A Arena Pernambuco foi lançada pelo governo do estado em 15 de janeiro de 2009, num projeto integrado a algo maior, a Cidade da Copa, uma nova centralidade urbana na zona oeste do Recife. O novo campo utilizaria de forma massiva o metrô, um modal sem conexão direta com os estádios da capital.
O transporte nos trilhos seria o grande diferencial na mobilidade, com uma nova estação de metrô, a Cosme e Damião, a apenas 700 metros da arena. Pois bem. O estádio (R$ 650 milhões) e a estação (R$ 7,4 milhões) foram construídos… e a ideia inicial, tão divulgada pelo estado, acabou relegada.
De forma incompreensível, a arena ficou a uma caminhada de 4,1 quilômetros do acanhado terminal de Cosme e Damião, ou 485% acima da previsão inicial. Por isso, e pela falta de integração ao Metrorec nos jogos noturnos, o formato – que utilizou bastante dinheiro público – ainda não surtiu efeito na arena.
Agora, o poder público agora tenta lançar a versão de que a estação já estava prevista antes do estádio, sem uma relação direta com o projeto. No entanto, o terminal de Cosme e Damião só foi viabilizado por causa da arena, tanto que o gasto foi inserido na Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo.
Vamos a exemplos de outros estádios de ponta, no Brasil e no exterior, nos quais o metrô é o principal modal para o transporte do público. Através do Google Maps, com o mesmo zoom, é possível notar a disparidade.
No caso do estádio do Porto, a estação portuguesa fica dentro do estádio. Entre os exemplos, o mais distante foi o campo da Internazionale e do Milan, com cerca de dois quilômetros, ou metade do caminho em São Lourenço da Mata.
Ou seja, em todos os estádios o trajeto entre a estação e o campo é inferior a apenas um sentido no percurso para o modelo pernambucano.
Estádio do Dragão (Porto, Portugal) – Estação integrada
Santiago Bernabéu (Madri, Espanha) – 220 metros
Wembley (Londres, Inglaterra) – 400 metros
Camp Nou (Barcelona, Espanha) – 450 metros
Maracanã (Rio de Janeiro, Brasil) – 500 metros
Estádio da Luz (Lisboa, Portugal) – 550 metros (inclui retorno)
Stade de France (Saint-Denis, França) – 650 metros
Amsterdam Arena (Amsterdã, Holanda) – 700 metros (inclui retorno)
Allianz Arena (Munique, Alemanha) – 1,38 km
San Siro (Milão, Itália) – 1,9 km
Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata, Brasil) – 4,1 km (inclui retorno)
Olá. Bom dia.
Uma pequena correção se faz necessária, sou torcedor do Sport mas estou radicado no Rio de janeiro e aqui ao contrário do que informa a matéria a distância percorrida entre a saída da estação Maracanã e os acessos ao estádio não chegam a 200 mts.
Esse vídeo é muito esclarecedor, começou a ser filmado exatamente na saída da estação e como se pode observar a rampa do maraca já se apresenta em seguida.
Segue:
.
http://www.youtube.com/watch?v=Q_xMbhY414k
.
Forte abraço.
Na verdade a Cidade de São Lourenço da Mata tornou-se barriga de aluguel para essa projeto, os 104.mil habitantes desse Município não ganharam absolutamente nada com a copa.
Claro que antes de construir o O ARENA Itaipaba-Odebrech ou o….TIP,O Centro de convencoes…,A Ceasa então,!.. so tinha mato la..grande descoberta, descobriu a polvora!! hehehhehehe
Nao interessa se foi o Partido.”.PSTB”,se foi o PT ,se foi PSB ,PSDB…se foi ” têrêtêtê”…quem construiu..
isso aqui é Irrelevante..PÔ!
É PERNAMBUCO ! e Recife crescendo!! isso SIM!, interessa a todos
recifences,paraibanos,alagoanos,cearences ,riograndenses do norte e do sul .Amapaense..Amazonenses..e de todos brasileiros que tiram o ganha pão em Recife..!
E foram bem acolhidos em Recife.! alguns se destacam e recebem titulo de cidadão recifense..etc..
Recife é metropole..! com os problemas inerentes..
Eu torço por Pernambuco e Obras descentralizadors..isso sim!
Uma obs:A Arena Rubro-negra é realmente super bem localizada sim!
Meu caro Zirpoli. Brilhante o seu artigo e comparações ilustrativas. Quero apenas acrescentar alguns tópicos. A cada dia que passa o trânsito na Av. Recife piora mais, a ponto de, no meu caso, ter tentado ir a Gravatá num fim-de-semana, sexta-feira, às 15:30, e enfrentado um gigantesco engarrafamento que me fez ficar parado em frente à Justiça Federal. Às 18:00 horas resolvi retornar para casa , com muita dificuldade. Isto é, não consegui sair do Recife o que me deixou injuriado com o próprio estado. Na Abdias de Carvalho o quadro é o mesmo. O que está ruim continua piorando. Quanto ao metrô, você mesmo dissertou para nós. Tudo isso torna a Arena ( que foi apelidada de MORADA DA PAZ ), LOCAL DE DIFÍCIL ACESSO, E QUE FICARÁ MUITO PIOR. Certamente ficará inviável, o que forçará o Estado de PE a encampá-la, pois até hoje só vem dando prejuízo. Ninguém quer jogar ali. Nem mesmo o Santa e o Sport carrearão grandes públicos nos seus jogos ( forçados pelo Governo). Entretanto, para que o monumental gasto com esse equipamento, inteiramente inútil, não seja completamente perdido, o Estado pode adotar algumas intervenções para assistir à população circunvizinha: adaptação de creches; postos de saúde e dentários; escolas; postos de atendimento para expedição de documentos; postos de vacinação; delegacia de polícia; quartel do corpo de bombeiros; teatro público; posto do TSE; posto do DETRAN; feira artesanal ao ar livre; paradas de ônibus para as cidades limítrofes e Capital; mercado público; postos da CELPE e da COMPESA e outros que me fogem à memória. Errar é humano ( não foi nesse caso, e sabemos o que sucedeu…), mas há possibilidade de reparar a sangria imposta aos cofres públicos. Encampemos essa ideia, certamente a população, enganada, roubada e espoliada, agradecerá…
arena\matão nunca mais,isso se chama sacrificio ou sacrilegio,ir a esse elefante branco.distante de tudo e de todos,sem contar que o local e super esquisito e sombrio,tanto de dia,como á noite.se forem a jogos nessa vila\matão não esqueçam de levar o KIT DE SELVA,pois a arena e dentro de uma mata selvagem,e fechada.
Esse Eduardo Campos é um governador midiático mesmo, prometeu uma cidade no entorno da Arena, Cidade da Copa, mas só se vê mato até onde vai a vista. Nos restou um elefante branco, devido à sua péssima localização e o pior temos que pagar essa conta nos próximos 30 anos, pois o nosso querido governador prometeu que os 3 clubes da capital jogariam nessa Arena e só conseguiu colocar seu timinho do coração que não conseguia lotar o “imenso” estádio dos Aflitos e como Sport e Santa não toparam pagamos essa conta todo mês para Odebrecht. Só fui a essa Arena uma vez e não pretendo voltar, pois se copa das confederações tinha uma centena de ônibus e várias viagens de metrô, para jogos de times de PE temos é uma espera de três horas para chegar ao metrô (que dependo da hora nem aberto estará) e esperar mais uns 45 minutos para conseguir entrar em um vagão superlotado… Em resumo essa Arena foi uma verdadeira piada de mau gosto do Coronel Dudu!!
Em 2007, vi um especialista da Prefeitura do Recife defendendo a Ilha do Retiro como local para os jogos. Destacava ele a proximidade da estação Joana Bezerra (1,6 km), proximidade ao Rio Capibaribe (200 m), localizada em uma via importantíssima para a cidade, Abdias, e próximo ao coração do fluxo de trânsito, a Agamenon. Dizia ele que o metrô e o rio não se encontraria no Arruda, nem nos Aflitos e o problema do trânsito das grandes avenidas não era problema e sim a grande oportunidade que o Recife teria de resolver o complicado trânsito da cidade. Ninguém quis ouvir e a Arena não virou um novo vetor de desenvolvimento – como prometeu o governo do Estado – e agora esse estudo comparativo prova que o cara da Prefeitura estava certo.
Ronaldo Silva, quando se fala em Brasil 2014, não se trata apenas de futebol. Se trata do fato do Estado ter, em 2007, prometido uma Copa financiada pela iniciativa privada, o que não aconteceu. Se trata do Estado ter prometido infraestrutura visando melhorias na qualidade de vida das populações das cidades sedes, o que não estamos vendo. Ingressos vendidos só trarão benefícios a FIFA. É óbvio que se tratando de Copa do mundo brasileiros comprariam ingressos. Brasileiros assistem jogos e pagam caro em pocilgas. Nada mais natural pagarem caro em estádios remendados. Uma Copa uma cidade sede, a 4 meses do evento, fica ameaçada de ser descartada não pode ser coisa séria. Mas, analisando Recife, não vimos nada de substancial no que se refere a infraestrutura. O governo do Estado está sofrendo para REFORMAR vias de ônibus PRÉ-EXISTENTES. Prometeram uma CIDADE DA COPA e agora diante da incompetência evidente (camuflada pela imprensa local e ignorada por um povo de memória curta) estão prometendo uma CIDADE PÓS COPA com vias de acesso que JÁ DEVERIAM ESTAR PRONTAS mas supostamente ficarão prontas após a Copa. Li sobre o projeto Catar 2022. A final será em um estádio que ficará em uma cidade a ser levantada, chamada Lusail. Quem quer apostar comigo que a cidade catariana ficará pronta antes da CIDADE PÓS COPA pernambucana ?
A Arena Pernambuco é a mais bem localizada do ponto da logística. Às margens da BR 408 que leva a Campina Grande, a todo o interior da Paraíba, do Ceará, de onde sempre acorrem torcedores aos estádios do Recife. Essa mesma BR liga a Arena às Alagoas, de onde converge igualmente bom público ver o futebol jogado no Recife. A Arena está também às margens da BR 232, o que facilita a vida dos caruaruenses, garanhuenses e até dos baianos que residem na região de Paulo Afonso e que torcem pelo Flamengo, pelo Vasco. A construção do chamado Arco Metropolitano, que ligará a Arena Pernambuco à BR 101, a partir de Goiana, atrairá os paraibanos de Joao Pessoa e os Portiguares, sobretudo os natalenses, torcedores fervorosos do Flamengo, do Vasco, do Botafogo, do Fluminenses. De modo que a Arena Pernambuco é a mais bem localizada, atende a diversos Estados. Atende, como se vê, grande público alvo. Agora, não se executa rapidamente um complexo grandioso desses, um projeto que visa o futuro, projeto que envolve quatro rodovias interestaduais, que é do interesse de seis Estados, (PE,PB RN, AL, CE, BA). O grande passo inicial foi dado: a própria Arena. Os demais serão efetivados: o Arco Metropolitano. O Ramal Da Copa. A Estação do Metrô na porta da Arena. A Triplicação da BR 232 até a conexão com a BR que passa na porta do estacionamento da mesma Arena. O Corredor De Bus Rapid Transit Leste Oeste. A auto estrada pedalada de quatro faixas que parte da Torre, de junto do Hospital Evangélico, e vai pela beira do Rio Capibaribe até às portas do Estádio. Agora não se executa em serviço desses de forma rápida. O tempo é o grande alisado dos pernambucanos.
Faltou o estádio Independência, em Belo Horizonte, fica a uns 500 metros da estação Horto do metrô.
Meu amigo: estamos aqui falando de Futebol,de Copa do MUndo…de vendas de ingresso que é sim um Parâmetro para avaliar qualquer espetaculo..!
Alem de incrementar o turismo de forma imprevisivel para maior..!(o turismo em Barcelona aumentou e nunca mais voltou aos niveis de antes da Copa do Mundo……da espanha.)
Parametro pro acaso é o seu mau humor????? hehehehee
Estamos falando aqui…em Legado…Recife é unica sede que o Legado sera uma cidade inteligente..(não é para Burros..)(um grande Bairro)
Ou sera que um Grande Bairro nao é Legado?????
(melhorando a mobilidade?)
Vai ficar para o futuro..pra quem acrditar!!
Quem nao acreditava na ceasa..no TIP,no Centro de convenções..no Metrô para esse, nao tem jeito não!!!!
1) Acho incrível o grau de alienação do povo brasileiro. O cara usa venda de ingresso como parâmetro para afirmar que a Copa não é um fiasco. Quando falo em fiasco falo na relação dinheiro torrado x legado. Será que é difícil compreender isso ?
2) Cássio, independente de ordem dos fatores, na relação distância metrô x estádio, o fato é que não deveria estar como está. Da forma como está o único acesso prático é a 408 e ela não suporta um fluxo de pessoas de forma simultânea para o estádio.
3) De promessa em promessa brasileiro é feito de bobo alegre e se contenta com isso. Prometeram uma cidade, entregaram só o estádio. Vocês acham mesmo que vão construir uma via expressa da torre até o estádio APÓS a Copa ? O governo está penando para finalizar REFORMAS EM VIAS DE ÔNIBUS PRÉ EXISTENTES!!! Se amanhã o governo prometer um trem bala de Goiana até Xexéu , com prazo de conclusão em maio 2014 vai ter brasileiro bobo alegre acreditando e dizendo que PE é um estado de vanguarda!!
Bem….Bem….Bem…..Pelos comentários aqui Postados contra a Construção da Arena e sua Mobilidade, não adianta argumentos tipo:
– A Localização da Arena inserida nas PE 480 e PE 232 e a menos de 5 km da BR 101, facilitando o acessos de todos, inclusive moradores de Jaboatão “Velho”, Moreno, Vitória, Chã Grande, Gravatá, Bezerros, Caruaru, etc. Boa Viagem, Olinda, João pessoa, Maceió,etc
– Crescimento da Metrópole “do Centro para fora”, tendência Mundial pra melhorar transito, melhor qualidade de vida, etc
– Enquanto não estiver pronta por Completa a Cidade da Copa, teremos 2 Estações de Metro, TIP e Cosme e Damião (menos de 5 km)dando Suporte e com uma boa logística Metro x Arena x Ônibus, tudo se resolverá até que seja viável a construção de outra Estação, bem próxima a Arena.
– Também não adianta argumentar que a Arena é apenas a “Cereja do Bolo” de um Mega Projeto, que antes de tudo merece aplausos pela visão empreendedora do Futuro! Parabéns ao Governo do estado!
E para finalizar, que pena que a velha Politica do Caranguejo, “quando um tenta sair da Lata, é derrubado pelo de baixo”, nesta época de Eleição para Presidente do Brasil, voltou com toda força! Talvez se a Estação Cosme e Damião tivesse sido feita na Ilha dos Irmãos Castro (Cuba), perto do Porto Muriel, não teríamos tanta Polemica!!
Concordo. Esse projeto não tá bem planejado, mas se a intenção era descentralizar, tá servindo apenas de forma ‘provisória’.. pois só dps da Copa saberemos se essa tal ‘descentralização’ da região urbana foi ‘benéfica’ ou não.. Sinceramente, fico com uma “pulguinha” atrás da orelha. Sempre fui a favor desse estádio ser entre Recife-Olinda, pois, na minha concepção atrairia mto mais os estrangeiros, ajudaria mto na mobilidade, shows, eventos e até para os clássicos estaduais (tendo menos aborrecimento os torcedores com a questão da locomoção/transporte). Enfim, disseram que SLM era um local estratégico, que seria a “Cidade da Copa” (sinceramente, sempre achei ‘utopia’ e puro marketing governamental). Creio, piamente, que os estrangeiros vão ver os jogos na Arena e, rapidamente vão “zarpar” para Recife e Olinda para aproveitar as praias, cidade alta, shows, eventos e etc.. Ou então, vão pegar uma Van, como já é de ‘praxe’, e desfrutar do nosso cobiçado litoral sul ( Enseada dos Corais, Porto de Galinhas, Maracaipe, Serrambi, Tamandaré, Toquinho e adjacências) . Aguardar.
Só a podridão dos políticos, dos empresários picaretas e dos bandidos que dirigem o futebol, explica todo este estado de desmandos e malfeitos. Já desisti de dar atenção ao futebol há um bom tempo. Não vale mais a pena. Por mim, o futebol atual, incluindo a porcaria da seleção, pode se danar.
COMENTÁRIO
Pelos comentários aqui no post, percebi que algumas pessoas não entenderam a relação da distância entre o estádio e a estação de metrô.
Não é a Estação Cosme e Damião que ficou longe da Arena Pernambuco após a construção, mas o contrário…
A linha de metrô (TIP/Camaragibe) já existia e a nova estação teria que ser mesmo naquele ponto – só seria diferente caso um desvio nos trilhos alcançasse o terreno já em São Lourenço, o que não foi dito no lançamento de todo o projeto, em janeiro de 2009.
A diferença é que, na ideia original, o estádio seria construído numa área mais próxima ao metrô. Acabou se optando pela sua localização às margens da BR-408, deixando a estação a uma distância elevada para quem for caminhando a partir de Cosme e Damião…
Salete Granja,
A Avenida Caxangá faz parte do futuro Corredor Leste-Oeste, que inclui a linha BRT, com ônibus expresso – mas também com faixas para carros, claro. Essa via será ligada em Camaragibe à Radial da Copa, que por sua vez chega até a Arena Pernambuco. Trata-se da via alternativa à BR-408, na prática, o único acesso viário até o estádio.
Essa obra do Corredor Leste-Oeste, em execução, faz parte da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo e precisa ficar pronta até junho. Concordo com você em relação ao cenário de obras na Caxangá. O trabalho precisa ser acelerado para ficar pronto até o Mundial…
Cassio, eu ate comprei um imovel proximo da av Caxanga pensando em facilitar meu deslocamento quando o Sport for jogar na Arena. Mas a Caxanga nem da esperancas de ficar pronta, muito menos o restante do percurso ate Sao Lourenco da Mata. Voce sabe se ainda vao executar esse acesso?
Os comentários de conformismo e satisfação com o “maravilhoso” projeto da Cidade da Copa “brilhantemente” idealizados e executados pelo governo de Dudu, o perfeito, me provocam um misto de indignação e pena. Dinheiro público foi colocado naquilo. Dinheiro esse, que o povo pernambucano JAMAIS verá retornar. O chamado legado da copa para o povo é praticamente imperceptível. Teve gente exaltando até a Odebecht! Olhe, sei não… PAREM DE SER BITOLADOS!
A distância de 4,1 km entre a estação Cosme e Damião e a Arena Pernambuco está bem acima da média da distância entre as estações do metrô convencional do Recife, que hoje é de 1,2 km, já no caso da linha diesel, a distância média é de 4 km, o que também tornaria viável uma estação para trens desse tipo. Além disso, construir uma estação integrada ao estádio só atrairia investimentos e agilizaria o processo de implementação da futura Cidade da Copa. Faltou e continua faltando vontade política!
TÁ TODO MUNDO RECLAMANDO, IGUALZINHO QUANDO CONSTRUIU-SE O TIP – TERMINAL INTEGRADO DE PASSAGEIROS: ” É MUITO LONGE, NÃO VAI DÁ CERTO ETC ETC ETC”, HOJE TÁ TODO MUNDO CALADINHO CALADINHO.
Imaginem o que deve ter de mistério relacionado com a famigerada copa do mundo!!. Depois desse evento, muitas coisas vão aparecer, devido a guerra nas eleições. Não posso dizer, quero ver o circo pegar fogo, pois as chamas já estão altas. Ainda querem proibir protesto e ainda tem gente que trabalha como voluntario nessa bagaceira. O meu patriotismo vai além do torcer uma mercadoria de seleção, não assisto jogos faz tempo. Acredito, profundamente, que existem coisas muito mais importante do que esse negocio.
O METRÔ é um grande Patrimonio (funciona a 30 anos ja!!)de RECIFE !!
O METRÔ precisa se expandir para Boa viagem Piedade candeias..e OLINDA!!!!!! (seja atraves do VLT)…
1 ou 2 estacoeszinhas..é muito POUCO!!!
O Recife no seculo 19, ja teve a maior rede de bonde eletrico da america latina..é so procurar no youtube..tem varios videos..etc..
Esta malha deve ser feita agora com Metrô e VLT (se complementando) e diminuir a poluicao com onibus diesel!
O sistema de onibus (integracao) é muito bom no q se refere a malha..e estacoes..porem extremamente poluidor..!
os empresarios de onibus nao gostam de ler isso..eu imagino…
Voces criam uma mentira e depois querem ficar bravos com essa mentira:tipo:
“A copa é um fracasso”—->…putz!!
Maior venda de ingressos da historia do futebol…como um é fracasso????
Essas outras obras…foram bem descritas pelos amigos abaixo e são obras GRANDES,descentralizadoras..etc..
Não se faz da noite para o dia…tenham calma e façam pressão “saudavel” com criticas “construtivas.” etc..
O METRÔ é um grande Patrimonio real (funciona a 30 anos ja!!)de RECIFE !!
O METRÔ precisa se expandir para Boa viagem Piedade candeias..e OLINDA!!!!!! (seja atraves do VLT)…
1 ou 2 estacoeszinhas..é muito POUCO!!!
Emilio Odebrecht, o criador da Construtora Odebrecht, nasceu no Recife. O seu pai era caçador de capivara na beira do Rio Capibaribe. Ali ele tinha uma fazenda. De modo que historicamente é interessante que hoje a Construtora Odebrecht, honra e orgulho do empresariado nacional, seja dona do direito de explorar a Arena Pernambuco. Sendo o colosso econômico que é, com raízes em Pernambuco, é preciso que Emilio dê continuidade à obra da smart city que se propôs fazer em benefício da sua cidade de origem, do seu estado de nascimento: Pernambuco.