A Copa do Mundo de 2010 foi um marco para as arbitragens. No pior sentido.
Foram erros capitais, bizarros. Amadores. Pressionada, a Fifa começa a ceder sobre a utilização de dois árbitros-assistentes. Atrás da linha de fundo – um em cada barra. A função deles seria, principalmente, observar tudo o que se passa na grande área.
Ou seja: quatro assistentes por jogo!
Nesta quarta, a International Board aprovou o uso em competições até 2012, após análise (veja AQUI). A CBF se antecipou e quer utilizar a nova fórmula o quanto antes.
Quatro federações estaduais tiveram o pedido aceito.
Entre elas, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF). 😈
O vice-presidente da entidade, José Joaquim, afirmou em entrevista ao blog (sem esconder a animação), que a inovação deverá ser usada no campeonato profissional de 2011. No entanto, ainda será discutido qual Pernambucano, a Série A1 ou a Série A2. Mas, desde já, prepare-se… O futebol local no ano que vem terá fortes emoções.
“Inicialmente, seria no campeonato feminino. Mas já vamos avaliar a possibilidade de começar já no profissional, ou na primeira divisão ou na segunda. É algo espetacular essa autorização para Pernambuco, que já testa as cinco substituições no juvenil.”
O jogo pode ser observado por 50 assistentes. Sem preparação, porém, não adianta…
Saiba mais sobre a utilização de novos assistentes AQUI.
Pingback: Assistente de linha experimental | Blog de Esportes
Pingback: Assistente de linha experimental « Coral News
Pingback: Tweets that mention .tinyPernambuco na mira dos novos assistentes | Blog de Esportes -- Topsy.com
Se for na Série A2, coitado dos clubes, a renda quase não dá pra pagar o custo com salários dos jogadores e do trio de arbitragem, o que dirá mais duas bocas 😀