHEGOU O PAPAI DA CIDADE, O SPORT!

  11. a disparidade foi tecnica sim. o nivel do nosso futebol ta fraquinho mesmo. e nao to falando de titulo nao, pq ai eh claro que o SPORT eh um dos maiores da regiao, respeitado no pais. mas o ATUAL nao ta bom. ta pessimo!!! o santa, covenhamos, ganhou foi na cagada. se borrou todo. mas ganhou, fechadinho e honesto! sabia q saisse ia levar couro. o nautico, kkkkkkkkkkk achou q era o barcelona. se abriu um pouquinho e ficou folote. mas temos condiçoes de melhorar esse nivel. como? cabe ao SPORT, unico representante historicamente digno de PE: unico campeao nacional.

  12. e ainda tem mais um agravante pro Náutico.o clube vai estar envolvido nas semi-finais do pernambucano.vamos supor Náutico e Sport nas semi.o timbu perde a ida e tem q reverter o placar.vai botar time reserva m São Januario?depois quando a turma do sul critica nosso futebol,a turma daqui acha ruim!

  13. Disparidade não há nenhuma.  Não é porque o naútico tá bem colocado no PE2011 que ele é referencial do futebol do estado.
    A referência é o Sport, que possui a maior quantidade de títulos estaduais. E o único em PE que possui títulos nacionais.
    Ps.:A diferença entre uma redação e o naútico é que a redação tem um titulo.
     

  14. o q aconteceu no Arruda,DIFICILMENTE vai acontecer.era o jogo da vida do santa Contra o São Paulo.bola por bola,a diferença foi exposta em Barueri na volta.depois,me chamam de babão do rio ou de São Paulo.concordo com o Alan(9:44)!

  15. O clube mais frouxo em decisões de toda a história do futebol  interplanetário!!!!!!  Conhecido apenas pelas humilhações sofridas em campo!!!!  Deplorável, penoso, chacota nacional… Nunca ri tanto em minha vida…  resultado injustíssimo para o Vasco, era no minimo uns 5 a 0.

  16. Injustiça foi o vasco ganhar só de 3 teria que ser pelo menos de 5 vcs ai de pernambuco tem que ter um representante  a altura,msm o santa cruz nao vai arrumar nada no brasileirão.Nao adianta msm, futebol no brasil só msm o eixo
    rio -sao paulo sul e minas
     

  17. Bote Preocupante nisso Zirpoli.estou ASSUSTADÍSSIMO.não para o estadual.com esses times q temos,se não melhorarem,Náutico,Salgueiro e Sport vão Brigar para não serem rebaixados na segunda divisão!

  18. Que injustiça o Vasco ter de jogar o próximo jogo. Deu uma aula de futebol. Depois dizem que esse é o melhor time do Estado. Imagina se não fosse. Que vergonha hein, timbu? Se o regulamento fosse outro, nem segundo jogo, nem nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*