Agora centenários, Sport, Náutico e Santa Cruz também vestem as mesmas cores há cem anos. Parece óbvio, mas no futebol brasileiro as mudanças nos uniformes, cores ou estampa, é algo bem comum. Dos três clubes, aliás, um chegou a vestir outro padrão. Em seu primeiro ano, a Cobra Coral foi alvinegra. Adotou o vermelho para se diferenciar do Flamengo do Recife.
Nesta postagem, os primeiros jogos e registros fotográficos das equipes, não necessariamente nos dias das partidas pioneiras. Apesar do registro em preto e branco, percebe-se os mesmos design nos padrões oficiais atuais de rubro-negros, alvirrubros e tricolores. Tradição.
22/06/1905 – Sport 2 x 2 English Eleven (Campo do Derby)
Elenco rubro-negro em sua primeira temporada no football.
15/07/1909 – Náutico 3 x 1 Sport (British Club)
Equipe titular do Timbu registrada no ano seguinte à estreia.
08/03/1914 – Santa Cruz 7 x 0 Rio Negro (Campo do Derby)
Equipe em 1917, com o primeiro negro a atuar no estado, Teófilo Batista.
Pingback: Os clássicos mais antigos do país, com Náutico, Sport e Santa Cruz desde 1917 | Blog de Esportes
Pra mim a camisa alvinegra do Santa é a mais bonita da história do clube, não deveria ter mudado. Os 3 grandes de Recife tem o vermelho, se o Santa fosse alvinegro se diferenciaria mais. Fora que a nossa camisa cobra-coral foi influenciada pelo desprezível Flamengo…
Sport mantém a tradição com a camisa até hj. Somos os primeiros rubro-negros do Brasil? Sei que o Flamengo só começou a usar vermelho e preto neste formato depois de 1912. Confere?