Nada de vídeos compartilhados na Copa do Mundo

Youtube

Com o avanço tecnológico, fomentando uma convergência de mídias em um único aparelho na mão de qualquer pessoa, a captação de imagens em alta definição e a instantânea divulgação em sites de compartilhamento se tornou algo bastante comum.

Vídeos de shows, denúncias com o papel de cidadão atento e, em grande escala, jogos de futebol, com a festa da torcida e lances decisivos. São incontáveis possibilidades.

Mas não em uma Copa do Mundo. Não em 2014, no Brasil. No workshop realizado no Recife para detalhar o formato de credenciamento da imprensa no evento, a Fifa enumerou todos os setores, como imprensa escrita, rádio, internet e televisão.

Tirando as emissoras com os direitos de transmissão, não haverá qualquer brecha para vídeos produzidos dentro dos doze estádios. Incluindo iPhones, câmeras digitais etc. O ato de controle sobre a “imagem interna” se estende a jornalistas e torcedores.

Haverá até mesmo a advertência registrada no ingresso. Um exemplo da proibição pode ser a comparação com o trabalho realizado pelo blog na Copa América de 2011, na Argentina, com a produção de vídeos para a web dentro dos estádios (veja aqui).

Num universo de pelo menos 40 mil pessoas por jogo no Mundial, alguns torcedores poderão conseguir gravar algo, furando a fiscalização. Contudo, já há uma estrutura armada para bloquear a exibição digital desses arquivos, curtos ou não, em HD ou não, em uma parceria com o Youtube. Outras plataformas da web também foram notificadas.

Em 2010, na edição na África do Sul, cerca de 30 mil vídeos foram produzidos e hospedados no canal gratuito. Todos acabaram retirados do ar, por ordem da Fifa. Portanto, o bilhete só vai dar direito a assistir ao jogo. Com os próprios olhos….

13 Replies to “Nada de vídeos compartilhados na Copa do Mundo”

  1. E ainda tem quem aplauda decisões dessa natureza. A FIFA vem aqui, faz um evento em que vai faturar horrores e consegue isenção total de impostos, enquanto nós aqui que temos micro e pequenas empresas, nos esfolamos para manter impostos em dia. Nós aqui vamos aos estádios e não podemos nem tomar uma cervejinha, mas para a FIFA pode.
    Agora mais essa: proibir o cidadão de fotografar e filmar. Isso é o cumulo do absurdo, e não é possível que nossas autoridades permitam isso.

  2. ahahahahahahahah…é o q vamos ver!

    em q século eles vivem? até parece q ninguém vai gravar nada. E burlar esses sistemas como youtube é a coisa mais mequetrefe q tem.

  3. Pernambuco não vai cediar jogos da nossa seleção, pois fizeram o grande favor de gasta uma nota num estádio novo que não atende ao mínimo necessário para receber jogos do time local, logo se não quisesse ir para outro estado ver a seleção, iria ver jogo de time estrangeiro na Arena, ao menos como forma de lazer, mas se não será possível nem tirar fotos de si mesmo dentro da Arena, não vou mesmo.
    Outra, a FIFA exige liberação das vendas de bebidas alcoólicas exclusivamente para a Copa, ferindo situação local de evitar isso para não ter pessoas bêbadas fazendo bagunça, e agora proíbe filmagem e fotos do local. Quer dizer que pode ter bêbado no estádio tirando o sossego de segurança e torcedores, mas não pode tirar fotos para guardar de lembrança?
    Por fim, como os estádios novos devem ter telões, a Fifa não deve se importar se alguém a processar por divulgar imagem não autorizada de torcedor beijando a amada ou trajando certa roupa para todo o mundo ver. Na Europa é assim, você não pode tirar foto num clube onde há piscina pública, pois está tirando a privacidade dos outros sob o risco de ser processado, mas não é público? Se no ingresso não conter informação que sua imagem poderá ser usada sem o seu consentimento, então cabe processo, afinal, como diz a Fifa, é para ver o jogo e se o torcedor vai ver o jogo, não esta ali para ser visto por todo mundo.

  4. Que eles proíbam os site de divulgarem…mas proibir as pessoas de filmarem e fotografar..isso é ridículo…..

  5. KKKKKKKKKKKKKKK ESSA É A PIADA DO ANOOO!! KKKKKKKKKKKKKKK

    A FIFA TA PENSANDO QUE O BRASIL É LONDRES, EUA, ESPANHA? ALGUM PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO É?? PQP…. OUVINDO UM NEGÓCIO DESSE PESSOALMENTE ME ACABAVA DE RIR NA CARA DE TODOS!!

    NUUUUUUUUNNCAA…. MAS NUUUUNNNCAAA MESMO QUE VÃO CONSEGUIR PROIBIR 100% DOS TORCEDORES DE FAZER VÍDEOS E POSTÁ-LOS NA INTERNET… ISSO É SIMPLESMENTE IMPOSSÍVEL!!!

    PERAAEEEEE MERMÃÃÃÃOO… ESQUECERAM DE AVISAR A FIFA O QUE É O BRASIL FOI?? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK QUE PIADAAAAA….

    GRAVAR VÍDEOS DENTRO DO CINEMA É CRIME?? NEM SEI…  SE FOR CRIME FUDEUUU…. A POLÍCIA JUNTO COM AS PRODUTORAS DOS FILMES VÃO PRENDER 70% DOS BRASILEIROS!! KKKKKKKK IMAGINA SÓ… TODA A MÍDIA TELEVISIVA DO MUNDO DIVULGANDO:

    TORCEDOR É PRESO POR FAZER VÍDEOS COM A FAMÍLIA DENTRO DE ESTÁDIO EM PARTIDA REALIZADA ENTRE ESPANHA X INGLATERRA!

    ÓTIMOOOOOOOOOOOOOOOOO….. QUEM QUISER SER RECONHECIDO MUNDIALMENTE, A CHANCE SERÁ NESSA COPA!!

    EU TENHO PENA DESSES “INOCENTES” DA FIFA!!

    PERGUNTA PRO RICARDO TEIXEIRA O QUE ELE ACHA DISSO??!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  6. “OU A GENTE NAO VAI A CAMPO” deixa de besteira “ISSO É COPA??” um lizeira como você lá tem condições em pagar para comprar ingresso para jogo de copa do mundo

  7. VIDEOS COMUNS. DA FAMILIA…É UMA COISA….E VIDEOS COM PROPOSITOS PARA SE APROVEITAR E VENDER DEPOIS, AI SIM, DOU RAZAO A ELES…
     
    MASSSSS EEEEEEEU, COM MINHA FAMILIA NAO PODER REGISTRAR MINHA IMAGEM E DA FAMILIA DENTRO DO ESTADIO ???
     
    PELO AMOR DE DEUS…ISSO NAO EXISTE.

  8. ISTO É RIDICULO.
     
    OU A GENTE PROCESSA, PELO FATO DE NOSSOS DIREITOS NAO ESTAREM SENDO CUMPRIDOS … OU A GENTE NAO VAI A CAMPO.
     
     

  9. Embora saiba que isso afeta a  muita gente, inclusive a mim, eu acho justa esta decisão. É uma forma de coibir um tipo de pirataria, que embora seja comum e corriqueira não deixa de ser uma maneira de pirataria. Não deve-se enxergar o fato apenas com o impacto que isso causa nas pessoas comuns, mas deve-se olhar também o lado daqueles que pagam muito por direitos de imagens, direitos de transmissão ou qualquer um que explore legalmente estes serviços.

  10. É inadimissível vermos em 2012, decisões antiquadas como esta. E o direito do cidadão onde fica? compra-se cameras e celulares com câmeras superpotentes para filmar e fotografar momentos marcantes na vida das pessoas. Acredito que uma copa do mundo no Brasil se encaixe neste perfil. Vão cuidar de impedir roubo e falcatruas da corja dos nossos políticos. Enquanto se der mais importância para o futebol, do que para coisas sérias neste país não sairemos desta miseria que estamos. Francamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*