Cartilha, confraternização e as mesmas ações do MPPE contra as uniformizadas

Cartilha do Torcedor, produzida pelo Ministério Público de Pernambuco

De tempos em tempos, uma mesma medida é tomada pelo Ministério Público de Pernambuco para tentar parar a violência protagonizada por supostos integrantes das torcidas uniformizadas nos jogos de futebol.

O promotor José Bispo decidiu entrar com uma ação solicitando o afastamento das principais facções dos clubes pernambucanos, por um ano. A medida valeria para os estádios na Região Metropolitana do Recife.

A ideia está longe de ser inédita…

A última recomendação do tipo aconteceu em 2012. Relembre aqui.

A própria FPF tomou uma decisão semelhante em 2013. Durou quatro meses.

Ou seja, teremos uma velha novidade, que já se configurou em um paliativo. Seguimos sem avanço no problema central, com investigações e punições de fato aos infratores.

Em 2010, o Ministério Público de Pernambuco já havia lançado uma cartilha de comportamento dos torcedores, com objetivo de informar de forma clara e objetiva os direitos e deveres das pessoas que frequentam os estádios.

A cartilha, com tiragem de 25 mil exemplares, não teve tanto efeito.

Curiosamente, naquela ocasião, o mesmo José Bispo fez uma grande confraternização no MPPE com integrantes das principais uniformizadas, Torcida Jovem, Inferno Coral e Fanáutico.

Essa dualidade do órgão e de seus representantes também faz diferença

Em vez de cartilhas e recomendações provisórias, bem que o Ministério Público poderia insistir na ideia do cadastro dos membros. E olhe que que as estimativas apontam para até 190 mil membros…

Patativa News, o jornal alvinegro na época do presidente Luiz Lacerda

Jornal da Patativa em 1980. Crédito: Alexandre Barbosa/reprodução

Até a década de 1990, era comum a distribuição de jornais dos clubes pernambucanos na entrada dos estádios, antes dos jogos.

Eram publicações oficiais das equipes, com notícias sobre o dia a dia na sede social, contratações e bastidores – num certo limite, claro.

No entanto, a ideia não era restrita a Náutico, Santa Cruz e Sport.

Em Caruaru, o Central também tinha o seu jornal , a Patativa. A publicação oficial, lançada em maio de 1980, encontra-se no Arquivo Público do Recife.

Entre as principais notícias, uma entrevista com o presidente Luiz Lacerda, que hoje empresta o nome ao estádio alvinegro. Por sinal, o Lacerdão seria reinaugurado, após longa ampliação, em outubro daquele ano.

Confira a página em uma resolução maior clicando aqui.

Facebook das lojas oficiais dos clubes pernambucanos longe dos perfis oficiais

Os grandes clubes pernambucanos contam com dois perfis oficiais no facebook. Um do próprio time de fato e outro destinado às lojas licenciadas.

Os estabelecimentos oficiais de Santa, Sport e Náutico, localizadas no Arruda, Ilha do Retiro e Aflitos, já contavam com sites exclusivos. Na maior rede social da web, no entanto, o produto oficial ganhou uma nova forma divulgação, através da interação contínua e de promoções diferenciadas.

Porém, a participação dos torcedores nesses perfis ainda é mínima. A página mais popular, a do tricolor, não tem nem 15% dos curtidores da página principal – os rivais não chegam a 4%. Ao todo, são 44.311 curtidores nas lojas, o que corresponde a apenas 6,6% dos 667.588 torcedores nas páginas dos times.

Nos três casos, o baixo índice se deve ao próprio trabalho dos clubes envolvidos, sem tanto engajamento nos perfis principais para as respectivas lojas, que formam um canal importante para a venda dos produtos licenciados.

Santa Cruz Store
24.931 curtidores
Participação da página do clube: 14,80% de 168.354

É a página mais atualizada, com uma cobertura diária até do desempenho do clube. Porém, essa cobertura é maior que a lista de postagens com produtos.

Facebook da loja Santa Cruz Store em 11/03/2014

Espaço Sport
15.643 curtidores
Participação da página do clube: 3,95% de 395.254

É a mais desatualizada das três páginas. A impressão fica clara já na capa, com uma foto da equipe de 2010. É a única sem a opção de “avaliação” na página.

Facebook da loja Espaço Sport em 11/03/2014

Timbushop
3.737 curtidores
Participação da página do clube: 3,59% de 103.980

Além da vitrine virtual, o perfil timbu costuma postar bastante produtos com descontos, abrindo espaço também para informar os resultados do time.

Facebook da loja Timbushop em 11/03/2014