A relação Arena/Metrô, a mãe de todos os erros em Pernambuco

A Arena Pernambuco foi lançada pelo governo do estado em 15 de janeiro de 2009, num projeto integrado a algo maior, a Cidade da Copa, uma nova centralidade urbana na zona oeste do Recife. O novo campo utilizaria de forma massiva o metrô, um modal sem conexão direta com os estádios da capital.

O transporte nos trilhos seria o grande diferencial na mobilidade, com uma nova estação de metrô, a Cosme e Damião, a apenas 700 metros da arena. Pois bem. O estádio (R$ 650 milhões) e a estação (R$ 7,4 milhões) foram construídos… e a ideia inicial, tão divulgada pelo estado, acabou relegada.

De forma incompreensível, a arena ficou a uma caminhada de 4,1 quilômetros do acanhado terminal de Cosme e Damião, ou 485% acima da previsão inicial. Por isso, e pela falta de integração ao Metrorec nos jogos noturnos, o formato – que utilizou bastante dinheiro público – ainda não surtiu efeito na arena.

Agora, o poder público agora tenta lançar a versão de que a estação já estava prevista antes do estádio, sem uma relação direta com o projeto. No entanto, o terminal de Cosme e Damião só foi viabilizado por causa da arena, tanto que o gasto foi inserido na Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo.

Vamos a exemplos de outros estádios de ponta, no Brasil e no exterior, nos quais o metrô é o principal modal para o transporte do público. Através do Google Maps, com o mesmo zoom, é possível notar a disparidade.

No caso do estádio do Porto, a estação portuguesa fica dentro do estádio. Entre os exemplos, o mais distante foi o campo da Internazionale e do Milan, com cerca de dois quilômetros, ou metade do caminho em São Lourenço da Mata.

Ou seja, em todos os estádios o trajeto entre a estação e o campo é inferior a apenas um sentido no percurso para o modelo pernambucano.

Estádio do Dragão (Porto, Portugal) – Estação integrada

Estádio do Dragão. Crédito: Google Maps

Santiago Bernabéu (Madri, Espanha) – 220 metros

Santiago Bernabéu. Crédito: Google Maps

Wembley (Londres, Inglaterra) – 400 metros

Wembley. Crédito: Google Maps

Camp Nou (Barcelona, Espanha) – 450 metros

Camp Nou. Crédito: Google Maps

Maracanã (Rio de Janeiro, Brasil) – 500 metros

Maracanã. Crédito: Google Maps

Estádio da Luz (Lisboa, Portugal) – 550 metros (inclui retorno)

Estádio da Luz. Crédito: Google Maps

Stade de France (Saint-Denis, França) – 650 metros

Stade de France. Crédito: Google Maps

Amsterdam Arena (Amsterdã, Holanda) – 700 metros (inclui retorno)

Amsterdam Arena. Crédito: Google Maps

Allianz Arena (Munique, Alemanha) – 1,38 km

Allianz Arena. Crédito: Google Maps

San Siro (Milão, Itália) – 1,9 km

San Siro. Crédito: Google Maps

Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata, Brasil) – 4,1 km (inclui retorno)

Arena Pernambuco. Crédito: Google Maps

59 Replies to “A relação Arena/Metrô, a mãe de todos os erros em Pernambuco”

  1. Senhores: a Secretaria das Cidades vai desengavetar, breve, o projeto que cria uma estrada pedagiada, moderna, com ciclofaixa, quatro pistas de rolamento, que parte do Hospital Evangélico, no bairro da Torre, percorre a margem direita do Rio Capibaribe e em menos de 20 minutos estará na Cidade da Copa, no estacionamento da Arena Pernambuco. Como se vê, os moradores da Torre, da Madalena, dos Aflitos, das Graças, Rosarinho, Casa Forte, Boa Vista Arruda, Apipucos, Cordeiro etc. terão como ir de carro facilmente fazer coisa que o pernambucano gosta: torcer pelos times locais. Como se vê, o projeto é bom, é executável, é moderno. Mas a execução total das obras pede tempo, pede paciência.

  2. Era perfeitamente possível colocar a estação mais próxima do estádio e mesmo assim contemplar a população local. Sem sofismas, por favor!!!
    O problema é que prometeram mundos e fundos (inclusive que a Copa seria financiada pela iniciativa privada) e fizeram remendos. A Copa é um fiasco. Estamos a menos de 100 dias da mesma e nem parece que a RMR é sede de Copa do mundo. Obras de mobilidade que são meros remendos em vias pré existentes, com viadutos mal feitos e que só fazem empurrar o engarrafamento mais para frente. Sei que petistas e membros do PSB estão se digladiando (antes eram amiguinhos) mas sem demagogia ,por favor. Com os bilhões que foram gastos, era possível fazer muito mais. Inclusive era possível fazer um estádio melhor que esse aí, dentro da cidade, com melhora substancial na infraestrutura da RMR.

  3. Agora é claro que é preciso completar as obras estruturadoras, as obras complementares. Por exemplo, naquele dia que fomos ao jogo entre Botafogo e Fluminense, no ano passado, ao sairmos da Arena e pegarmos o metrô até a estação aeroporto do Recife, tivemos de atravessas a pé uma avenida grande, acho que se chama Manuel Morais, se não me engano, porque a passarela do metrô que ligaria a Arena ao mesmo Metrô ainda não estava pronta. Alguém sabe dizer se a construção da passarela está pronta? Para os outros estados do Nordeste que não tem time na serie A é importante que peguemos o avião em Fortaleza, em Natal, Maceio, desçamos no aeroporto, peguemos o metrô, na ida e na volta do Estádio, e que não precisemos atravessar a tal Avenida Manuel de Morais a pé. Disseram-me, depois, que naquele dia do jogo do Botafogo e Fluminesnes jogavam no Recife Sport num campo e Santa Cruz no Outro e mesmo assim as rendas nos três jogos foi equilibrada. Portanto, não se pode menosprezar um potencial turístico e esportivo desses e aonde está esse potencial está o empresariado atras de lucro e por isso acho que a Arena Pernambuco é um êxito. É só completar o Projeto.

  4. A Arena Pernambuco é, também, a mais bem localizada do ponto da logística. Ela está às margens da BR 408 que leva a Campina Grande, a todo o interior da Paraíba, ao Ceará de onde sempre acorrem aos estádios do Recife, torcedores. Essa mesma BR liga a Arena às Alagoas, de onde vem sempre bom público ver o futebol jogado no Recife. A Arena está também às margens da BR 232, o que facilita a vida dos caruaruenses e até dos baianos que residem na região de Paulo Afonso e que torcem pelo Flamengo, pelo Vasco. Com a construção do chamado Arco Metropolitano, que ligará a Arena Pernambuco à BR 101, estará feita a conexão para que os paraibanos de Joao Pessoa e os Portiguares, sobretudo os natalenses torcedores fervorosos do Flamengo, do Vasco, do Botafogo, venham ao Estado, pela BR 101 e pelo Arco Metropolitano. De modo que a Arena Pernambuco é a mais bem localizada. Atende, como se vê, grande público alvo. Agora, um complexo grandioso desses, uma projeto que visa o futuro, envolve quatro rodovias interestaduais, e que interessa a cinco estados, (PE,PB RN, AL, CE, BA) não pode ser executado em tempo curto de três anos. O grande passo inicial foi dado: a própria Arena. Os demais serão efetivados.

  5. É fácil consertar isso. Basta uma estação de metrô pegada ao estádio. A descentralização urbana do Recife através do estádio, parece que deu o primeiro passo. Sob certo ponto de vista, a Arena Pernambuco, é a mais bem localizada de todas as construídas para a Copa do Mundo. No exíguo prazo não dava para terminar a primeira Smart City da América Latina, a Cidade da Copa. Entretanto, essa pressão dos senhores é boa. É assim que as coisas funcionam: com a pressão da população, da Mídia, do poder econômico, as coisas acontecem, e as autoridades e o poder econômico executarão o projeto. Mesmo os despeitados, os bairristas da Região, sempre com uma ponta de ciúme, alguns com indisfarçável inveja do Recife (sim, mesmo com todos os seus problemas, o Recife, é o Recife), ao criticar, somam forças para a conclusão do Projeto.

  6. Copiando e Colando Valdir:”A estação Cosme e Damião foi o resultado da pressão da comunidade de mesmo nome, que reclamava da distância que tinham que percorrer até a estação Camaragibe vendo o trem do metrô passar nas suas portas.” O resto.. sem comentários, bem..só um!! Até quando teremos pensamentos Provincianos na “nossa” Imprensa? Mais outro,…….. prometo que será o último!! Em época de Pré Eleição para Presidência, qualquer comentário desqualificando um Projeto feito por um dos Candidatos, parece suspeito, digamos!!! Temos que “olhar” com algumas ressalvas…..

  7. Pedro, não concordar com a matéria tudo bem, mas nem SABER onde o Cássio nasceu é fogo. Ele é amapaense e não baiano. Outro ponto a ser colocado é a questão da mobilidade, e neste aspecto o cara tá certo. Um estádio no meio do nada. Faltou visão….

  8. Acredito que a arena, ficou em um bom lugar. Pior é você andar km para apanhar um onibus. A estação Cosme e Damião foi para a communidade e não pra arena, o governo muito inteligente aproveitou a construção da arena e serviu a comunidade com a estação. Parabéns Governo do Estado de Pernambuco.

  9. Acho que não tem como os jogos do Sport E Santa serem lá, por que seria em vez de arena de futebol seria arena de guerra das torcidas organizadas. Esse estadio vai virar um monumento apenas isso!

  10. Realmente a Estação Cosme e Damião Já era projeto antigo e tornou-se realidade em virtude da pressão popular e do advento da Copa.

  11. 3 clubes, 4 estádios. Essa conta nunca fechará, e quem eternamente pagará é o contribuinte. O erro maior foi a construção desse elefante branco, suntuoso e imprestável. Foi mais um absurdo desse mundo político, que sempre joga tudo nas costas do contribuinte.

  12. Em qualquer lugar racional do mundo um projeto de reformulação de parte da capital do estado iniciaria com a construção de um novo aeroporto LONGE do perímetro urbano.

    Depois da inauguração dele se aproveitaria a extensa área do Guararapes/Gilberto Freyre para vários empreendimentos, inclusive uma “arena” multiuso, bem como liberando um melhor aproveitamento dos bairros no entorno do atual – Imbiribeira, Jordão, Prazeres, parte de Boa Viagem, etc.

    Mas no nosso caso já havia “comprometimento$” com certa Empreiteira, proprietária de uma área desvalorizada, longe de tudo.

    E aí…

  13. Esse BABACA (Cassio) é baiano e vive metendo o pau em Recife, com se naquela Porra de Salvador, existisse pelo menos trem. Fui

  14. O comentário de Valdir é esclarecedor!

    A estação foi construída para servir à comunidade, DIARIAMENTE, ou para servir aos torcedores, 2,3, ou 4 vezes por mês?

  15. ATÉ HOJE EU ME PERGUNTO QUANDO VOU PRA JOGO DO NÁUTICO NESTA ARENA, CADÊ A TÃO PROMETIDA CIDADE DA COPA ??

    POR QUE FAZER UM ESTÁDIO NO MEIO DO NADA ?? PARA JOGAR DINHEIRO FORA ??

    ATÉ AGORA SÓ QUEM JOGA LÁ É O NÁUTICO, E POR SER LONGE É DIFÍCIL LOTA ESSA ARENA, A NÃO SER QUE, SEJA UMA FINAL DE CAMPEONATO, ENVOLVENDO OS 3 CLUBES DA CAPITAL.

  16. OS POLÍTICOS ESTÃO POUCO SE LIXANDO SOBRE O PÓS. OU SEJA SE VAI DAR CERTO OU NÃO, ISTO PRÁ ELES É UM SIMPLES DETALHES.

    O QUE INTERESSA É OS SUPER FATURAMENTOS QUE VÃO SER DILUÍDOS NOS SEUS BOLSOS. DERRUBAR OU FAZER OUTROS ELEFANTES BRANCOS, É SÓ PEGAR UMA CANETA OU APERTAR O DEDO LÁ NO PAINEL DA CÂMARA EM BRASÍLIA, E ASSIM O DINDIN ESTÁ LIBERADO PARA MAIS FALCATRUAS.

    ENFIM O DINHEIRO NÃO SAI DO BOLSO DELES MESMO, E SIM DE NÓS TRABALHADORES .

  17. MAIS UMA PROVA COMO OS POLÍTICOS FAZEM COM O DINHEIRO PÚBLICO. CORRUPÇÃO, ROUBO E DESCASO PARA NÃO FALAR OUTRA COISA. UMA GRANDE VERGONHA!!!!!!!!!!!!!

  18. A estação Cosme e Damião foi o resultado da pressão da comunidade de mesmo nome, que reclamava da distância que tinham que percorrer até a estação Camaragibe vendo o trem do metrô passar nas suas portas.
    A inclusão da estação no pacote da copa foi uma oportunidade de agregar o que já estava previsto, embora do conhecimento de poucos. Quem tiver alguma dúvida é só localizar os líderes comunitários que participaram da pressão popular e perguntar.
    Desta forma, percebemos que a localização e o seu dimensionamento não foram projetados para a copa, mas para atender a necessidade da população.

  19. Caramba!!!
    Só descobriram isto agora ? ! ? ! ?
    Sempre foi muito óbvio mas os “especialistas” não conseguem enxergar o trivial ululante!
    Este estádio só não é pior porque alavancou a duplicação da BR408 e arredores mas para futebol – uma lástima.

  20. O fumo é tão grande na construção desta Arena que é mais vantagem demoli-la do que pagarmos por ela durante 30 anos.

    Se não já bastasse o absurdo a construção desta Arena Pernambuco, mais absurdo ainda é a criação desta mini-estação Cosme Damião a 4 KM do estádio, principalmente porque ao redor do estádio nada existe. Qual a justificativa desta distância?

  21. Estive no Estádio do Dragão. Todas as linhas do metrô da cidade do Porto iniciam ou terminam no Dragão. Os governantes lá tem outro tipo de pensamento quanto ao transporte público

  22. Antes tivessem feito a Arena Recife -Olinda, como se pretendia inicialmente. Pelos menos o cara tinha a opção de utilizar várias linhas de ônibus, táxi, bicicleta ou mesmo ir e volta à pé. Fizeram o Estádio mas não se preocuparam com a infraestrutura a despeito da fortuna gasta.Mas não tem problema. Tem brasileiro bobo alegre para pagar a fatura nos próximos 30 anos!!!

  23. ABSURDO total isso…e qual o motivo?? ninguem explica??

    So ficou bom pra empresa de Onibus ….

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