Corte na carne do Nordeste

Mapas do Maranhão e do Piauí

Na conjuntura geo-econômica do futebol brasileiro proposta pela CBF, os estados do Maranhão e do Piauí não estão inseridos na região Nordeste. Pois é.

Considerando as duas unidades da federação, uma população de 9.854.527 habitantes, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2012.

Clubes como Sampaio Corrêa, Moto Club, Maranhão, River e Flamengo de Teresina estão atrelados ao futebol do Norte. Desde a primeira edição oficial da Copa do Nordeste, em 1994, os dois estados nunca fizeram parte da organização.

Já a Copa Norte, realizada de 1997 a 2002, contou com a presença de maranhenses e piauienses. O Sampaio ergueu a taça em 1998, com aquela sensação estranha…

Trata-se de um regional mais fraco economicamente, debilitando ainda mais os representantes dos dois estados nordestinos, como preza a divisão oficial do país.

Por outro lado, no Nordestão, os sete estados presentes não fazem muita força para contar os vizinhos, considerando o modelo vigente mais viável.

Qual é a sua opinião sobre o assunto? Participe da nova enquete do blog

Você concorda com a ausência dos clubes do Maranhão e do Piauí na Copa do Nordeste?

  • Sport - Não (39%, 223 Votes)
  • Santa Cruz - Não (21%, 121 Votes)
  • Náutico - Não (15%, 84 Votes)
  • Sport - Sim (14%, 79 Votes)
  • Santa Cruz - Sim (6%, 35 Votes)
  • Náutico - Sim (5%, 31 Votes)

Total Voters: 573

Carregando ... Carregando ...

35 Replies to “Corte na carne do Nordeste”

  1. sampaio é mais tradicional e com mais titulos relevantes que muito time grande do nordeste!!

    Sampaio campeao da serie B-C-D, copa norte, maior campeao do maranhao!!!

  2. Um tal de mesquita afeminado me fez rir ele disse `sampaio correia tem mais tradição que américa rn` kkkkkk .quase que era eliminado da forte série d pelo grande baraúnas .

  3. Voltei para acrescentar algo importante: Segundo a Rede Globo de televisão o estado do Maranhão é o estado brasileiro que mais produziu jogadores de futebol naturalizados em outros países para participar da Copa do mundo, como o Oliveira (Oliveirá como queiram). Assim, prova-se a fertilidade de atletas no estado. No beach soccer, mais uma vez, o Maranhão sagrou-se campeão nacional depois de já ter conquistado dois vice-campeonatos, inclusive, o dos campeões nacionais do esporte e é tido pelos profissionais da área como o local mais organizado para o beach soccer nacional. A ESPN Brasil também tem lembrado o quanto saem bons jogadores do estado. O que falta ao nosso vizinho estdo do Maranhão é apoio. Acredito que o futebol do Piauí também possa crescer muito se receber a devida consideração. No mais: querem ver torcida forte de flamengo e vasco é só irem ao Rio Grande do Norte o que desmascara as inverdades ditas no topo deste blog. O que não falta é torcedor do Flamengo também na bahia, pernambuco e ceará.

  4. Realmente impressionante a vesguice que afronta a lógica nesse tema ao ponto de alguns torcedores ufanistas ainda corroborarem com as decisões ditatoriais da CBF. Ora bolas, estão excluíndo da Copa do Nordeste simplesmente o maior campeão de títulos nacionais promovidos pela própria CBF na região  – O Sampaio Corrêa, simplesmente o primeiro time no mundo a ganhar três divisões nacionais (série B 1972, série C 1997 e série D 2012), sendo as duas últimas de maneira invicta (o que também é inédito no mundo). Nesse sentido, o time maranhense não tem pária no noredeste, pois não há na região ninguém com tantos títulos nacionais, incluíndo aí todas as séries. No mais, ainda levou de quebra a taça de campeão norte-nordeste em 1998 quando despachou o América de Natal da Conmebol, unificando os títulos da Copa norte e nordeste (ratificado pela CBF com taça e tudo mais). Não esquecer, também, que embora só agora a CBF reconheça os títulos nacionais anteriores a 1971, o que acrescenta um a mais ao Bahia, o Moto Club de São Luís também foi vice-campeão brasileiro e nem pro isso a confederaçãozinha ratificou o seu vice-campeonato por puro preconceito. Assim, deverse-ía fazer uma reflexão profunda, pois há aqui comentários infundados, sobretudo daqueles que acham que nos respectivos estados em questão não há futebol, ou que os torcedores aliam-se sem critérios aos times do sudeste como se isso fosse uma exclusividade só deles. O Sampaio Corrêa foi o quinto em público juntando todas as divisões no ano passado, simplesmente isso. Na liga de basquete feminino o Maranhão basquete é o recordista de público desde o ano passado. Ora, o que não falta é potencial de mercado que está sendo ignorado. Isto é burrice plena. Logo, é vã, infrutífera e infame tentarem agredir maranhenses e piauienses. A bem da verdade, nua e crua, o Nordeste não se conhece a si próprio.

  5. Se os estados do MA e PI, estão no nordeste, a CBF teria que regulamentar e atualizar essa copa Nordeste, Sampaio Correa – MA, tem mais tradição que Itabaiana, Central, ABC, America de Natal, Asa, Campinense, Confiança, CRB, Feirense, Salgueiro e Souza. Além de ter um futebol melhor do que o do Fortaleza, do Santa Cruz e poderia jogar de igual pra igual com qualquer equipe do Nordeste. Eliminou o Sport da Copa do Brasil recentemente, na boa, A CBF está escondendo a força do Maranhao.

  6. Eu moro em Fortaleza e sou totalmente contra essa discriminação com os times do MA  e  PI, piauiense e maranhenses também são nossos irmãos nordestinos, os times desses estados participando da Copa Nordeste vai abolir de vez a transmissão para nossa região via TV dos campeonatos do Rio e SP, e fazer com que as nossas torcidas por times locais aumente, seria uma nova mentalidade para os mais jovens.

  7. somos nordestinos, e nossa região é composta por 9 estados, então dirigentes hipocritas lutem juntos para que os times do Maranhão e Piaui tambem façam parte da copa do nordeste, é como disse o cara amigo acima EASN na hora de se fazer de coitado é facil, mas pra lutar pelo um direito de um estado vizinho pula fora, HIPOCRITAS SIM…

  8. Mera hipocrisia. Os dirigentes dos principais clubes nordestinos adoram posar de vítimas discriminadas pelo sudeste mas cometem o mesmo tipo de discriminação, seja com times do interior de seus estados, seja com times de outros estados nordestinos. Muitos pernambucanos mesmo taxam os paraibanos de paraibacas.
    Não, mas isso não é discriminação. Isso é brincadeira, dizem. Então quando forem chamados de come calango e baianos, encarem como brincadeira, também!! Cambada de hipócritas!! Tem clube tão hipócrita que faz parte do clube dos 13 e fica posando de coitadinho.  

  9. Isso é uma injustiça que tão fazendo com o estado do Piaui e Maranhão o SAPAIO CORREIA esta cada vez mais estruturado e é o atual campeão da serie D e merecia ta na copa nordeste. Espero que a CBF reveja isso e coloque os times do estados que estão faltando PAIO PAIO PAIO PAIO

  10. Sou de Limeira-SP e moro em Fortaleza. Sei q nao tem nada a ve, mas o futebol nordestino tem q ser mais valorizado. A entrada de times do PI e MA ajudará a criar uma identidade nordestina. A entrada de mais clubes atraves do ranking e criterios técnicos valorizara tantos os estaduais quanto o nordestão. Uma sugestão pra movimentar ainda mais o campeonato e ser mais justo poderia ser o seguinte: Participantes: 20 clubes em 4 grupos de 5 com jogos OU 2 grupos de 10, com cada grupo um participante de um estado (sendo 3 vagas para os estados em 1º e 2º no ranking, 2 vagas para os estados em 3º ao 7º, e uma vaga para os estados em 8º e 9º. As outras 2 vagas poderiam ser destinadas ao Estado Campeão e a outra vaga através de uma seletiva/eliminatorias entre os estados fazendo que se torne um atrativo a mais, sendo uma especie de segunda divisão. Pois, sua criação a priori, envolveria muitos custos e vializaria ainda mais a força do futebol nordestino. Na classificação os 2 primeiros de cada grupo, no caso se forem 4 grupos OU os 4 primeiros se forem 2 grupos, se classificariam para a quartas de finais e semifinais (jogos de ida e volta) e grande final em um estadio sede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*