Extraterrestre argentino

O eterno ídolo Diego Armando Maradona completará 48 anos nesta quinta-feira, mas o “Pibe de Oro” ganhou o seu presente mesmo nesta terça, quando foi confirmado pela AFA como o novo técnico da Argentina. Os hermanos, é claro, não perderam a chance de provocar o rei Pelé… Veja a chamada para o “aniversário” do argentino, postada no site do Olé (leia mais AQUI).

Diego Maradona

Dê os parabéns a Maradona clicando AQUI.

Questionado se o treinador Carlos Bilardo (que fará parte da comissão técnica) será de fato o comandante, Maradona respondeu:

“El equipo lo formo yo”.

Em tempo: Bilardo foi o técnico da Argentina na Copa do Mundo de 1986, quando o país ganhou o bicampeonato, com Maradona sendo apontado com o craque da competição.

Elenco da especulação

Falta menos de 1 mês para o sorteio dos grupos da Taça Libertadores de 2009 (que acontecerá em 25 de novembro, no Paraguai). Nos bastidores, porém, a direção do Sport já começou a sua preparação. Nas duas últimas semanas, pelo menos nove possíveis reforços foram ventilados na Ilha do Retiro. Curiosamente, as especulações preenchem boa parte das carências do elenco rubro-negro.

VerónVolantes – Verón (Estudiantes/ARG), Diguinho (Botafogo) e Hamilton (Náutico)
Laterais-direitos – Ruy (Náutico) e Jancarlos (São Paulo)
Meia – Edno (Portuguesa)
Atacantes – Leandro Amaral (Vasco), Felipe (Náutico) e Rodrigo Tiuí (Sporting/POR)

Pelo menos um dos nomes citados parece surreal, que é o de Juan Sebastián Verón (foto ao lado), de 33 anos e que vem jogando muita bola no Estudiantes de La Plata desde 2006. Na seleção argentina foram 60 jogos e 9 gols.

Além disso, o volante também foi sondado pelo São Paulo. Verón, “La Brujita” (a bruxinha) atuou ainda no Manchester United, Chelsea e Internazionale.

Éder Aleixo, em ação pela Seleção BrasileiraSe essa contratação acontecer, seria a maior do Sport em muito tempo. Talvez a mais badalada desde a chegada do meia Éder Aleixo (foto), um dos destaques da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982, e que foi contratado pelo Leão em 1987 (para o Estadual), com 29 anos.

Éder era conhecido pelos chutes potentes de fora da área, e brilhou no Atlético-MG entre 1980 e 1985. Voltou ao Galo em 1994, já com 37 anos, e mesmo assim comandou o time até a semifinal do Brasileirão.

Manobra

No post anterior, o assunto foi o novo regulamento do Estadual/2009. Segundo o Estatuto do Torcedor, uma nova fórmula só poderia ser adotada em 2010, já que o modelo deste ano foi utilizado apenas uma vez (e o estatuto exige pelo menos 2 anos).

Mas o próprio presidente da FPF, Carlos Alberto Oliveira, acionou o Juizado Especial do Torcedor para mudar o seu campeonato (reconheceu o erro?). O Pernambucano de 2008 foi uma competição muito criticada. Um dos motivos abaixo.

Sport x Santa Cruz = nenhuma vez
Sport x Salgueiro = 6 vezes

Em 29 de setembro, o juiz Ailton Alfred de Souza autorizou a tutela antecipada para FPF.

Veja abaixo a última página do documento (você pode ler a íntegra clicando AQUI).

Juizado do Torcedor

Turno, fase, repescagem, hexagonal, mata-mata…

Qual será a fórmula?Qual será a fórmula mágica desta vez?

O Conselho Arbitral do Campeonato Pernambucano de 2009 será realizado nesta quinta-feira (30).

O presidente tricolor, Fernando Bezerra Coelho, tenta impor um formato semelhante ao do Paulistão. Para isso, ele diz já ter o apoio de alguns times do interior e até mesmo do Náutico (apesar do mandatário timbu, Maurício Cardoso, ter dito que também apresentaria uma proposta).

Modelo de FBC: 1ª fase com jogos em turno e returno, com os 4 primeiros classificados para a semifinal.

“Essa é uma fórmula bastante rentável, pois terá muitos clássicos, que são os jogos mais interessantes para o público. Estamos felizes com o encaminhamento da proposta, já que diretores de outros clubes manifestaram apoio à idéia”, disse FBC.

Já o presidente leonino, Milton Bivar, quer que a competição volte a ter o formato que vigorou de 2004 a 2007.

Modelo de Bivar: 2 turnos; os campeões das respectivas fases decidem o título. Caso uma equipe ganhe os dois turnos, conquista automaticamente a taça.

“Precisa haver motivação e retorno financeiro. O Estadual precisa começar já valendo alguma coisa. A proposta do Sport é uma competição com 2 turnos. Se for uma fase toda para classificar quatro times será sem graça. Deixa eu adivinhar os times… Sport, Náutico, Santa e mais um do interior?”, disse Bivar.

Clubes inscritos: Sport, Náutico, Central, Salgueiro, Ypiranga, Santa Cruz, Petrolina, Porto, Sete de Setembro, Vitória e Cabense. Os votos têm pesos diferentes (e irão seguir a ordem listada aqui).

Você concorda com essas fórmulas? Opine!

Arenas 1971 – Presidente Médici

Estádio Presidente Médici, projeto do Sport em 1971

SportEstádio Presidente Médici
Localização: Joana Bezerra
Capacidade: 140 mil pessoas
Área total: 26 hectares
Lançamento: 6 de agosto de 1971
Construtora: Hofmann Bosworth Eng. S/A
Projeto: Oscar Niemeyer
Inauguração: prevista para 36 meses
Presidente do Sport: Ivan Ruy de A. Oliveira

Uma obra inacreditável, apontada como a “mais bela praça de desportos do mundo” e assinada pelo mais renomado arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, que pela primeira vez apresentava um projeto para o Nordeste. E logo o segundo maior estádio do mundo, inferior apenas ao Maracanã. O projeto – cujo nome foi autorizado pelo então presidente da República, general Emílio Garrastazu Médici – ficaria a menos de um quilômetro da Ilha do Retiro. O estádio seria completamente coberto, dividido pelos seguintes setores: arquibancada (90 mil lugares); popular (25 mil); cadeiras (24 mil) e camarotes (1 mil).

Duas rampas de acesso de 120 metros de largura foram elaboradas para escoar todos os torcedores em apenas 12 minutos. Já o estacionamento teria vaga para 5 mil carros. Cerca de 3 mil cadeiras chegaram a ser vendidas. Mas o sonho parou na maquete e na terraplanagem da área. O motivo? Dívidas, muitas dívidas, como lembrou Sílvio Pessoa, que presidiu o Sport em 1973 e 1974, na época na qual o projeto foi abortado. “O Sport estava devendo dinheiro a Deus e ao mundo. Até o terreno, cedido pela família Brennand, foi negociado para amortizar o débito”, disse o ex-dirigente.

Obs. O projeto do estádio dos Guararapes (Náutico) será publicado na quarta-feira, enquanto o do Arruda (Santa) será postado na quinta.

Foto: Arquivo/DP