Cazá x Casaca

Sport e Vasco se enfrentaram na Ilha pela última vez em 21 de maio de 2008. Vitória do Sport por 2 x 0Pelas cores e composições das torcidas (com presença em massa em todas as camadas sociais), o Sport tinha tudo para ter o Flamengo com um clube aliado em sua história.

Mas não foi o caso. A cisão, que começou a ser desenhada em 1982, aconteceu em 1987, com a polêmica sobre o título brasileiro daquele ano.

Mas essa aproximação aconteceu justamente com o maior rival do rubro-negro carioca, o Vasco.

O próprio título de 1987 tem uma ligação direta com o Vasco, pois o regulamento oficial da competição – com o cruzamento dos módulos Amarelo e Verde – foi assinado por Eurico Miranda, representante do Vasco e do Clube dos 13 no Conselho Arbitral do Brasileirão. O curioso é que depois da bronca toda, Eurico tentou contestar a sua própria decisão. Não adiantou.

Ademir Menezes, artilheiro do Sport no Pernambucano de 1941, com 11 golsPara o Vasco, o Sport mandou também as suas maiores revelações.

Ademir Menezes, em 1942.

Vavá, em 1951.

Almir Pernambuquinho, em 1957.

Juninho Pernambucano, em 1995.

Quatro craques. Que honraram não só o Sport como todo o estado.

E o quer dizer então do grito de guerra das duas torcidas?

Idênticos. Ou quase isso… Enquanto os leoninos gritam “cazá, cazá”, os vascaínos dizem “casaca”.

No Vasco, Ademir formou o "Expresso da Vitória", maior time do clube carioca em todos os temposNão importa. De um jeito ou de outro, a turma é mesmo boa.

E é mesmo da fuzarca.

Nesta quarta, o Vasco será o rival na Ilha. Desesperado, o time carioca segura a lanterna do campeonato com força. Vasco que foi coadjuvante na noite da profecia de Carlinhos Bala, que após a semifinal da Copa do Brasil avisou: “Deus me disse que o Sport será o campeão“.

Falando em Bala, ele soltou outra pérola ontem. O atacante/ala/meia/profeta/apresentador de dvd afirmou que o Sport não poderá mais cochilar nos jogos, e principalmente nesta rodada, pois a partida começará às 22h… Poisé.

11 Replies to “Cazá x Casaca”

  1. Parabens ao Sport pelo plágio ou cópia, como queiram, do grito de guerra cruzmaltino. Todos sabem que o Vasco da Gama, clube de massa e de imensa torcida em todo o Brasil e de origem na cidade do Rio de Janeiro que era capital do Brasil na época da origem do grito de guerra “Casaca” (anos 20) e cujos remadores do eram jovens que gostavam de frequentar festas. Um belo dia numa festa com traje a rigor, os atletas do Vascão, depois de terem bebido muito, começaram a tirar seus paletós (casacas) e gritar “casaca”. Logo os vascaínos da turma da fuzarca emendaram casaca com turma da fuzarca, e o grito foi se formando. A partir daí tornou-se o grito das vitórias do Vasco nos campeonatos de remo, e depois em todas as modalidades.

    * Curiosamente, o Sport Club do Recife tem um grito de guerra muito semelhante ao do Vasco, com as palavras casaca e fuzarca.

    “AO VASCO NADA?
    TUDO!!!
    ENTÃO COMO É QUE É?
    CASACA! CASACA!
    CASACA, ZACA, ZACA!
    A TURMA É BOA!
    É MESMO DA FUZARCA!
    VASCO! VASCO! VASCO!”

    Note-se que este grito é, em alguns aspectos, semelhante ao grito académico usado em muitas universidades portuguesas (“E para “X” não vai nada, nada, nada? Tudo! Não vai mesmo, nada, nada? Tudo…”).

  2. Antônio Flávio Rodrigues Filho,

    Não há nenhuma antipatia. Nenhuma mesmo! Pois desde muitas décadas há essa parceria entre os clubes, na migração de atletas. Quando nos encontramos nos gramados, aí é guerra, como sempre!

    Bom, quanto ao “casaca” e “cazá”, quero somente lembrar que a palavra era grafada com “z” no tempo em que nasceram os gritos de guerra. Isto explica o cazaca. E virou cazá por causa da repetição: “cazaca, cazaca, cazaca”. É um fenômeno comum e muito explorado em brincadeiras de criança, até: repetições de sílaba fazem “jaca jaca jaca” parecer “cajá cajá cajá”.

    Nem vou disputar a primazia do grito de guerra, pois acho que gritos de torcida são de domínio público. Apesar disto, existe um frevo antigo (muito antigo) de Nelson Ferreira, famoso maestro pernambucano (que torcia pro Santa Cruz, diga-se de passagem), intitulado “Qual o ‘score’ meu bem?”…

  3. Não há antipatia entre o Vasco e o Sport. É que o grito de guerra (CASACA, com “s”) foi criado pela torcida vascaína. Na verdade, pelos remadores amadores do Vasco, poucos meses depois da fundação do clube (em agosto de 1898) e bem antes do surgimento do Sport Recife.
    Como o Vasco é um muito popular (por ser o primeiro clube do Brasil a aceitar negros e operários como associados), seus remadores, também “excluídos” círculos sociais, usavam o uniforme do clube não apenas para treinar, mas para participar de festividades, até como sinal de protesto. Devido ao preconceito que havia na época, eles foram barrados numa festa e, então, com os uniformes na mão, passaram a gritar:
    Para o Vasco, nada? TUDO!
    Para o Vasco, nada? TUDO!
    ENTÃO COMO É QUE É?

    Casaca, Casaca, Casaca, zaca, zaca…
    A turma é boa, é mesmo da Fuzarca,
    VASCO, VASCO, VASCOOOO.

    ESSA É HISTÓRIA. SEM RESSENTIMENTOS….
    SAUDAÇÕES CRUZMALTINAS

  4. Caro Zimbaque, vç com certeza não tem capacidade pra entender, porém vou tentar explicar.  Fora a mídia desfavorável, onde tudo que nós conquistamos( vide 1987, C. Brasil 2008)) é minimizado sistematicamente, a população carioca também é bem maior que a nossa, e também, não há algum demerito em ter torcedortes a menor em relação ao Vasco. Porém, caro tricô-barbie, pra sua seus timequinhos, o Sport além de ter a maior torcida, tem também a MAIOR COLEÇÃO DE TÍTULOS DE PE. Fol mal tá…., tenta outra gracinha.

  5. Sport:Melhor time do Norte-Nordeste-Centro-Oeste,tem que ter respeito!
    Maior torcida do Nordeste,e vamos dar show na Libertadores!

  6. Caro Yaroslav,

    Realmente, contra fatos não há argumentos: você não argumentou contra o Sport ser o MELHOR time de Pernambuco e ter a MAIOR torcida. O resto é despeito.

  7. Esse Yaroslav é um despeitado. Deve torcer pelas barbies ou pela sarna. Uma coisa é incontestável, aliás, duas, o Sport é o melhor time de Pernambuco e tem a maior torcida. O resto é inveja dos rivais.

  8. O sport deveria acrescentar o verde em suas cores e se filiar à ferj. É uma cópia dos Cariocas. As cores imitam o Flamengo. Cantam numa versão afrênica o canto do Vasco pois o Casaca deve rimar com fusarca. Que diabos é “cazá” ? Falta só o verde do Fluminense e se filiar a FERJ!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*