Pernambuco e Seleção, um caso cada vez mais raro

Confederação Brasileira de Futebol

Há três anos nenhum jogador atuando em Pernambuco era convocado para a Seleção.

Pois os desconhecidos atacantes Joelinton, do Sport, e Jefferson Nem, do Náutico, estão na lista divulgada pelo técnico Marquinhos Santos, do time Sub 17 (veja aqui).

A última convocação do estado havia sido para o campeonato mundial de juniores de 2009, com os rubro-negros Ciro e Saulo. A Canarinha foi vice-campeã do torneio.

Na equipe principal o hiato é ainda maior, desde 2001, com o volante Leomar, do Sport.

A volta do Timbu e do Leão à Série A colaborou para esta dupla convocação?

De fato, após o acesso de ambos à elite o Recife recebeu a visita de Bruno Costa, observador das categorias de base da CBF, que assistiu em abril aos juvenis e juniores.

Que os dois clubes estejam mais organizados em relação à documentação e recolhimento do FGTS dos jovens atletas semiprofissionais.

Para analisar se a lista foi um indício de uma retomada da base no Recife ou algo fortuito, é preciso enxergar os investimentos locais, através de parcerias privadas.

Os rivais vêm investindo pesado nos respectivos centros de treinamento, com R$ 6 milhões em cada um. No embalo econômico da Copa do Mundo de 2014, eis a chance de reativar de vez o processo para a revelação de novos talentos. Retorno garantido.

Ao Santa Cruz, fica claro que é preciso sair de uma vez deste buraco da Série C…

Confira todos os jogadores de Sport, Santa Cruz e Náutico que já foram convocados para a Seleção Brasileira principal clicando aqui.

Com a situação atual, qual é a expectativa para ver alguém saindo direto dos Aflitos, Ilha do Retiro ou Arruda para defender a formação adulta da Canarinha?

Treino do Brasil. Foto: CBF/divulgação

One Reply to “Pernambuco e Seleção, um caso cada vez mais raro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*