Todos os campeões do mundo

Eliminatórias da Copa de 2010: Uruguai 1 x 1 Costa Rica

Numa ironia daquelas, o aguerrido Uruguai foi o último dos 32 países a se classificar para a Copa do Mundo de 2010. Um sufoco daqueles no empate por 1 x 1 com a Costa Rica, num estádio Centenário ensurdecedor.

A noite em Montevidéu vai tirar um atraso de 8 anos fora do Mundial… 😯

Duvida? Então leia a matéria do jornal uruguaio El País AQUI.

A Celeste Olímpica era o único time campeão  mundial que ainda não havia garantido a sua vaga na maior competição do futebol, que chegará na África pela primeira vez.

Uma seleção tecnicamente limitada, com um futebol que vive do passado. Mas, ainda assim, tradicional, com camisa. Que faria falta. Como fez em 2006, na Alemanha.

Confesso que torci bastante para o Uruguai, do craque Forlán, diante da Costa Rica.

A Copa será em grande estilo… Com a nata do futebol.

De 1930 até 2006, todos os títulos estarão em campo.

O pentacampeão Brasil (1958/1962/1970/1994/2002) de Kaká.

A tetra Itália (1934/1938/1982/2006) de Buffon.

A tri Alemanha (1954/1974/1990) de Klose.

Os bicampeões Uruguai (1930/1950) de Loco Abreu, e Argentina (1978/1986) de Messi.

E as campeãs Inglaterra (1966) de Rooney, e França (1998) de Henry.

Uma grande Copa na África do Sul. O mundo vai parar entre 11 de junho e 11 de julho.

Clássicos agendados para os estádios sul-africanos de Soccer City, Ellis Park, Free State, Green Point, Moses Mabhida, Mbombela, Peter Mokaba, Nelson Mandela, Loftus Versfeld e Royal Bafokeng. A conferir.

Foto: site da Fifa

Timbarena

Arena Recife

Após 2 anos de articulação, o Náutico remodelou o projeto do seu futuro estádio e o apresentou ao prefeito do Recife, João da Costa, nesta quarta-feira.

Orçado em R$ 300 milhões e com capacidade para 30 mil pessoas, o projeto – elaborado pela Lusoarenas – segue os traços modernos dos novos estádios pelo mundo.

Parceiras na obra: construtoras Camargo Corrêa e Conic Souza, além da Patrimonial Investimentos. As empresas vão bancar o estádio. Durante 30 anos, as empresas vão ficar com a receita dos camarotes e do aluguel das cadeiras. Mais: elas ainda explorar o estádio comercialmente.

Ao Náutico, a verba dos ingressos. Após 30 anos, o estádio será propriedade do clube.

A arena ficará entre a rodovia BR-101 e a Avenida Recife, no Engenho Uchôa.

Caso seja aprovada pela PCR num prazo de 10 dias, a “Arena Recife” começará a ser erguida em janeiro do ano que vem. A obra deverá ficar pronta em dezembro de 2012.

Essa é a segunda tentativa do Náutico de deixar os Aflitos para um estádio mais moderno. Em 1° de dezembro de 1971, o Timbu apresentou a “Arena Guararapes”, com capacidade para 60 mil pessoas e que ficaria onde hoje funciona o CT do clube. Saiba mais sobre aquele primeiro projeto AQUI.

Dúvida… Com o novo estádio, a Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata, volta a ficar órfã de um clube mandante. E agora?

Gostou do projeto, alvirrubro? Opine!

Sessentões no comando

Lori Sandri, novo técnico do Santa Cruz

O Santa Cruz anunciou o seu treinador para 2010.

O experiente Lori Sandri, de 60 anos, voltará a comandar o Tricolor após 25 anos. Esteve na campanha do Pernambucano de 1984, quando a Cobra-Coral ficou com o vice-campeonato.

Assim, o técnico completou o trio de sessentões nos grandes do Recife.

Givanildo Oliveira, que também vai assumir o Sport só na próxima temporada, tem 61.

Os mesmos 61 anos do alvirrubro Geninho, o mais “velho” de todos, pois nasceu em 15 de maio de 1948. No entanto, Geninho ainda não confirmou a sua permanência no Náutico em 2010.

Lori, um ex-volante, iniciou a carreira de treinador em 1975, no Pinheiros/PR. Oito anos depois foi a vez de Givanildo, que deixou de ser volante para trabalhar apenas na área técnica. Em 1984, o ex-goleiro Geninho assumiu o gaúcho Novo Hamburgo.

Três nomes com bagagem suficiente para suportar a pressão de um Estadual que promete ser quente devido à péssima situação dos grandes locais.

Por outro lado, os três nomes mostram que Pernambuco não seguiu, pelo menos neste momento, a tendência atual do futebol brasileiro, com uma nova safra de treinadores. A “nova” geração conta com nomes que penduraram as chuteiras nos anos 90, como Gallo e Adílson Batista. Treinadores com pouco mais de 40 anos.

Serve apenas como curiosidade… 😎

Um campeonato de derrotas

Xadrez

Faltam 3 rodadas para acabar a participação dos times pernambucanos nesta Série A.

Nas 35 anteriores, Náutico e Sport alcançaram uma marca vexatória de 18 derrotas.

Ou seja… Caso cada um perca mais um jogo será um turno completo só com derrotas…

Somando a participação da dupla centenária, o número chegaria a 38.

Um campeonato completo.

Turno e returno, 100% em desvantagem.

Um revés por rodada. Um adversário com mais gols no placar a cada domingo (ou quarta-feira). Uma entrevista coletiva para explicar um mau resultado a cada partida.

Bronca. Seria mesmo difícil emplacar um time do Recife no Brasileirão de 2010.

Post com a colaboração de Márcio Cruz