Uma situação quase consumada após a 29ª rodada do Brasileirão. Veja as projeções para evitar o descenso. Contexto a favor dos Aflitos e desforável na Ilha. Irreversível?
Os cálculos “anti-rebaixamento” são do Infobola e Chance de Gol, respectivamente.
Confira também a classificação atualizada da Série A e a projeção anterior.
Tomando por base a pontuação do atual 16º colocado, o Bahia (35 pontos), hoje a pontuação mínima para escapar do descenso seria de 46 pontos.
A projeção aumentou novamente. Agora foram dois pontos em relação à rodada passada, sempre arredondando os dados para cima, com a margem de segurança.
O Náutico aparece com uma chance remota de cair, entre 1% e 2,9%. Precisaria somar mais 9 pontos, em tese. Três vitórias. E o Timbu ainda terá cinco jogos nos Aflitos.
Já o Sport agoniza. A probabilidade de queda à segunda divisão vai de 90% a 96,3%. Necessita de mais 19 pontos, ou 6 vitórias e 1 empate. Só com uma arrancada surreal.
Uma ressalva. Segundo o Chance de Gol, com 46 pontos, a margem atual, o risco é menor que 0,01%. Com 45, índice de 0,1%. Com 44, o dado fica em 0,8%.
Além dos sites de probabilidades em campeonatos de futebol, há os cálculos do departamento de matemática da UFMG. Nesta, Náutico em 3,0% e Sport em 81,3%.