Campeonato Brasileiro de 1987? NÃO.
Copa do Brasil de 2008? NÃO?
Campeonato Pernambucano de 1975? NÃO.
Penta estadual em 2000, Copas do Nordeste, Norte-Nordeste, Série B…? Sem chance.
De acordo com o ex-presidente do Sport, Homero Lacerda, o maior título da história do Rubro-negro é o Campeonato Pernambucano de 2006.
Isso mesmo, aquela final contra o Santa Cruz proibida para cardíacos, e decidida nos pênaltis, em plena Ilha do Retiro. Uma taça que poderia estar guardada no museu tricolor, caso Lecheva não tivesse errado a sua cobrança, que teria dado o bicampeonato ao Santa. No jogo, disputado em 9 de abril de 2006, o Santa venceu por 1 x 0, gol de Neto aos 45 minutos do 2º tempo. Nos pênaltis, vitória leonina por 5 x 4, com uma cobrança certeira do hoje alvirrubro Hamilton.
“O Sport estava há cinco anos na Segunda Divisão, quase caindo para a Terceira, e o Santa tinha um timaço. Acho que foi o melhor time da história do Santa Cruz, com Carlinhos Bala, Cléber, Rosembrick e Osmar. Já a gente contava com Marco Antônio… Mas precisávamos vencer. Se o Sport não tivesse sido campeão, o clube poderia estar hoje na mesma situação em que se encontra o Santa Cruz”, afirmou Homero.
Eu entrevistei o ex-mandatário rubro-negro ontem à noite, durante o debate na rádio Transamérica, que também contou a presença dos ex-presidentes Romerito Jatobá (Santa Cruz) e Márcio Borba (Náutico). Um dos temas, como não poderia deixar de ser, foi o desastre do Santa Cruz na Terceirona. Homero Lacerda, por sinal, acredita que a queda do Santa poderá prejudicar diretamente o Leão.
“O Santa na Série D poderá trazer prejuízo à rivalidade sim, e isso poderá esvaziar o Pernambucano. O Sport cresce por causa dessa rivalidade contra Santa e Náutico. E o fim disso fere os interesses do Sport. Boa parte da nossa torcida pode estar gostando da derrocada do Santa Cruz, mas acho que essa opinião é equivocada”, completou Homero, que não fez a menor questão de esconder o desejo de voltar a comandar o Sport em 2009.
Será que o torcedor rubro-negro concorda com a opinião de Homero Lacerda sobre o maior título do clube? Opine!
Curiosidade: TODOS os jogadores citados por Homero acabaram sendo contratados depois pelo Sport. Ao dizer que o time coral de 2006 foi o melhor da história do Santa, Homero colocou em “2º lugar” a equipe de 1975, semifinalista da Série A.
Foto: Ricardo Fernandes/DP (2006)
Data venia, acredito que o maior, mais querido, e princilpalmente, legitimo título do Sport, não que eu não reconheça o de 87, foi a Copa do Brasil de 2008. Vivi cada segundo, fui a todos os jogos e pude perceber em cada gesto do torcedor a vontade de chegar lá. A Uniao. A capacidade de recuperacao e virada por cima. Enfim, podem haver opinioes divergente, entretanto, para mim – frise-se – o maior e mais importante foi a Copa do Brasil de 2008. E Rumo à Tokio 2009!
Concordo em partes com Homero… foi importantíssimo, um divisor de águas, assim como uma análise que você próprio, Cassio, fez caso Lecheva tivesse feito aquele tal pênalti talvez o Sport não estivesse onde está hoje e o Santa idem.