Por um Mundial e uma Olimpíada sem propaganda eleitoral

Partidos políticos do Brasil

Liberada a propaganda eleitoral em 5.656 municípios, com carros de som, placas, cartazes e aquela coisa toda que emporcalha o Brasil de dois em dois anos, num revezamento de eleições municipais, para prefeito e vereador, e gerais, com presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais.

No Grande Recife as principais vias já estão tomadas pelas propagandas.

Pelo período da agenda política vale uma indagação com as eleições de 2014 e 2016, coincidentemente com a Copa do Mundo e a Olimpíada em solo brasileiro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não definiu o seu cronograma completo para os próximos quatro anos. Por enquanto, há apenas a data do primeiro turno de 2014, em 5 de outubro. Neste ano, o pleito será em 7 de outubro.

Ou seja, a propaganda política no Mundial de futebol, com 64 partidas entre 12 de junho e 13 de julho, deverá ser liberada na mesma época desta temporada.

Caso não ocorra uma prevenção, os 3,6 milhões de turistas, sendo 600 mil estrangeiros, encontrarão em suas rotas as cidades com a poluição visual gerada pelas eleições.

O mesmo deverá acontecer em 2016, pois os Jogos Olímpicos serão disputados entre os dias 5 e 21 de agosto. Será que o TSE está preparado para conter essa avalanche visual/sonora durante os dois eventos?  Até mesmo para que as competições não sejam utilizadas de forma direta nas campanhas.

A próxima eleição terá 138.544.348 eleitores. Todos eles torcedores em 2014 e 2016, desde que as cidades não percam a aguardada customização esportiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*