Uniformizadas no Recife: 800 crimes em cinco anos

Torcidas Organizadas de Santa Cruz(Inferno Coral), Sport (Jovem) e Náutico (Fanáutico)

Há algum tempo, assistir a um jogo de futebol no Recife requer o máximo de cuidado. O Ministério Público de Pernambuco produziu um extenso estudo sobre a violência no futebol do estado, transformando em números esse temor nas arquibancadas. A entidade colheu dados oficiais com a Polícia Militar, delegacias da capital e no Juizado Especial do Torcedor (Jetep). O número final assusta, apesar da consciência sobre a regularidade dos atos de vandalismo ocorridos nos três estádios da capital e num raio de até cinco quilômetros.

Foram 800 crimes em 1.825 dias. Na média, cerca de um a cada dois dias.

Furto, roubo, lesão corporal, formação de quadrilha…

No relatório, a autoria dos crimes está relacionada aos supostos integrantes das três maiores torcidas organizadas do estado. Em audiência pública neste ano, os presidentes das três uniformizadas revelaram a quantidade de torcedores cadastrados.

Torcida Jovem – 90 mil
Inferno Coral – 80 mil
Fanáutico – 20 mil

Segundo o promotor de justiça Ricardo Coelho, a ordem dos crimes praticados é proporcional à quantidade de membros. Com o documento, o MPPE encaminou uma ação à vara da Fazenda Pública pedindo a extinção das três uniformizadas, com base em decisões de São Paulo e Minas Gerais. Sobre o assunto, ainda vale um comparativo. Enquanto as três torcidas organizadas têm 190 mil integrantes, os três grandes clubes têm apenas 30 mil sócios em dia.

30 Replies to “Uniformizadas no Recife: 800 crimes em cinco anos”

  1. Jonnhatahn(INFERNO CORAL): concordo contigo.sabe por que não se fala em acabar com o Carnaval?pois além de trazer dinheiro pro governo do Estado,TRAZ(E MUITO)DINHEIRO PARA A IMPRENSA!por que na quinta-feira ,pós carnaval,esse jornalistas cínicos se espantam com os fatos de ônibus quebrados pelos foliões no dia do”Galo”?isso é só como exemplo! esse cinismo dessa gente(imprensa)salta os olhos!

  2. guilherme T.O.I.C: Você deixa de ir, eu e minha família (3 pessoas) voltamos a frequentar o campo. Pronto, já compensou.

  3. Esse papo de que são “infiltrados” os que promovem o vandalismo nas ruas do Recife em dias de jogos é balela. Na minha adolescência frequentava muito a Ilha e ia ao estádio de ônibus e já naquela época via os amarelinhos irem se agrupando dentro do coletivo desrespeitando senhoras, motoristas, cobradores e torcedores adversários. Eles saíam dos bairros em direção ao estádio cometendo crimes e no retorno da mesma forma. Pergunto-lhes porque os chamados “infiltrados” não vestem as camisas dos clubes para assaltar, mas apenas as vestes das torcidas organizadas? É lógico que dentro desses grupos existe a cumplicidade com esses bandidos.

  4. A solução pra acabar com a violência no futebol ñ é o banimento das TOs.
    Como muitos citaram aqui há tanto pessoas de bem como vagabundos q se utilizam da imagem da TO p/ causar transtornos.
    Aproveitando oq o Ruy falou, lanço uma pergunta: se eu sozinho sem utilizar camisa de TO roubo, depredo, cometo vandalismo e etc, qual punição terei? Agora se eu cometo estes mesmos delitos indo ou voltando do jogo com a camisa da TO, qual a punição?
    Acho um absurdo a pessoa somente ficar detida algumas horas e depois ser liberada como se nada tivesse acontecido.
    É a mesma coisa q acontece aqui em São Paulo na educação. A criança e o adolescente sabe q ñ pode ser reprovado na escola, pq se esforçaria em estudar? O pai e mãe já recebe o benefício federal e estadual somente em ele/ela irem à escola e no fim do ano mesmo ñ atingindo a pontuação mínima eles vão p/ o próximo estágio da educação fundamental e média.
    Oras, o cara sabe q mesmo cometendo tais atos ele ñ responderá por ele, pq então ele deixaria de fazer?
    É nessas horas q o polícia teria toda a liberdade p/ reprimir, com justiça. Mas ñ, se polícia reprimir lá vem os Direitos Humanos defender o delinquente. Pois bem, se o cara cometeu um ato desumano, q infrige as Leis da sociedade, ele logo está abrindo mão se sua humanidade, pq então teria algum Direito Humano. Direito Humano é p/ quem é humano, ñ p/ quem escolhe viver à margem da sociedade por livre e espontanea vontade.

    Nada de acabar com as TOs, elas fazem uma bonita festa nos estádios além de ações sociais q conheço de perto. Punição a quem dever e educação de qualidade p/ população p/ tentar diminuir o número de delinquentes neste país.

  5. que eu saiba quem faz a alegria dentro de campo são as organizadas.quem leva bandeirão.quem tem gritos,hinos,é a organizada mas querem nos banir por causa de muitos idiotas q vestem a camisa da organizada mas querem ficar q nem abestalhados brigando por causa de bairros.
    quero ver se acabarem com as organizadas como eles vão fazer pra brigarem, eles  vão perceber a merda q fizeram a partir dai
    sou da inferno e n quero fim das organizadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*