Clássico dos Clássicos na versão playstation

Sport x Náutico no Pro Evolution Soccer 2013. Crédito: Youtube/reprodução

Um clássico centenário nos gramados. Agora, com um duelo oficial nos videogames.

Em plataformas como playstation 3, xbox e computadores, os jogadores já iniciam uma nova temporada de jogos nos recém-lançados Fifa Football e Pro Evolution Soccer.

O tradicional Real Madrid x Barcelona será disputado em grande escala mundo afora. Contudo, também haverá espaço para um divertido Náutico x Sport.

No caso do clássico recifense na versão 2013, há um diferencial no PES. No game produzido pela Konami, Timbu e Leão aparecem com uniformes oficiais, incluindo escudos e patrocinadores. Consequência direta do contrato de licenciamento (veja aqui).

Pois mal chegou nas mãos dos consumidores e já temos a íntegra de um Clássico dos Clássicos na versão para o Playstation 3, com um vídeo de dezesseis minutos.

O palco da partida foi a moderna Allianz Arena, em Munique.

O resultado da partida? Assista ao vídeo…

Aos gamemaníacos, há uma federação pernambucana de futebol digital (veja aqui).

Pernambucanos com e sem licenciamento nos games

Náutico e Sport no game Pro Evolution Soccer 2013. Crédito: Luiz Xavier (Timbu) e Marcos Aurélio Parísio (Leão)

Pernambuco volta a ser representado nas duas maiores franquias dos videogames.

No Fifa Football e no Pro Evolution Soccer 2013. Nas imagens deste post, a diferença sobre o uso das imagens em três dimensões de Náutico e Sport.

No PES, criado pela Konami, alvirrubros e rubro-negros chegaram a um acordo com a empresa e cederam as suas marcas para o game.

No embalo disso, com nome e escudos originais, entraram até os patrocinadores…

Já no Fifa, produzido pela EA Sports, não houve um contrato de licenciamento.

Assim, os clubes ficaram com camisas e distintivos genéricos, sem patrocinadores. Até mesmo os nomes dos clubes foram modificados.

N. Recife para o Timbu e S. Recife para o Leão.

Que num futuro breve os departamentos de marketing dos dois rivais não deixem passar a chance de expor as respectivas marcas nos dois games e emplaquem todo o mercado.

Náutico e Sport no game Fifa Football 2013. Crédito: http://comufifa.blogspot.com.br/

Uniformizadas no Recife: 800 crimes em cinco anos

Torcidas Organizadas de Santa Cruz(Inferno Coral), Sport (Jovem) e Náutico (Fanáutico)

Há algum tempo, assistir a um jogo de futebol no Recife requer o máximo de cuidado. O Ministério Público de Pernambuco produziu um extenso estudo sobre a violência no futebol do estado, transformando em números esse temor nas arquibancadas. A entidade colheu dados oficiais com a Polícia Militar, delegacias da capital e no Juizado Especial do Torcedor (Jetep). O número final assusta, apesar da consciência sobre a regularidade dos atos de vandalismo ocorridos nos três estádios da capital e num raio de até cinco quilômetros.

Foram 800 crimes em 1.825 dias. Na média, cerca de um a cada dois dias.

Furto, roubo, lesão corporal, formação de quadrilha…

No relatório, a autoria dos crimes está relacionada aos supostos integrantes das três maiores torcidas organizadas do estado. Em audiência pública neste ano, os presidentes das três uniformizadas revelaram a quantidade de torcedores cadastrados.

Torcida Jovem – 90 mil
Inferno Coral – 80 mil
Fanáutico – 20 mil

Segundo o promotor de justiça Ricardo Coelho, a ordem dos crimes praticados é proporcional à quantidade de membros. Com o documento, o MPPE encaminou uma ação à vara da Fazenda Pública pedindo a extinção das três uniformizadas, com base em decisões de São Paulo e Minas Gerais. Sobre o assunto, ainda vale um comparativo. Enquanto as três torcidas organizadas têm 190 mil integrantes, os três grandes clubes têm apenas 30 mil sócios em dia.

Preparação no futebol com cara de videogame

Footbonaut, do Borussia Dortmund. Crédito: Borussia Dortmund/divulgação

Nada de cones no gramado, bonecos de ferro simulando uma barreira ou coisas do tipo.

Entra em ação um cenário moderno, tecnológico.

Uma máquina dotada de recursos para elevar o nível de velocidade, a qualidade do passe e a apuração da técnica do jogador de futebol.

De forma pioneira, o Borussia Dortmund, da Alemanha, vem utilizando o Footbonaut, que custou ao clube um milhão de euros.

Fica em um ambiente fechado, de 14 metros quadrados. Através de avisos luminosos, o destino do toque na pelota, sempre correndo contra o tempo.

Ao fim das seção, uma planilha com dados e avaliação do desempenho.

Cara de videogame, mas funcional em um grande clube…