Dá-lhe, Santinha!

Mágica coralPor Elton Ponce*

O Santa Cruz venceu novamente naa segunda fase da Copa Pernambuco. Mas isso não seria novidade nenhuma. Afinal, a equipe tricolor perdeu apenas uma partida na competição, e mesmo assim já estava classificado quando foi derrotado pela Cabense, no Gileno de Carli.

Mas desta vez a vitória não veio como as anteriores. O Santa não encontrou facilidade pra bater o Timbaúba por 3 x 2, na noite deste sábado, no estádio Ferreira Lima.

O time coral começou perdendo no primeiro tempo (gol de Medalha 😯 ), e errando muitos passes, em decorrência do estado do gramado. No segundo tempo, o técnico Dado Cavalcanti promoveu a entrada do meia Guego, que deu mais volume de jogo ao Santa. O empate veio numa cabeçada fulminante de Alex Xavier. O artilheiro Gaúcho (“Gaushow”) foi expulso por agressão, e logo depois o Timbaúba desempatou, com o conhecido meia Djalma.

Parecia que o Santa não reagiria ao golpe. Ledo engano. Em confusão dentro da grande área, a bola sobrou para o zagueiro Alex Xavier marcar seu segundo gol, num petardo de fora da área alcançando, no ângulo. No fim, Gilberto virou o jogo em cobrança de escanteio, fazendo vibrar os 4.000 tricolores que praticamente lotaram o estádio.

Para fechar com mais emoção a partida, o goleiro Jailson foi expulso, cedendo a meta para o atacante Gilberto, o mesmo que fez o tento de desempate. Apito final. Mais uma vitória do Santa na Copa PE, encaminhando a sua classificação. Nesse momento de reconstrução, é importante para o Santa cumprir o seu papel, que é o de vencer seus adversários na copinha, um campeonato semiamador que tem a equipe tricolor como seu maior atrativo.

Mas isto não basta para ser competitivo no ano que vem. É preciso ter responsabilidade nas contratações, além de seguir, com rigidez, o planejamento traçado para 2010. A imensa torcida do Santa carece de vitórias, e no próximo ano, com a possibilidade iminente de ver os seus dois maiores rivais na segunda divisão ( 😀 ), a cobrança certamente será maior.

* Elton Ponce, de 19 anos, é torcedor do Santa Cruz, 100% convicto que a Cobra-Coral voltará aos dias de glória e colaborador do blog

Vôlei de praia ao vivo, em casa

Circuito de Vôlei de Praia no RecifeO Recife está recebendo neste fim de semana a 10ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, com as feras da areia. Não está querendo ir até a praia de Boa Viagem, pegar um sol e assistir aos jogos? Tudo Bem.

Então clique AQUI e veja todas as partidas da quadra central ao vivo, com uma imagem de alta qualidade.

Bem bacana a iniciativa do site oficial do circuito BB.

Post com a colaboração do repórter Lucas Fitipaldi

O último bonde

Bonde

Assisti ao jogo Sport x Coritiba na Ilha. Chegando lá, cedinho, ainda na preliminar com a Copa do Brasil Feminina, foi fácil perceber o otimismo, e a tensão, dos rubro-negros.

“Só a vitória mantém o time na luta”. / “É ganhar e partir para o clássico”. / “Pra sair da zona de rebaixamento, não dá pra tropeçar contra o Coxa”. / “Um empate hoje rebaixa o Sport. Não matematicamente, mas moralmente”.

As frases acima foram algumas das que ouvi por lá, antes do jogo. Era o clima do “vai ou racha”. Antes do empate por 1 x 1… No fim, muitos torcedores jogaram a toalha. Já são 21 rodadas consecutivas na zona de rebaixamento, sendo as últimas 12 na 19ª colocação, quase uma “propriedade” do Sport.

Conversas na Ilha, pelo msn, via twitter, orkut… Revolta em todas as mídias.

Para o matemático Oswald de Souza, o clube tem 93,4% de chance de cair para a Série B. Passou, inclusive, o Fluminense, que tem 93,3%. Na prática, dois condenados.

Mas ainda há a esperança… E ela passa pelos trilhos do clássico, diante do rival.

No Náutico, uma situação parecidíssima. O Timbu jogou na quarta-feira, um dia antes do Leão. Vi o jogo contra o Botafogo, no Engenhão, na redação do Diario. Pelo horário incomum (a partida começou às 18h30), a TV foi muito disputada. O sentimento era o mesmo. O tal “jogo de 600 pontos”, “final de campeonato” etc. 😯

A derrota por 1 x 0, em uma partida 100% polêmica, também provocou um levante entre os alvirrubros. Minutos após o fim do jogo no Rio já começava a tocar o celular. Um discurso unânime, de impotência, diante uma arbitragem tão tenebrosa.

Chega a sexta-feira, com rescaldo da 32ª rodada, a dois dias de um Clássico dos Clássicos terminal na elite. Um jogo que não deverá ocorrer na elite em 2010.

Aqueles torcedores que jogaram a toalha, que escreveram nos fóruns da vida que haviam desistido e “que abandonaram” o futebol já começam a juntar os cacos… Para uma última tentativa. Que passará na estação dos Aflitos. É o último bonde de 2009…

Faltam 6

FunilFaltam 6 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro de 2009. Jogando no Engenhão, o Botafogo venceu o Náutico por 1 x 0, saiu da ZR e ainda ainda abriu 2 pontos, reduzindo bastante a chance de cair nesta rodada.

O Sport ficou no empate com o Coxa e passou dos 90% de chance de cair para a Segundona. Já está no mesmo patamar do Flu.

A fase de “secação” é tensa!

Por isso, o blog atualiza as probabilidades de rebaixamento, considerando o Atlético Paranaense como o último time lutando contra a degola (mesmo com uma chance quase remota).

Fontes matemáticas (da esquerda para a direita): Infobola e Chance de Gol.

14º Atlético-PR (40 pontos): 3% / 1,9%
15º Coritiba (38 pontos): 6% / 5,5%
16º Botafogo (35 pontos): 50% / 37,3%
17º Santo André (32 pontos): 77% / 82,3%
18º Náutico (32 pontos): 77% / 85,3%
19º Sport (30 pontos): 93% / 93,0%
20º Fluminense (30 pontos): 93% / 94,1%

Hoje, a projeção para escapar do rebaixamento após 38 rodadas seria de 42 pontos, arrendondando para cima.

O verdadeiro Clássico Centenário

Clássico dos ClássicosUm dos dois já está rebaixado. Com todo respeito à matemática, mas só não enxerga isso quem não quer.

Náutico, 32 pontos, ou Sport, 30 pontos. Ambos atrás do Botafogo, em 16º lugar, no limite acima da zona de rebaixamento, com 35 pontos.

No domingo, um jogo com um clima que todo mundo já aguardava. Uma final às avessas. Se no primeiro turno, em 26 de julho, na Ilha, o jogo foi o “Clássico do Centenário” e valeu até taça, desta vez o objetivo é não ser “rebaixado” no clássico.

Quem perder o confronto nos Aflitos (às 17h30 do Recife) fatalmente estará na Segundona de 2010. Ao vencedor, a esperança, e sempre torcendo por uma combinação de resultados…

No fim, fica a dúvida: Seria este o verdadeiro “Clássico do Centenário”? Opine!

491 jogos
192 vitórias do Sport (682 gols)
164 vitórias do Náutico (629 gols)
134 empates
1 jogo de placar desconhecido (disputado em 1931)

Abaixo, o vídeo com os gols do clássico disputado no primeiro turno. Um emocionante empate por 3 x 3, com dois times desesperados, como agora. Um novo empate neste domingo será digno do feriado de “Finados”, na segunda-feira… 👿

Olhando para a Série B

Série A-2009: Sport 1 x 1 Coritiba

O Sport martelou o Coritiba o segundo tempo inteiro no jogo desta noite. Foram inúmeras bolas alçadas na área.

Sem sucesso.

O empate por 1 x 1 naquele momento já consumia o time, nervoso. Assim como a torcida, impaciente com a queda para a Série B, que se desenha rodada após rodada.

Nos descontos, a bola sobrou para Ciro. A revelação leonina. Livre.

Uma chance daquelas para se consagrar. Era finalizar e decretar a vitória por 2 x 1.

Mas o atacante de 20 anos olhou para o bandeirinha, num ato de inocência, dando tempo para a reação do zagueiro do Coxa, que conseguiu evitar o pior. O chute foi travado. Revolta geral nas arquibancadas.

Talvez, sem saber, Ciro tenha mirado, na verdade, a Segunda Divisão…

Um empate por 1 x 1 frustrante na Ilha do Retiro, diante de 21.022 torcedores.

O Sport deu um passo largo para concretizar algo que não estava nos planos de nenhum rubro-negro no início de 2009. No domingo, o clássico que vai matar um dos dois times pernambucanos. Ou até os dois… 😯

Foto: Helder Tavares/DP

“Libera a senha, Ronaldo”

Site oficial do Central

Denúncia em Caruaru.

O Central lançou um novo site oficial (www.centralsc.com.br). Mas o layout não agradou a fiel torcida da Patativa. De fato, abertura parece um site do Palmeiras.

Longe disso. A queixa maior é que o site é basicamente “verde”, fora do tradicional alvinegro do clube.

Os torcedores se mobilizaram rapidamente, na comunidade do Central no Orkut (com mais de 3 mil integrantes), e lançaram a campanha: “Libera a senha, Ronaldo”.

Explico: o site teria sido editado pelo namorado da filha do presidente centralino, Ronaldo Lima. E o mandatário não vem cedendo à pressão dos jovens torcedores, que até se propuseram a melhorar o site de graça.

Por isso, alguns jovens já estariam apoiando a oposição na eleição do clube (marcada para dezembro), somente para modificar o site! 😯

Mais do que cores, o que importa mesmo em um site é informação… E aí, a torcida também tem razão. O site do Central não é atualizado desde junho.

Repensando a Copa PE

Copa Pernambuco-2009: Central 3 x 1 Cabense

A foto acima foi tirada na tarde do último domingo. Jogo entre Central e Cabense, no estádio Lacerdão, pela 2ª rodada da fase semifinal da Copa Pernambuco. A Patativa venceu por 3 x 1 e se isolou na liderança do seu grupo. A imagem, porém, deixa claro o “interesse” da torcida em relação ao jogo.

Mas então o Alvinegro de Caruaru não tem uma torcida presente? Longe disso. Na Série D do Brasileiro, o Central teve uma média de público de 9.908 pessoas nos 4 jogos que disputou em casa (veja AQUI).

A grande diferença é mesmo o interesse numa competição semiamadora que não leva a lugar algum… Talvez só numa possível final isso mude (veja AQUI).

A Copa Pernambuco precisa ser repensada. Logo.

Tuitadas do Leão

TwitterEste post terá a mesma regra do microblog Twitter: 140 caracteres, no máximo, por cada ‘tuitada’. Lembrando que o blogueiro está no Twitter. Para me seguir, clique AQUI.

Abaixo, “tuitadas” do jogão desta noite, às 20h (horário do Recife), na Ilha.

Sport – Tem a chance de sair do 19º lugar após 11 rodadas seguidas nesta posição. Vitória deixaria o time em 17º. E o grupo leonino parece motivado.

Coritiba -O Coxa vem “apenas” sem o artilheiro do time, Marcelinho Paraíba (13 gols), e sem o vice, Marcos Aurélio (7). Lacuna grande no adversário.

Situação -Com a vitória do Botafogo sobre o Timbu, o Sport está a 6 pontos pra sair da ZR. Um tropeço hoje praticamente define a queda rubro-negra.

Ilha do Retiro – A torcida do Sport voltou a acreditar e a expectativa é de um público de 20 mil pessoas. É preciso ter o mesmo espírito da Copa do Brasil.

600 pontos para eles

Série A-2009: Botafogo 1 x 0 Náutico

Os principais sites esportivos do país deram amplo destaque ao jogo no Engenhão, na noite desta quarta-feira. Apesar de ser uma disputa contra o descenso, o apelo dramático estava garantido.

“Jogo de 600 pontos” / “Aflitos no Engenhão” / “Uma final”

Botafogo x Náutico. Os dois times com 32 pontos. Nervosismo do começo ao fim. Um jogo que que poderia valer o passaporte para sair da zona de rebaixamento.

Por isso, tanta entrega em campo. Tanta correria, tanta reclamação… Tantas faltas. 😈

Mesmo com um primeiro tempo fraco tecnicamente, o jogo teve o seu grau de emoção, com chances perdidas dos dois lados. Muitas vezes por preciosismo. Outras pelo nível baixo mesmo. Ou então os times não estariam no lado inferior da tabela…

O equilíbrio continuou  no 2º tempo. Aos 16 minutos, em um contra-ataque, Bala chutou errado, mas a bola saiu como um “cruzamento” para Tuta, que bateu forte, mas o goleiro conseguiu defender.

Mas dez minutos depois… Pênalti (discutível) para o Botafogo. O zagueiro Juninho encheu o pé e abriu o placar. Glédson quase evitou o pior. Mas não conseguiu.

Com muita raça (algo que não faltou a nenhum dos times), num clima de decisão mesmo, a Estrela Solitária conseguiu vencer por 1 x 0, com direito a muita reclamação dos alvirrubros em relação ao trio de arbitragem. O time carioca chegou aos 35 pontos, complicando a vida dos pernambucanos.

Foi o técnico do Botafogo, Estevam Soares, quem disse a já folclórica frase “Jogo de 600 pontos”. Os 600 pontos acabaram no Rio de Janeiro mesmo…

Ao Náutico, a missão de vencer o clássico. O mais eletrizante do ano.

Foto: Agência Estado