O Santa Cruz celebrou a merecida conquista da terceira divisão nacional diante do seu povão, no estádio do Arruda. A festa foi emblemática para o futebol pernambucano, pois foi a 10ª vez em que um campeonato nacional foi decidido em um palco local.
Curiosamente, todos as competições oficiais organizadas pela CBF já foram decididas no estado, com as séries A, B, C e D e a Copa do Brasil.
Em mais de três décadas de história foram quatro decisões desse porte no Arruda, três na Ilha do Retiro, duas nos Aflitos e uma no interior, no Gigante do Agreste, em Garanhuns. Na ocasião, o mando era do Sport.
Nessa estatística são seis finais clássicas, três quadrangulares e uma volta olímpica na era dos pontos corridos. Ao todo, quatro troféus terminaram com os clubes recifenses. Eis a lista completa.
1981 – Arruda – Olaria, Série C (Santa Amaro 1 x 0 Olaria, 01/05)
1987 – Ilha do Retiro – Sport, Série A (Sport 1 x 0 Guarani, 07/02/88)
1990 – Ilha do Retiro – Sport, Série B (Sport 0 x 0 Atlético-PR, 16/12)
1999 – Aflitos – Fluminense, Série C (Náutico 1 x 2 Fluminense, 23/12)
2003 – Gigante do Agreste – Palmeiras, Série B (Sport 1 x 2 Palmeiras, 22/11)
2005 – Aflitos – Grêmio, Série B – (Náutico 0 x 1 Grêmio, 26/11)
2007 – Arruda – Coritiba, Série B – Santa Cruz 2 x 3 Coritiba, 24/11)
2008 – Ilha do Retiro – Sport, Copa do Brasil (Sport 2 x 0 Corinthians, 11/06)
2011 – Arruda – Tupi, Série D (Santa Cruz 0 x 2 Tupi, 20/11)
2013 – Arruda – Santa Cruz, Série C (Santa Cruz 2 x 1 Sampaio Corrêa, 01/12)
os titulos e os acessos da coisa estão em investigação esta semana Luciano Bivaca deu uma declaração que ele resolve tudo nus bastidores .então nem um titulo e acesso da coisa foi legal ,eu teria vergonha se soubesse que o time que eu gosto comprasse titulo ..!!!!!!!!1 vergonha time sem vergonhaaaaaaaaaaaa!!!!!!!1111
A unica atracao do campeonato Pernambucano e ver çanta cruii X ibis (pior time do mundo apos o nauticu) e da 30.000 sofredores, um bando de zumbi comparecer no concreto duro do arruda..Idiotice coletiva,meu DEUS!!!!
30.000 pessoas vendo çanta cruii e IBIS !!!!!
é muita Zoacao..!!!! hehehehehheheheeee!!!
nao ve cristiano ronaldo mas ve calça de rato!!!!
Títutlo é titulo! Não importa a série! pra chegar até lá teve que ganhar de muita gente antes!
Cássio, acho que houve um erro de digitação em 1987 — o certo é B, não é isso? Uma pena mesmo que nunca tenha havido decisão de Série A em Pernambuco e, agora, com os pontos corridos, fica mais difícil ainda!
A verdade sobre o campenato da 3ª divisão conquistado pelo sport em 1987:
http://www.youtube.com/watch?v=JXH-MCRf3QY
ha!, retificando:
Sport tem 39 titulos do Falido campeonato Pernambucano!
A unica atraçao é ver çanta crui X IBIS com publico de
34.000 otarios(todos com a nota…rsrsrs)
Essas torcidas paranoicas, que vivem de espasmos histericos, altos e baixos,e muito mais baixos .
.vivem no mundo da fantasia e no mundo de invejar tudo que o Sport consegue em campo,titulos mais tiulos e um Patrimonio crescente…sem fantasias.. como a Barbiii,que um dia “pensou” que era dona da Arena da copa…rsrs.
DEU no Que deu….A pior campanha da historia do futebol brasileiro!!!e acredito q vai cair pra serie C pela incompetencia RESIDUAL dos incompetentes briguentos…etc!!
Se o que eu falei for mentira, me corrijam! por favor!!!
Vejam so quanta paranoia:
1-Comemorar exageradamente e sem cabimento um titulo da serie C (unico titulo..),um clube que vai fazer 100 anos!!!! ridiculo isso!!
2-Um caça ratos…se achar melhor do que Cristiano Ronaldo! hahahahhahahahahahhahaaa!!!(so difere no contracheque né? rsrsrs)
3-comemorar tri-campeonato Pernambucano, justamente quando o Pernambucano vai acabar.. (Sport recente, foi penta 2 vezes e nao ganhou grana nenhum com isso…tsc…)(sport tem 28 titulos…etc..)
Campeonato Pernambucano vai se transformar brevemente em acesso para os clubes do interioR e so e mais.. çanta cruii tb…para serie C,serie D,e copa do brasil etc..e SO!!!
Conclusao: a Torcida nacruiii vive de fantasias, descabidas!!!!
O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1986, conhecido na época como Copa Brasil (não confundir com Copa do Brasil), foi vencido pelo São Paulo. Foi o segundo título do São Paulo – como o de 1977, conquistado na disputa de pênaltis. Foi, ao todo, a terceira vez em que o Campeonato Brasileiro foi decidido nos pênaltis.
Foi também, provavelmente, a edição mais desorganizada de toda a história do Campeonato Brasileiro de Futebol, embora a concorrência seja difícil (ver, por exemplo, os artigos relativos aos campeonatos de 1971, 1979, 1984 e 1985). Desta vez, a CBF resolveu juntar as Taças de Ouro, Prata e Bronze (respectivamente séries A, B e C) numa única competição, com nada menos que 80 clubes. Foi por conta desta zorra (3 divisões) que o Guarany consegui ser vice-campeão naquele ano.
O módulo amarelo (o do sport e guarany não havia um único clube grande do futebol brasileiro todos, eles estavam no módulo verde que era a 1ªdivisão).
Ganhamos o Brasileiro em Campo: A última partida do nacional daquele ano foi Sport 1 x 0 Guarani. Porém brasileiro tem memoria curta e vale uma ajudinha aos tricolores campeões nacionais da Série C:
1. Flamengo e Internacional se recusaram a jogar o quadrangular final de 87, com o apoio do Clube dos 13. Sport e Guarani foram a campo em todas as datas marcadas. Os clubes que não compareceram tiveram os resultados aplicados por W.O.
2. A CBF cumpriu (apesar da pressão do Clube dos 13) apenas o que constava no regulamento. Vale salientar que a CBF só cumpriu o que tinha no papel para não ter prejuízo com a seleção brasileira, que seria proibida de participar de competições internacionais pela FIFA, caso uma liga nacional pirata fosse validada.
3. Leia-se Liga Pirata por convidar clubes sem o menor critério técnico e, sim por intervenção política e financeira. O que é terminantemente proibido pela entidade máxima do futebol.
4. A divisão por módulos ou grupos, cores e nomes diferentes foi comum naquela época. Clubes como Vasco, Corinthians e até o Bangu se beneficiaram com tal regulamento em anos diferentes e nunca tiveram seu direito de disputar a fase final do brasileiro questionado.
5. Futebol se decide em campo, caso alguma agremiação se recuse a entrar pra jogar tem uma regra antiga e eficaz chamada W.O que derruba qualquer intenção ruim de clubes corruptos: “W.O – Abreviatura de Walk Over, Termo usado quando a vitória é dada a um dos competidores graças a desistência de competir com o outro”.
6. Ganhar a Série D não é mérito, é sim obrigação de qualquer clube que se preze. Alias, qualquer clube que se preze nem chega a disputar tal competição.
Caso tenham mais alguma dúvida quanto ao verdadeiro campeão brasileiro de 87 é só deixar mais uma mensagem abaixo.
Ramiro
Caixa de sabonete ta bom de mais
É o mesmo que par de meias de amigo secreto na festa de confraternização
Repito:
Vamos Analisar com calma…………….
Rapaz:serie C e serie D quarta e terceira…nao vale nada!!!
so mediocres dao valor a campeãode serie D ou serie C!!
Eu pergunto: vc compra carne de terceira num acougue??????
claro q não!!!
carne de terceira não existe,meu filho!!
so vale para os carentes,num clube FALIDO…tsc!
Vamos ter BOM SENSO !!!
vamos ter senso de ESTETICA!!!!!
& tambem sei que os pobres sofredores..locais.. vao dizer que campeonato serie A e copa do Brasil e nordetão foram titulos ROUBADOS hahahahahhahahahahhaaaaaa
Rapaz:serie C e serie D quarta e terceira…nao vale nada!!!
so mediocres dao valor a campeãode serie D ou serie C!!
Eu pergunto: vc compra carne de terceira num acougre??????
calro q não!!!
so vale para os carentes,num clube FALIDO…tsc!
Vamos ter BOM SENSO !!!
vamos ter sensode ESTETICA!!!!!
e tambem sei que vao dizer que campeonato serie A e copa do
Brasil e nordetão foram titulos ROUBADOS hahahahahhahahahahhaaaaaa
Como o Guarani Vice-Campeão Brasileiro em 1986, iria jogar a 2ª divisão em 87 ?
“A CBF fes a trapalhada” KKKKKKKKKKKKK ESSE NÃO ENTENDE NADA DE FUTEBOL, E O PIOR, NEM SE DEU O TRABALHO DE PESQUISAR!
Santa Cruz 2013
Sou campeão brasileiro
A Série pouco importa
Porque o que me conforta
É que o Brasil inteiro
Viu um escrete guerreiro
Valorizando essa taça
Jogando com amor e raça
Para levantar o título
Nesse bonito capítulo
Que a Nação Coral abraça.
Abraça porque conhece
O valor que ela tem
Após tantos vai e vem
A gente agora merece
Sair desse sobe e desce
Pra só pensar em subir
Pra no alto usufruir
Os louros das boas glórias
Conquistadas nas vitórias
Que por certo estão por vir.
E virão porque o Santa
Além dos onze do time
Consta mais um que exprime
Uma paixão que encanta
Que sempre se agiganta
Levando a Coral em frente
E ai de quem nos enfrente
Com uma torcida assim
Porque vai sentir no fim
O poder dessa corrente.
Dois mil e treze pra gente
Foi um ano de sucesso
Pois além de um acesso
O Santa Cruz não contente
Foi campeão inclemente
Tanto no Estadual
Quanto no Nacional
E quer repetir a dose
Pra fechar com apoteose
Um centenário ideal.
Ivan Patriota
Parabéns ao Santa Cruz pela conquista, mas, vamos deixar de distorcer os fatos… Primeiro que o amor pelo clube assim como mostrou a torcida tricolor independe de divisões ou títulos, segundo esse troféu em nada invalida conquistas dos outros clubes. Os argumentos dos flamenguistas e dos tricolores sobre o título de 87 são totalmente infundados, vamos aos fatos:
1 – O módulo verde ou copa união como queiram chamar foi organizado pelo clube dos 13 alijando da disputa clubes sem nenhum critério técnico. Por exemplo, o Guarani vice no ano anterior era de 2ª Divisão no ano seguinte? Claro que Não.
2 – Com a ameaça dos clubes que não foram “convidados” de ir a justiça a saída da CBF foi criar o módulo amarelo, mas, desse momento em diante já ficou definido que haveria o cruzamento entre os vencedores dos módulos. Se vocês acham absurdo pergunto, por que na Copa João Havelange quando aconteceu o cruzamento das chaves o Vasco não se negou a jogar com o São Caetano que era de uma chave inferior? Era o regulamento e ponto final. Foi lá jogou e ganhou, diferentemente de Flamengo e Internacional.
3 – Quando há WO em qualquer disputa o time faltoso não pode simplesmente dizer que “venceria” isso é simplesmente uma suposição de torcedores contrários a Sport e Guarani. Principalmente quando se fala de futebol nem sempre o mais forte vence, e, disso os torcedores principalmente do Santa Cruz sabem…
Parabéns ao Santa Cruz pela Série C, ao Central pela Série B, ao Sport pelas séries A, B e Copa do Brasil e que o Náutico e outros clubes de PE também vençam as disputas nacionais que virão sejam elas quais forem…
Bom, pelo menos o nome do campeão da Série C de 2013 não vai ter asterisco como o do campeão brasileiro de 1987; um feito extraordinário! O título é só nosso, sem embates na justiça, conquistado em cima daqueles que participaram do campeonato da Série C, sem regras mudadas no meio do campeonato e times de outras séries inferiores para disputar o título com o Santa Cruz Futebol Clube. Pode ser da Série C, mas é só nosso!!!
O sport foi campeão do módulo amarelo, Cassio. Como o Flamengo campeão do módulo verde, onde só jogavam time da 1ª divisão não quis jogar com equipes menores como o sport da divisão inferior, a CBF fez a trapalhada de considerar a o módulo amarelo como campeonato brasileiro para topar o clube dos 13, times que organizaram a copa união (modulo verde). Procure se informar antes de postar.
O Sport é cacete mesmo. Na Ilha, só ele deu volta olímpica em competições nacionais.
PST
Conquistar a série C é o mesmo que ganhar caixa de sabonetes no aniversário. Você finge que tá feliz, mas no fundo sabe que é uma merda.
Campeonatos grandes, de elite, que dá vaga na Libertadores do ano seguinte, só o SPORT conseguiu…
CONFERE, PRODUÇÃO?
Gol do grêmio, Barbie lascada, VERGONHA DO MEU ESTADO