A Confederação Brasileira de Futebol revelou a lista de participantes na Copa do Brasil de 2014. Serão 87 clubes, dos quais três pernambucanos.
Santa Cruz, Sport e Náutico.
Campeão, vice e 3º lugar do Estadual de 2013. Porém, está faltando algo…
O Campeonato Pernambucano do ano passado previa quatro vagas para o futebol local no torneio nacional. O regulamento era claríssimo.
Além dos três primeiros colocados na classificação geral, ainda haveria uma vaga para o campeão do primeiro turno. No caso, foi o Náutico. Como o Timbu foi o 3º lugar geral, a vaga foi destinada ao 4º colocado. No caso, o Ypiranga.
O alviazulino de Santa Cruz do Capibaribe vivia a expectativa de se tornar o sétimo time do estado a disputar a Copa do Brasil.
A surpresa veio nesta quinta-feira, com a notícia no site da CBF, com a divulgação de todos os participantes (veja aqui).
Pernambuco só foi contemplado com três vagas. A Bahia conseguiu quatro.
Veremos a posição da FPF sobre a ausência do Ypiranga…
Atualização: em entrevista ao blog, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, afirmou que a fórmula do Estadual foi feita segundo o Ranking da CBF de 2013. Em 8º lugar, o futebol local perdeu a vaga. Assim, segundo o dirigente, a quarta vaga não estava “garantida”, por mais que o regulamento apontasse o contrário. A explicação fica mais confusa porque Pernambuco já estava em 8º em 2012. Ou seja, teoricamente a vaga nunca existiu, num erro da federação…
Na verdade PE nunca teve essa vaga. Tem direito a 3 vagas para a Copa do Brasil. E só! Nos anos que tinha mais clubes, era porque essas 3 vagas eram preenchidas por um clube pequeno, e um dos três grandes ficavam com a vaga via Ranking CBF. PE não perdeu vaga nenhuma pelo desempenho dos clubes (manteve-se na 8ª posição no RNF)
O erro está no regulamento por prever número de vagas. Agora que o critério passou a ser o Ranking de estados não dá mais pra ter a certeza de quantas vagas cada estado terá. O DF mesmo informava no regulamento que haveria a definição dos classificados para a Copa, mas não dizia quantos. Dito e feito, o DF que teve três representantes em 2013 só terá dois este ano pois perdeu uma posição para o Mato Grosso.
O YPIRANGA tem que entrar com uma ação contra a federação, a “FPF” e exigir o direito que tem, se esta escrito que que a maquina de costura tem esse direito, então tudo se resolve na justiça.
MAIS UM INCOMPETENTE ADMINISTRANDO O FUTEBOL PERNAMBUCANO, ATÉ QUANDO VAMOS TER QUE AGUENTAR ESSAS PALHAÇADAS. AQUI, SRs. DIRETORES DE CLUBES PERNAMBUCANO DO INTERIOR, JÁ ESTAR NA HORA DE MUDAR, VOCÊS DEVERIAM CRIAR VERGONHA NA CARA E ELEGER UM REPRESENTANTE DIGNO DA FPF E QUE DEFENDAM OS INTERESSES DO FUTEBOL DO INTERIOR PERNAMBUCANO.
SACANAGEM HEIN ???
Vergonha!
Pingback: Pernambucanos derrubaram 77 times e caíram 60 vezes na copa nacionalBlog de Esportes | Blog de Esportes
Não é de todo ruim… é menos uma derrota nas estatísticas de PE na Copa do Brasil
Cassio, a culpa foi da federação pernambucana. PE está em 8º no ranking da CBF e apenas até o 5º colocado tem direito a 4 vagas. Por burrice do nosso presidente, ele tirou NÃO SEI DE ONDE ESSA QUARTA vaga e disse que uma delas iria para a primeira fase do estadual. Se ele tivesse dito que apenas os dois primeiros do estadual (Santa e Sport) ficariam com uma vaga e o campeão da 1ª fase outra, o Náutico teria ficado com uma vaga dos 10 primeiros pelo ranking dos que não se classificaram via estadual. A Bahia fez isso, deu uma vaga para o campão da Copa Governador do Estado da Bahia (Feira de Santana), outra vaga para o VICE-campeão da primeira fase do estadual (Juazeiro), já que o campeão vai pra Copa do Nordeste e a outra para o campeão baiano (Vitória). Temos um presidente imbecil que não sabe interpretar regulamentos!