As marcas dos campeonatos estaduais do Nordeste

Marcas oficiais dos campeonatos estaduais do Nordeste em 2013, com naming rights da Chevrolet e Naming Rigths. Montagem: Cassio Zirpoli/DP/DA. Press

Cada vez mais o modelo econômico chamado naming rights se insere no futebol.

Em 2013, pela primeira vez todos os campeonatos estaduais do Nordeste estarão asssociados a alguma empresa, modificando os nomes oficiais das competições.

No caso, a apenas duas empresas para nove estados.

Em 2011, a Federação Pernambucana de Futebol firmou um contrato com a Coca-Cola com duração de quatro anos. A cada edição, R$ 600 mil.

Agora, a montadora Cheverolet entrou na parada e irá bancar vinte torneios regionais em todo o país nos próximos dois anos, com um emblema padrão. Na região, foram oito.

Apenas Pernambuco não entrou na lista recém-divulgada, até porque há uma multa rescisória com a gigante companhia de refrigerante.

No futebol local, apesar da marca exposta de forma pioneira, a projeção para um ano realmente rentável será a partir de 2015, uma vez que serão encerrados os contratos de naming rights (Coca Cola) e transmissão dos jogos (Rede Globo).

Ou seja, um novo patamar financeiro deverá ser estabecido (saiba mais aqui).

Até lá, que uma nova marca, mais moderna, também apareça nessas bandas.

12 Replies to “As marcas dos campeonatos estaduais do Nordeste”

  1. e a nossa imprensa esportiva recifense sempre pronta a apontar os defeitos DOS OUTROS,não dá um A sobre isso.saiu um Ditador da pior espécie,entrou um”donzelo abilolado”.e olhe q tem donzelo muito mais esperto do q esse”presidente da FPF-PE!

  2. Levy,

    A empresa não divulgou o valor por cada campeonato. Contudo, o UOL divulgou que o orçamento bruto pelos 20 estaduais foi de R$ 10 milhões. Obviamente, o Paulistão ficará com boa parte deste montante…

  3. A GM  patrocinará os campeonatos estaduais de futebol de São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Rondônia, Acre, Alagoas, Ceara, Bahia, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Tocantins.
    Não houve acerto com Campeonato Carioca.
    A montadora diz que não conseguiu fechar com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro, pois a entidade não aceitou os valores oferecidos.
    Os estaduais do Pará, de Pernambuco e do Espirito do Santo não acertaram com a empresa, pois já têm acertos com outras empresas que divulgam suas marcas.
    Eis a notícia, tal e qual publicada na primeira página do UOL.
    Agora, a sugestão do blog para o competente departamento de marketing da montadora, que revela gostar de coisa velha:
    emprestar aos moribundos estaduais a marca CHEVETTE.
    Campeonato CHEVETTE paulista: campeonato CHEVETTE mineiro e assim por diante…

  4. É ridículo a Federação Pernambucana fazer um contrato dessa forma. Agora a marca de refrigerantes soube colocar um contrato longo e com multa recisória alta… é interessante como são os interesses.

  5. Isso vc tá contando q a FPF não ficou com nada, o que não deve acontecer. Então é bem menos de 50 mil pra cada time.

  6. 600 mil é muito pouco, pois se dividir igualmente com os 12 clubes só  fica para cada um 50 mil.É uma vergonha essa federação Pernambucana de futebol !!!!!!!!! 

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