Lionel Messi ativa a corrida por mais uma temporada de Fifa e PES, já em 2014

Lionel Messi no game Fifa Soccer 2014. Crédito: EA Sports/divulgação

A versão 2014 das duas tradicionais franquias dos videogames será a 19ª do maior clássico futebolístico no mundo virtual.

Entre setembro e outubro deste ano devem chegar às lojas os novos games do Fifa Football e do Pro Evolution Soccer, ferrenhos competidores no mercado de jogos, numa disputa particular das produtoras EA Sports e Konami.

Apesar dos games de “2013” ainda estarem recebendo atualizações, já começa a circular imagens e novidades das próximas edições. No Fifa, de forma oficial, Messi veste a camisa do Barcelona para avisar que o novo jogo está chegando.

Enquanto isso, o possível rosto do jogador para o PES vazou nas redes sociais. A Konami nem negou nem confirmou. Talvez o marketing viral seja o objetivo.

O fato é que o craque argentino, eleito no mundo real como o melhor jogador nas últimas quatro temporadas, segue como principal produto.

Por enquanto, nada de trailer oficial. As doses de novidades são homeopáticas. Já faz parte da tradição deste clássico dos joysticks…

Confira todas as capas dos dois games de 2007 a 2013 clicando aqui.

Possível imagem de Lionel Messi no game Pro Evolution Soccer 2014

Última chance da Fifa aos milionários centros de treinamento de Náutico e Sport

Centros de Treinamento de Seleções oficiais da Copa do Mundo de 2014. Crédito: copa2014.gov.br

A Fifa já realizou três janelas de inscrições para os centros de treinamento de seleções da Copa do Mundo de 2014. Para o Mundial, o Brasil deveria oferecer pelo menos 64 CTS, incluindo 30 quartos de luxo e campos oficiais. Porém, a organização do país já tem 70 centros aprovados pela entidade.

Ainda resta uma janela a ser aberta, em maio. Em novembro será divulgado o catálogo final, que será apresentado aos 32 participantes da Copa. Escolha livre.

Até o momento, o Nordeste tem apenas quatro lugares selecionados – 39 no Sudeste. Nenhum deles fica em Pernambuco, que teve cinco projetos inscritos.

1) Maceió (AL) – Radisson Hotel / Estádio Rei Pelé
2) Porto Seguro (BA) – Resort La Torre / Estádio Antônio Carlos Magalhães
3) Mata de São João (BA) – Tivoli Ecoresort / CT Praia do Forte
4) São Luís (MA) – Hotel Pestana São Luis / Complexo Esportivo Castelão

Todos os locais mesclaram hotéis de luxo e estádios/centros de treinamento.

Aqui, Náutico e Sport investiram R$ 6 milhões, cada um, para modernizar os seus CTs, incluindo alojamentos. Até agora, já com inspeções efetuadas pelos engenheiros da Fifa, ambos seguem fora da lista.

Além disso, seria preciso armar uma arquibanca provisória e sistemas de iluminação, exigências da Fifa para esta importante fatia da organização.

Portanto, ambos partem para a última chance. Vale destacar o plano de articular a hospegem com hotéis de luxo na capital – o que pode acontecer para incluir o Arruda, também inscrito. Nas outras cidades nordestinas deu certo.

Documentando os cem anos de futebol no Recife, começando pela capa

Livro "Cem Anos de Conquistas e Vitórias". Crédito: Santa Cruz/divulgação

O Recife será a segunda cidade do país a contar com três clubes de massa no futebol com um século de fundação. Antes, apenas o Rio de Janeiro, que na verdade já soma quatro times tradicionais com mais de cem anos.

Aqui no estado, em 3 de fevereiro de 2014 será a vez do Santa Cruz. Ou seja, história tem demais para contar. É preciso documentá-la. O centenário coral já vem sendo organizado por uma comissão especial e entre os atos previstos para a data está o livro “Cem Anos de Conquistas e Vitórias”.

A produção será numa parceria com a BB Editora. Inclusive, uma capa provisória já foi revelada. Já o autor ainda será escolhido.

Relembrar o passado em um aniversário tão emblemático é algo positivo. Náutico e Sport não publicaram livros especialmente dedicados aos respectivos centenários, em 1901 e 1905. Porém, o clássico entre ambos ganhou um livro exclusivo de capa dupla em 2009, também ao completar um século de disputa.

O livro “Clássico dos Clássicos – 100 anos de história” trouxe 50 crônicas de duelos históricos, com 25 vitórias alvirrubras e 25 rubro-negras. Os episódios foram escritos por Roberto Vieira, Carlos Celso Cordeiro e Lucídio de Oliveira.

Livro “Clássico dos Clássicos – 100 anos de história”. Crédito: Carlos Celso Cordeiro/divulgação

As manchetes pós-semifinais no Recife

Capas do Diario de Pernambuco e do caderno Superesportes do dia 22 de abril de 2013

As capas do Diario de Pernambuco pós-semifinal no futebol do estado.

Nas bancas desta segunda-feira, as vitórias de Santa e Sport sobre Náutico (1 x 0) e Ypiranga (5 x 1) na abertura do mata-mata do Estadual, respectivamente, estampam as manchetes do jornal e do caderno Superesportes.

Confira as capas em uma resolução maior aqui e aqui.