Com a avaliação das Série A e B do Campeonato Brasileiro desta temporada foi possível avaliar, ainda que de forma bem subjetiva, os valores dos elencos das 25 maiores ligas nacionais de futebol no mundo.
O Brasileirão caiu duas posições, ocupando agora o 8º lugar, atráves de campeonatos de tradição bem menor, como os da Rússia e da Turquia. Ambos, porém, contam com investimentos pesados e de origens pouco ortodoxas.
Enquanto a Premier League da Inglaterra segue absoluta na liderança, com quase 3 bilhões de euros, a Série A aparece com 935 milhões, com destaque para Neymar, envolto numa longa negociação. A estimativa considerou a presença do craque do Santos. Já a segunda divisão é um dos seis torneios do segundo escalão presentes no top 25, justamente fechando a lista.
A Pluri Consultoria, que produziu o estudo, avalia cada jogador de todos os times através de um software com 77 critérios. Eis o argumento sobre a Série A:
“A queda do Brasileirão vai contra o senso comum, que aponta para um maior nível de competitividade de nossos clubes no mercado internacional. Sem capacidade de investimentos em direitos econômicos, e com redução no número de revelações, boa parte de nossos clubes tem optado por se desfazer de jovens talentos (os mais valorizados), e repatriar (ou importar) veteranos.”
Caramba, a Turquia está na nossa frente kkkk
A pouco tempo foi divulgado pela mídia que o Brasileirão série A seria a 5ª melhor liga do mundo e agora aparece em 6ª? As informações são complexas. A Turquia numa crise enorme pode ter crescido só pelas contratações do Galatasaray? A liga do México em 12º? Sei não… Os números se postos de uma forma não harmônica podem não expressar a realidade.
segunda divisão por causa do Palmeiras.já essa”elite”,concordo com a afirmação da pluri consultoria!nossos clubes NÃO fazem investimentos.preferem tudo pronto!
Basta tirar Neymar e os outros 9 mais valiosos que a Série A cai várias posições… Há uma disparidade muito grande no campeonato brasileiro. Uns pouquíssimos jogadores valem MUITO, a maioria vale pouco. Na Europa isso é bem mais equilibrado.