Douglas Santos, um timbu na Seleção, com o Nordeste de volta à Canarinha

Douglas Santos e Nado, convocados para a Seleção Brasileira atuando no Náutico. Foto: Simone Vilar/Náutico

Douglas Santos, lateral-esquerdo, 19 anos, paraibano. Oriundo da base timbu e com passagem nos juniores da Seleção Brasileira. Nesta terça, ele recebeu uma notícia para mudar a sua vida e a história do futebol pernambucano.

Convocado por Luiz Felipe Scolari para o amistoso contra a Bolívia, com a devida orientação de Alexandre Gallo, agora técnico das seleções de base, o ala volta a colocar Pernambuco no mapa da Canarinha. Ficou emocionado.

Douglas Santos é o 34º atleta convocado atuando no estado, o 9º do Náutico.

No Timbu, que vê o seu centro de treinamento na Guabiraba dando frutos, trata-se de algo histórico. O último jogador chamado para a Seleção com a camisa timbu foi Nado, pré-convocado na Copa do Mundo de 1966 (foto).

Douglas, com contrato até dezembro de 2016, quebrou várias barreiras. Em Pernambuco, o último convocado havia sido o rubro-negro Leomar, em 2001. No Nordeste, havia uma década de hiato, desde o atacante Nádson, do Vitória.

Parabéns, Douglas Santos. Surpreendente, histórico. Valorizado.

Abaixo, os jogadores que já atuaram na Seleção no futebol pernambucano:

A história do estado com a verde a amarela, de forma direta, começou em 1959, quando a seleção pernambucana foi convidada pela CBD, precursora da CBF, para representar o país no Sul-americano daquele ano. O fato não era incomum, pois o mesmo aconteceu com gaúchos (1956) e baianos (1957).

1959 – Santa Cruz: Biu (volante, 5 jogos), Clóvis (zagueiro, 4 jogos), Geroldo (volante, 1 jogo), Goiano (ponta-esquerda, 3 jogos), Servílio (volante, 1 jogo), Tião (ponta-direita, 3 jogos), Zé de Mello (atacante, 5 jogos e 3 gols), Dodô (lateral-esquerdo, 1 convocação), Valter Serafim (goleiro, 1 convocação) e Moacir (meia, 1 convocação); Náutico: Elias (atacante, 5 jogos), Geraldo José (atacante, 5 jogos e 2 gols), Givaldo (zagueiro, 5 jogos), Paulo Pisaneschi (atacante, 4 jogos), Waldemar (goleiro, 5 jogos e 11 gols sofridos), Zequinha (zagueiro, 5 jogos) e Fernando Florêncio (ponta-esquerda, 1 convocação); Sport: Édson (zagueiro, 5 jogos), Elcy (atacante, 1 jogo), Traçaia (atacante, 5 jogos e 1 gol), Zé Maria (meia, 3 jogos) e Bria (zagueiro, 1 convocação)

1966 – Náutico: Nado (atacante, 1 jogo)
1976 – Santa Cruz: Givanildo Oliveira (volante, 7 jogos)
1978 – Santa Cruz: Nunes (atacante, 11 jogos e 7 gols)
1979 – Santa Cruz: Carlos Alberto Barbosa (lateral-direito, 1 jogo)
1981 – Sport: Roberto Coração de Leão (atacante, 2 jogos e 1 gol)
1983 – Sport: Betão (lateral-direito, 2 jogos)
1995 – Sport: Adriano (zagueiro, 2 jogos)
1996 – Sport: Chiquinho (meia, 1 convocação)
1998 – Sport: Jackson (meia, 3 jogos)
1999 – Sport: Bosco (goleiro, 3 convocações)
2001 – Sport: Leomar (volante, 6 jogos)
2013 – Náutico: Douglas Santos (lateral-esquerdo, 1 convocação)

Douglas Santos, lateral do Náutico, convocado para a Seleção Brasileira. Crédito: Simone Vilar/Náutico

26 Replies to “Douglas Santos, um timbu na Seleção, com o Nordeste de volta à Canarinha”

  1. A convocação foi por erro da CBF, o Douglas Santos certo era o do São Paulo, lateral direito. Agora a seleção vai pro jogo sem lateral direito…

    Inclusive esse daí que acabou indo por engano é tão fraco que nem jogou pela sub 20.

  2. Parabéns ao Douglas Santos, têm potencial e fez uma boa série A, parabéns pra Kuki e os demais profissionais da base, também… E aos rubro-negros, cuidado com o recibo, nunca vi uma torcida falar tanto de uma convocação, nem se Magrão fosse convocado falariam tanto, obsessão

  3. Pedro,
    Sobre Zequinha, trata-se de uma concidência. O Zequinha de 1959 (nascido em 1938) se chama José Pereira Miná. O Zequinha campeão mundial em 1962 se chama José Ferreira Franco, nascido em 1934.

  4. Pedro,
    Essa convocação de Marlon, então no Santa Cruz, de fato existiu. Foi em 1986 pela Copa Odesur, no Chile. No entanto, a convocação foi para a “seleção de novos”, com alguns atletas mais experientes, como o goleiro Rafael, do Coritiba. O time treinado por Jair Pereira ficou em 3º lugar e se classificou para os Jogos Pan-americanos, também com uma seleção restritiva.
    No próprio livro oficial da CBF sobre os 90 anos da Seleção Brasileira (1914-2004), os jogos desta campanha estão na seção “Seleção Olímpica”, à parte da seleção principal.

    Jogos de Marlon na Seleção
    Brasil 1 x Paraguai – 25/11/86
    Brasil 3 x 0 Bolívia – 01/12/86
    Brasil 1 x 1 Colômbia (4×5) – 04/12/86
    Brasil 1 x 0 Chile – 06/12/86

    Mais: http://www.rsssfbrasil.com/sel/brazil198487r.htm

    O mesmo se aplica a outros dois tricolores, Zé Carlos e Santos, que disputaram os Jogos Olímpicos de 1972 e 1976, respectivamente, durante as passagens pelo Arruda.

    E ainda houve Neilson, que jogou na seleção de novos de 1979.

    No Náutico houve a convocação do atacante Mirandinha, no Torneio da França de 1983.

    Neste mesmo Torneio da França, mas em 1995, o Sport teve três atletas: Juninho Pernambucano, Adriano e Leonardo.

  5. Mais algumas observações.

    – Número de convocações por clubes:

    Santa: 19 convocações;

    Sport: 19 convocações;

    Náutico: 2 convocações.

    – Número de gols de atletas que atuavam no Futebol Pernambucano vestindo a camisa da Seleção Brasileira:

    Nunes (Santa Cruz): 7 gols;

    Roberto Coração de Leão (Sport): 1 gol.

    – Uma dúvida: Será que esse Zequinha da Seleção Brasileira de 1959 é o mesmo Zequinha que foi supercampeão pernambucano pelo Santa Cruz em 1957 (mas a final foi em 58) e que em 1962 foi bi campeão da Copa do Mundo, quando já jogava pelo Palmeiras?

  6. Cássio, só uma dúvida….Alguma explicação para o caso e Marlon? Achei essa reportagem no próprio DP.

    Convocação para a Seleção Brasileira
    Em 1986, a boa fase vivida por Marlon lhe rendeu um dos momentos mais mágicos de sua carreira. Ele foi convocado para defender a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano, disputado no Chile. “Fomos convocado eu e Lula (zagueiro) para uma preparação de 40 dias no Rio de Janeiro e em Santa Catarina. Depois, Lula foi cortado. Eu fui o único do Nordeste”, lembra, com o orgulho. Marlon ficou no banco de reservas no primeiro jogo, mas foi titular nas três partidas seguintes. O Brasil acabou eliminado nas semifinais durante a disputa da cobrança de pênaltis com a Colômbia.

    http://www.pe.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/santa-cruz/2012/09/04/noticia_santa_cruz,19543/marlon-o-endiabrado.shtml

  7. Rivalidade à parte, parabéns ao Náutico, sua diretoria e comissão técnica profissional e amadora, parabéns também ao CSP-PB (Centro Sportivo Paraibano), clube de origem do menino, mais um outro clube revelador de bons valores da região e também lembrar o olho clínico do técnico Waldemar Lemos que foi quem lançou o Douglas Santos.

  8. Ate p falar de um jogadorzimho do time deles usam o SPORT como referencia.
    DETALHE:
    No maximo vai ficar no banco

  9. Marcony Lacerda,
    Entre aqueles chamados jogando nos clubes do estado, a lista é esta mesmo.

  10. cássio esqueceu de dois Ramon nos anos 70 e Zequinha lateral 1958, os dois do santa cruz, procure que vc acha

  11. Gallo na CBF.. Lateral Lúcio saindo dizendo que tinha $ nessa relação Gallo-Douglas Santos.. Sei não hein!?

    Como que convocam um lateral de um time que se cagou pra não cair ano passado??

    Leomar quando foi convocado jogava muita bola e o Sport foi 5º lugar do Brasileiro de 2000.. Sport voava..

  12. Só o náutico, kkkkkkkkkkkkkkkk, quantos jogadores na seleção o glorioso de Pernambuco já colocou?. Outra coisa, joga nada, levou um baile do Santa Cruz.

  13. PARABÉNS GAROTO! Mantenha sempre essa humildade e a eterna vontade de querer aprender, que você irá longe. Aliás, já está conhecendo o que te pertence.
    Receba o meu forte e sincero abraço, daqui de Curitiba (PR).

  14. PARABENS DOUGLAS, EU ESPERO QUE AGORA A DIRETORIA DO NÁUTICO ENTENDA QUE SOMOS UM TIME GRANDE, E POR ISSO DEVEMOS PENSAR COMO TAL. A BASE É O ALICERCE DE QUALQUER TIME DE FUTEBOL. ENTÃO COMECEM A CONTRATAR, E APROVEITEM E FAÇAM UM EXCELENTE MARKETING EM CIMA DE DOUGLAS. DETALHE ESTA CONVOCAÇÃO É LEGAL E HONESTA. COMO SEMPRE NO MEU CLUBE. SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS. E A INVEJA MATA, AS COISAS ESTÃO SE MORDENDO KKKKKKKK.

  15. SÓ O NÁUTICO PODE PROPORCIONAR ALEGRIA A UM GAROTO ORIUNDO DA BASE. PARABENS DOUGLAS SANTOS, VOCE MERECE, VÁ EM FRENTE, MAIS VÁ COM HUMILDADE, PORQUE ISSO É SÓ O COMEÇO.

  16. Fábio Araújo,
    A história começou em 1959, quando a seleção pernambucana foi convidada pela CBD, precursora da CBF, para representar o país no Sul-americano daquele ano. O fato não era incomum, pois o mesmo aconteceu com gaúchos (1956) e baianos (1957).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*