Para evitar o iô-iô recifense na elite

I-ô-iô

Após a merecida comemoração de seus torcedores, Náutico e Sport agora devem partir para a realidade, que é a duríssima primeira divisão do futebol nacional.

Abaixo, os acessos e rebaixamentos dos clubes pernambucanos na elite desde que o sistema foi implantado, em 1988, na ocasião, apenas com Sport e Santa na Primeirona.

São nove acessos e nove rebaixamentos no Recife…

Nesses 23 anos, a única edição sem rebaixamento foi a de 2000, a Copa João Havelange, na qual a Cobra Coral acabou na última posição do módulo azul.

Um ano antes, com uma complexa fórmula de descenso, computando a campanha do ano anterior para definir os relegados, o Leão até escapou, mas também foi lanterna.

Com o modelo atual, por pontos corridos, a partir de 2003, o futebol do estado ficou numa situação ainda mais delicada, num verdadeiro iô-iô. É preciso planejar os gastos desde já para tentar evitar o caminho inverso na próxima temporada.

Acessos à Série A:
1988 – Náutico (vice)
1990 – Sport (campeão)
1992 – Santa Cruz (4º)
1999 – Santa Cruz (vice)
2005 – Santa Cruz (vice)
2006 – Sport (vice)
2006 – Náutico (3º)
2011 – Náutico (vice)
2011 – Sport (4º)

Rebaixamentos à Série B:
1988 – Santa Cruz
1989 – Sport
1993 – Santa Cruz
1994 – Náutico (lanterna)
2001 – Santa Cruz
2001 – Sport (lanterna)
2006 – Santa Cruz (lanterna)
2009 – Náutico
2009 – Sport (lanterna)

15 Replies to “Para evitar o iô-iô recifense na elite”

  1. Leonardo-PE, não sei onde foi que você viu minha opinião sobre qualquer contrato.

    Talvez esteja me confundindo com alguma outra pessoa que você certamente conhece.

    Antes de chamar alguém de ignorante, olhe-se no espelho, OK?

  2. o Fernando Arruda:tu és daquela turma q concorda com esse novo contrato da Tv q vai criar o”espanhol do Brasileiro”.onde SÓ 2 clubes ganham mais q o resto?eita ignorancia!enquanto voces ficarem mudos para essa Tv Aberta,a Tv aberta vai destruir de vez nosso futebol e pelo jeito,voce dirá amem!

  3. Amigo, o santinha , como você mesmo fala, é um irmão menor que temos por aqui.
    Estas tuas excursões saõ de jogos amistosos. O SPORT, joga partidas internacionais, OFICIALMENTE. EX: 2 libertadores das américas.
    As pesquisas que apontam o SPORT como 11 MAIOR TIME DO BRASIL EM TORCIDA, ao contrário do que o Jonathas fala acima, é feita pela revista LANCE NET/ IBOPE. Tá no google, é só conferir.
    No entanto, pra o bem do futebol de pernambuco, desejo sinceramente que o Santinha saia deste buraco profundo em que se meteu.
    Pelo Sport tudo.

  4. Cássio,

    Em 1999, o time da ilha-da-fantasia, lanterna da competição, não foi rebaixado por conta do casuísmo de um regulamento feito para proteger os integrantes do Clube dos 13.

    O malfeito provocou o rebaixamento do Gama/DF, que, inconformado, procurou a Justiça e acuou a CBF e a Gangue dos 13. O Gama/DF conseguiu, enfim, continuar disputando a 1ª divisão do futebol brasileiro.

    O resultado da confusão foi a Copa João Havelange, campeonato brasileiro de 2000, com novo regulamento anômalo, que não rebaixava ninguém, fosse da Gangue dos 13 ou não.

    Que bom que o texto foi retificado.

    Antes tarde do que nunca.

    Fernando Arruda.

  5. ANTONIO JUNIOR, O SANTINHA JÁ EXCURSIONOU PELA EUROPA E ÁSIA, JOGANDO 12 PARTIDAS E VOLTOU INVICTO. O SANTINHA TEM O TÍTULO DE FITA AZUL DO FUTEBOL BRASILEIRO DADO PELA CBF.

    E O TEU? POR ACASO JÁ FEZ ALGUMA EXCURSÃO PELA EUROPA E ÁSIA? NUNCA.  

    POR ACASO O IPÓTI JÁ JOGOU COM O PARIS SAINT GERMAIN?

    TE ENXERGA BOI.  

  6. ANTONIO JUNIOR, o ipóti é campeão de lata do brasileiro de 87: tri-lanterna em campeontos brasileiros da série “A”; o milésimo gol de Romário; desclassificado pelo Sampaio Correa da Copa do Brasil; só ganha em torcida nas pesquisas encomendadas pelo ipóti (diga-se, pesquisas compradas); 

    E o Santinha? A maior torcida do norte/nordeste do Brasil. Foi assim nos anos 1999, 2005, 2010 e 2011. O Santinha foi o primeiro time do norte/nordeste que disputou uma semifinal de brasileiro na era Pelé. Quer mais? Depois em te conto.

    Te enxerga BOI, COISA, TIME DE BONECAS, BARBIE………..

  7. quero dizer que o numero 7 é numero poderoso.agora veja o que vai acontecer com o N A U T I C O,chegou o dia das sete letra vençer todas, Deus abençoe esta sete letra.

  8. A verdade é que o náutico só é grande no coração dos seus torcedores.
    Não adianta querer se vangloriar em cima do Sport, que tem TODOS os títulos nacionais que um time brasileiro pode ter.
    o Náutico não tem nada. Simplesmente um garoto de 10 anos que torce pelo Náutico, nunca viu o seu pequeno time ser campeão.
    Eu, sem me vangloriar, sou acostumado a títulos e alegrias.
    CHUPEM ESSA MANGA!!!!!
    Pelo Sport tudo!

  9. Que se ues a receita da maneira corretatrazeer contratações que resolvam,manter uma base,aproveitar os meninos das divisões de base e quem está se destacando na Copa Pernambuco,tem muito garoto bom de bola no Timbuzinho.

  10. essa estatistica é preocupante.desde 1988,q começou a via-crucis do futebol pernambucano em Brasileiros!e sábias palavras as suas Zirpoli.não só ficou no iô-iô.passou os 4 Brasileiros Brigando para não cair(2006/07/08/09).sem falar q na decada passada(de 2000),passou mais tempo na segunda Divisão.é uma verdade incoviniente!

  11. Cadu:foi o Sport!sobre esse post,não só evitar o iô-iô!evitar aqueles discursos q noós conhecemos bem,tipo:estamos sendo roubados.não querem a gente na elite.queremos a separação do”Nordeste”(q só uma Rádio imbecil e ultrapassada feito a jornal,insiste e usa o futebol como bandeira).com esses elencos?vão brigar para não cair de novo!mas,os caras não aprendem!

  12. Zírpoli, tenho uma dúvida. Minha memória é fraca. Que clube foi o lanterna da Série A de 1999?

    Por gentileza, você poderia me dizer?

  13. O Náutico na 1a divisão terá a maior receita de sua história, ainda assim será uma das menores dos clubes da série A, por isso o clube têm que ter critério na hora de contratar qualquer jogador, manter uma base para 2012, e tentar trazer jogadores que venham pra resolver, é melhor trazer três que façam a diferença, do quê 10 que nem para o banco servem, defendo a permanência do Waldemar Lemos e que ele fique por um bom tempo, mudar de treinador é outra coisa que atrapalha, assim acredito que possamos, no mínimo, chegar na sulamericana, isso no futebol, na estrutura o clube deve modernizar de vez o CT Wilson Campos, que lá tenha estrutura para todo o futebol, desde o profissional até as escolinhas e todas as categorias de base, clube grande não treina em estádio, e quando nós passarmos a jogar na arena, que seja feito o arrendamento dos aflitos, pois vai gerar uma receita fixa para o clube, com estrutura e dinheiro o Náutico têm tudo para crescer, esta década será crucial para o Náutico temos que pensar grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*