Começou neste ano uma pesada campanha publicitária que deverá ganhar força nas duas próximas edições do carnaval pernambucano.
Atrelar a Copa do Mundo de 2014 ao carnaval de Olinda e Recife é uma das missões do governo do estado, que busca consolidar o turismo local no mercado internacional.
Além dos outdoors espalhados pela cidade, com mensagens em inglês, o painel eletrônico gigante instalado no edifício-sede da Prefeitura do Recife também exibiu informações sobre o Mundial de futebol durante todo o carnaval.
A expectativa do governo federal em relação às subsedes é que o número de turistas suba 30% no ano seguinte à Copa, considerando o dado anterior ao Mundial.
Além da publicidade sobre os atrativos de Pernambuco e de uma boa rede hoteleira, será preciso cativar os turistas, nacionais e estrangeiros, através da segurança e de um funcional sistema de transporte. Dois pontos que ainda geram muitas queixas.
O carnaval de 2013 será o último teste para essa “globalização”. Em 2014, não há outdoor em inglês que mude a opinião do público caso a infraestrutura não agrade…
Atualização: o carnaval do Recife movimentou R$ 595 milhões em 2012, com 710 mil turistas. Como curiosidade, vale dizer que a Arena Pernambuco custará R$ 532 mihões.