A centésima edição do Campeonato Pernambucano foi definida no conselho arbitral neste 30 de setembro. As diretorias dos dez clubes classificados – outros dois virão da vigente segunda divisão – e o departamento técnico da FPF debatarem por mais de uma hora para chegar a à fórmula final, levando em conta o calendário enxuto disponibilizado pela CBF.
No calendário oficial, seriam apenas 21 datas para o Estadual, somando todas as fases. Em tese, como sempre. Ao contrário das temporadas passadas, a imprensa só teve acesso ao salão nobre da federação após a algazarra.
A primeira novidade é o estilo europeu, forçando a barra, com a temporada 2013/2014. A competição começará em 8 de dezembro, com os nove clubes intermediários. O primeiro turno será disputado em partidas de ida e volta.
Os três primeiros colocados da fase preliminar se juntarão a Santa Cruz, Sport e Náutico e disputarão o hexagonal principal, também em turno e returno.
Em seguida, os quatro primeiros colocados avançarão ao mata-mata, com semifinal e final, ida e volta. Não haverá vantagem na campanha, gol fora de casa ou saldo de gols. Nem mesmo cartões. Em caso de igualdade nos pontos, pênaltis. Ou seja, 1 x 0 e 0 x 5 resultarão em penalidades. Apenas Santa e Sport votaram contra essa norma bizarra, proposta pelos demais clubes, diga-se.
A grande final, ao contrário dos últimos anos, em maio, será abril, no dia 13.
Ao todo, os grandes clubes da capital precisam jogar 14 partidas para levantar a taça. Já os times do interior atuarão até 30 vezes. Vale lembrar que o trio de ferro jogará o Nordestão a partir de janeiro, podendo ir de seis partidas (1ª fase) a doze jogos (final). Haja correria no calendário no ano da Copa do Mundo…
Nota 1: os times que subirem da Série A2 terão que correr para participar a elite.
Nota 2: o torneio será transmitido desde a primeira fase, através do Sportv.
Sugestão para o bem do Sport, realizar uma pré-temporada adequadamente sem pressa, como fez o Atlético-PR, abrindo mão do IMPORTANTÍSSIMO Campeonato Pernambucano. Vamos jogar esse campeonato com um time misto( jogadores da base + atletas com poucas oportunidades). A torcida irá entender que é para o bem. Já a querida FPF, talvez não fique muito feliz.
Que saudade de Carlos Alberto Oliveira.
esse campeonato ultrapassado deveria servir para classificar os times do interior p copa do brasil,nordestao e series C e D e SO!!!!
campeonato ridiculo,grotesco,…so serve de vitoria de pirro, para o çanta cruii
Sport deveria pedir licença dessa bosta!!!
qdo vao jogar na serie C ou D verificam q o time é Uma MERDA rala!!!
Pingback: Toque de Bola FC » Arquivo do Blogue » Centésimo Campeonato Pernambucano começa em dezembro deste ano
sportv vai transmitir o PE13/14 desde a primeira fase, foi uma forçada de barra daquelas essa informação, duvido muitissimo, nem que seja salgueiro x central acho que nao passa nao! a nao ser q seja um jogo exclusivamente para PE.
ja na segunda fase o sportv deve se fazer presente 😀
A SPORTV vai transmitir o pernambucano deste a primeira fase em que só atuarão os clubes intermediários? É isso mesmo? Isso significa que pode acontecer, por exemplo, a transmissão de Araripina x Íbis, se esses times subirem. Ou Salgueiro x Central, ou Centro Limoeirense x Petrolina??????
Duvido que um jogo desses passe na TV!
tenso
Saldo de gols não valer nas fases finais é uma vergonha.
Fórmula até aceitável. Melhor que a do ano passado. Merecia elogio se não fosse a bizarrice do saldo não valer nas semifinais.