São Paulo – Na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, a Sony filmou 25 partidas com câmeras 3D, liberando o sinal ao vivo para poucos lugares no mundo.
Todas as partidas em três dimensões foram exibidas em eventos fechados.
O contrato de patrocínio da companhia de eletrônicos junto à Fifa vai até 2014 – ao todo, serão 305 milhões de dólares investidos em oito anos -, e as ideias já vêm sendo articuladas para o Mundial do Brasil. Como avançar? Como surpreender o público?
O líder mundial da empresa para a parceria Sony/Fifa, o japonês Hideyuki Hata, afirmou, em entrevista ao blog nesta quarta-feira, que existe a possibilidade, sim, de transmitir todos os 64 jogos da Copa em 3D.
E, desta vez, em eventos abertos ao público, como em cinemas, por exemplo.
Porém, a decisão passa pela própria Fifa, pois a transmissão da competição ainda é uma decisão exclusiva da entidade que comanda o futebol.
No caso, o maior problema será justamente a infraestrutura em 2014. No entanto, Hideyuki – presente no evento anual da Sony no país – deu uma resposta intrigante.
“Ainda estamos vendo o que faremos para surpreender em 2014, pois é o último ano da parceria (que pode ser renovada, claro). Fizemos ações em todas as competições da Fifa, como Sub 17 e o campeonato feminino, mas a Copa no Brasil será diferente, única. Além disso, ainda temos três anos até lá. Três anos com novas tecnologias. Por isso, não podemos garantir que a surpresa será o 3D.”
O que esperar até lá? Jogos em holograma?!