Cada vez mais presente nos festivais país afora, o cinema pernambucano vem dando um salto de qualidade nos últimos anos. De ficção a documentário. De drama a romance.
Com espaço para futebol nas telonas, naturalmente…
Com 15 minutos de duração, Redondo como uma bola foi rodado todo no Recife.
O principal polo de locação do filme, que será lançado em 2013, foi o Bar Almanaque, no mesmo prédio do Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda.
Confira o trailer da produção dirigida por Cezar Maia e produzida pelo Ateliê Produções. Uma ficção futebolística com alma de documentário, com causos do esporte.
A narrativa tem como peculiaridade o fato de só contar com um ator de fato, o garçom.
Historicamente, as eleições nos grandes clubes do estado sempre focaram mandatos de dois anos. Há décadas o sistema funciona desta forma, de biênio em biênio.
O último time adotar a eleição direta, com a participação de todos os sócios, foi o Náutico, em 2011. Antes, apenas os membros do Conselho Deliberativo podiam votar.
O trio ostentou essa mesma estrutura por apenas um ano. No Santa Cruz há uma corrente fore para aumentar a duração do mandato para três anos e só uma reeleição.
Paralelamente à modernização dos estatutos, os clubes locais vêm convivendo com seguidos embates políticos. Se até a década de 1990 a formação do “consenso” era quase uma regra no período eleitoral, hoje em dia o “bate-chapa” já se tornou algo comum nas urnas nos Aflitos, no Arruda e, sobretudo, na Ilha do Retiro.
Confira as eleições desde 2000, com destaque para os nomes das candidaturas…
Náutico
2009 – 160 votos
Berillo Albuquerque (Náutico Acima de Tudo) – 121 votos (75,62%)
Paulo Alves (Náutico Para Todos) – 39 votos (24,37%)
2011 – 1.632 votos
Paulo Wanderley (Náutico de Primeira) – 1.139 votos (69,79%)
Marcílio Sales (Transparência Alvirrubra) – 475 votos (29,10%)
Paulo Henrique (Renovação) – 18 votos (1,10%)
São 300 fotos espalhadas na camisa, sendo 298 de torcedores que pagaram para estampar a sua imagem num 3×4 e mais dois símbolos do clube, Dona Maria e Magrão.
A camisa especial do Sport produzida pela Lotto terá a sua estreia na Série A diante do Flamengo, no Rio. A peça foi apresentada nesta terça, com o lateral Cicinho.
A renda de quase R$ 69 mil, obtida com a venda dos espaços, foi destinada para a compra de um ônibus para o departamento de base.
Não é o uniforme mais discreto da história leonina, mas vale pela jogada de marketing.
Divulgado o calendário oficial do futebol brasileiro para a temporada 2013.
Como era de se esperar, o Campeonato Pernambucano, que neste ano teve 26 datas, foi enxugado pela CBF com o retorno da Copa do Nordeste.
A bola vai começar a rolar no próximo ano em 20 de janeiro. Na região, primeiro o Nordestão. No restante do país, os campeonatos estaduais.
Por aqui, a disputa do Estadual em sua fase principal só será iniciada após 17 de março, o domingo que marcará a finalíssima da Copa do Nordeste.
Ou seja, caso a FPF não promova um inchaço no calendário, como costuma ocorrer por essas bandas, a fase decisiva teria apenas 11 datas.
Outra novidade é a parada no calendário para a disputa da Copa das Confederações. O fato inédito deve-se à organização brasileira do evento-teste do Mundial.
Confira o calendário de 2013 numa resolução maior clicando aqui.