O valor de mercado do Campeonato Pernambucano

Valor de mercado

Além da bilheteria, o Pernambucano de 2011 teve três contratos de patrocínio.

Coca-Cola, através do naming rights, com o nome oficial da competição: R$ 600 mil.

Rede Globo, com a exclusividade na transmissão do torneio na televisão: R$ 1,32 milhão.

Governo do estado, via campanha promocional Todos com a Nota: R$ 5,83 milhões.

A bilheteria, apenas com os ingressos não-promocionais na competição, gerou R$ 8,51 milhões nas 144 partidas realizadas na edição deste ano.

Portanto, contando a venda de ingressos no modelo tradicional, o campeonato estadual arrecadou ao todo 16,26 milhões de reais. Muito? Nem tanto…

O crescimento até 2014, aliás, deverá ser comedido, pois os contratos com a Coca-Cola e com a Rede Globo já estão assinados pelos próximos quatro anos. Reajuste, só depois.

O governo de Pernambuco, apesar de assinar contratos anuais, vem aumentando os valores das cotas no máximo em 10% a cada novo acordo em relação ao TCN.

Portanto, um avanço exponencial no faturamento absoluto do Camponato Pernambucano só poderá acontecer em 2015.

Ao blog, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, disse acreditar em valores bem mais altos após a efetivação de novos patrociadores em 2015.

“Os três contratos que temos hoje com a competição podem valer de cinco a dez vezes mais em 2015, se o campeonato for bem organizado até lá.”

Em vez de R$ 7,75 milhões (Coca-Cola, Rede Globo e Governo de Pernambuco), valores de R$ 38,7 milhões a R$ 77,5 milhões.

Qual é o real valor de mercado do Campeonato Pernambucano? Comente.

Valor de mercado

4 Replies to “O valor de mercado do Campeonato Pernambucano”

  1. Lembrando que a inclusão de novos patrocinadores depende da Globo, já que é ela que tem os direitos comerciais, inclusive de aceitar ou vetar novos patrocinadores.

  2. Pingback: As marcas dos campeonatos estaduais do Nordeste | Blog de Esportes

  3. “Silva”.infelizmente,quem tem dinheiro para transmissão,é a”gluobo”(q nada contribui para nosso futebol).70 milhões para um campeonato de 3 times q se juntar,não dá 1?exagero!

  4. Cassio, esse ano todo pensei como a FPF Poderia conseguir varios patrocinadores e valorizar nosso estadual. ela poderia fazer leilão com as tv’s daqui. isso iria gerar mais GRANA de tv. a coca-cola paga muito pouco. no minimo deveria dar uns 2 MILHÕES! EM 2009 A BRAHMA Deu 850 Mil!  No total com uns 6 de diferentes áreas no mercado(acontece isso na série a,b e no paulistão e outros) patrocinadores de peso. ex:

    Coca-cola,Fiat,Bmg,Visa,Casas Bahia,Brahma. etc. cada uma desse 600 mil seriam 6 Milhões que poderiam ser distribuídos 500 mil para cada time! seria no minimo uma folha de 100 mil POR MêS no estadual. quem tivese folha de 100 mil, teria uma de 200 MIL! ISSO ELEVARIA O NÍVEL DO ESTADUAL. O DINHEIRO DO TCN Poderia ser USADO EM PREMIAÇÕES! E DA TV Poderia ser Usado para o ”COFRE DA FPF ou outros fins! 

    OBS:  SEM FALAR NA GRANA DO PFC.

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