Campeonato das Multidões

Torcidas de Santa Cruz, Sport e Náutico

Ao todo, o Campeonato Pernambucano de 2010 terá 138 jogos, contabilizando a fase final. Até agora, 30 partidas foram realizadas em 5 rodadas.

O público registrado até o momento é de 225.635 pessoas, com uma média de 7.521 torcedores por jogo. Número muito bom. Para se ter uma ideia, esse dado deixaria a edição de 2010 como a 2ª maior média da história, desde 1990, quando a FPF começou a contabilizar os dados sobre o público da competição (veja o histórico AQUI).

Abaixo, a disputa do Campeonato das Multidões-2010.

1) Sport – 40.265 (2 jogos) = média de 20.132
2) Santa Cruz – 39.011 (2 j) = 19.505
3) Náutico – 34.460 (3 j) = 11.486

A expectativa é de que o público absoluto do Estadual deste ano chegue a 1.300.000 torcedores, segundo o vice-presidente da FPF, José Joaquim. A média seria de 9.420 pessoas. Enorme!

Esse número absoluto superaria em 300 mil o recorde atual, estabelecido em 1998, na primeira edição da campanha Todos com a Nota (naquele campeonato, todos os bilhetes eram do TCN).

Você acredita que o Estadual possa alcançar a marca de 1,3 milhão de torcedores?

Curiosidade: até agora, o campeonato gerou uma receita de R$ 1,69 milhão. Deste total, descontando todas as taxas possíveis, os 12 clubes dividiram R$ 1.310.002.

Um capítulo para nunca mais

Série-A: Sport 4 x 0 XV de Jaú-SP. Foto: Arquivo/DP7 de março de 1982.

Na Ilha do Retiro, o Sport enfrentava o XV de Jaú-SP pela segunda fase do Brasileirão, diante de 14.823 torcedores.

O Leão lutava pela vitória para ficar a um triz da vaga na fase seguinte.

Com apenas 28 minutos, o barbudo lateral-direito Carlos Alberto Barbosa, demonstrando um cansaço fora do normal, caminhou até a linha de fundo e caiu.

Naquele momento, apenas o zagueiro Marião havia percebido o mal estar do jogador rubro-negro.

O quadro era gravíssimo. Carlos Alberto – que jogou na Seleção Brasileira nos anos 70, quando atuava no Santa Cruz – havia sofrido uma parada cardíaca.

O médico rubro-negro, Romualdo Veras, tentou reanimar o lateral ali mesmo, no gramdo da Ilha, diante de uma multidão incrédula. Respiração boca a boca e massagem no coração. Nada adiantava. O desespero tomava conta do gramado.

A ambulância chegou e o jogador foi removido rapidamente para o Procárdio, uma clínica especializada localizada perto da Ilha. Lá, ele chegou às 17h05. A parada cardiorrespiratória havia ocorrido há 7 minutos.

O lateral Carlos Alberto Barbosa morre em 1982 após uma parada cardíaca na Ilha do Retiro. Foto: Arquivo/DPMas chegou a pior notícia possível. O morte do jogador foi confirmada às 18h40.

Pela primeira vez, um jogador de futebol morria em Pernambuco após uma parada cardíaca durante uma partida.

Carlos Alberto Barbosa foi enterrado no cemitério de Santo Amaro, bairro do nasceu e cresceu. A sua esposa estava grávida de 8 meses quando aconteceu a tragédia.

Na Ilha, o Sport venceu por 4 x 0, em um dos jogos mais tristes da história do velho estádio. Os dois gols de Nilson e os tentos de Merica e Antenor não foram comemorados. Na memória, ficou a imagem de um craque estendido no chão.

Fica a esperança de que o fim deste post seja muito diferente na história do zagueiro Edu Matos, do Araripina, que vive o mesmo drama, agora em 2010.

Ranking dos pênaltis e dos cartões vermelhos (5)

Primeiro clássico, primeiro pênalti. Apesar do lance polêmico, a maior queixa contra o árbitro Cláudio Mercante foi a expulsão de Alex Xavier. A penalidade foi correta. Glédson ainda espalmou a cobrança de Joelson, mas o atacante coral pegou o rebote e marcou. Confira as atualizações dos rankings, nesta 5ª rodada.

Pênaltis a favor
2 pênaltis – Sport (2), Vitória e Central (1)
1 pênalti – Porto, Sete de Setembro, Vera Cruz e Santa Cruz
Nenhum pênalti – Araripina, Cabense, Ypiranga, Salgueiro e Náutico

Pênaltis cometidos
2 pênaltis – Vitória, Porto e Sport (2)
1 pênalti – Salgueiro, Sete de Setembro, Santa Cruz e Náutico
Nenhum pênalti – Araripina, Vera Cruz, Cabense, Ypiranga e Central (1)

Legenda
(1) O Central perdeu uma penalidade.
(2) O Sport defendeu uma cobrança.

  • Cartões vermelhos

1º) Santa Cruz – 3 adversários expulsos (2 jogadores do Santa receberam o vermelho)
2º) Náutico – 2 adversários expulsos (nenhum do Timbu)
3º) Sport – Nenhum adversário expulso Sport (nem do Sport)

Pernambucano em 2 linhas – 5ª/2010

Pernambucano-2010: 5a rodada

A 5ª rodada do Pernambucano marcou a realização do primeiro clássico do ano. Nos Aflitos, mais 15 mil pessoas viram que não importa a distância entre Série B e Série D. Com a rivalidade forte, o choque é inevitável. Apenas 1 empate na rodada. Para o Sport, ótimo. Manteve a liderança. Para o Salgueiro, uma sensação de “quase”.

Náutico 2 x 1 Santa Cruz – O Tricolor batalhou bastante para igualar a partida, mas a expulsão de Alex Xavier minou o time. Valeu pela luta dos dois rivais.

Salgueiro 1 x 1 Sport – O Carcará mostrou que pode sonhar no campeonato. Jogar no Cornélio de Barros não será nada fácil. “Espírito de Libertadores” por lá.

Cabense 2 x 1 Vitória – De virada, o time do Cabo chegou à 4ª vitória em 5 jogos e segue, disparado, como a maior surpresa de toda a competição. Clébson fez 2.

Porto 1 x 0 Araripina – Na vitória do Gavião, o ponto triste foi a parada cardíaca sofrida pelo zagueiro Edu Matos, do Bode, que segue internado em estado grave.

Vera Cruz 3 x 1 Central – A Patativa segue mal… Além de não ter vencido um jogo sequer, essa foi a 3ª derrota seguida! O Vera Cruz, porém, só perdeu uma vez.

Ypiranga 2 x 0 Sete de Setembro – Finalmente a Máquina fez uma graça no Estadual. Com 2 gols de Fágner, o time se recuperou logo na estreia do técnico Neco.

Veja a classificação do Estadual AQUI.