O gol do hexacampeonato timbu devidamente registrado em vídeo

Pernambucano 1968, final: Náutico 1 x 0 Sport. Fotos: Diario de Pernambuco/arquivo

Uma relíquia acaba de ganhar a internet. Nada menos que o vídeo da final do Campeonato Pernambucano de 1968. Sim, o jogo que marcou o título mais importante da história do Náutico. A vitória que valeu a exclusividade, o hexacampeonato estadual…

Um filme que parecia perdido ressurge 46 anos depois. A raridade foi encontrada no acervo de Cesar Nunes, no Rio de Janeiro, com 1.800 películas, entre cinejornais e documentários. O registro da projeção foi publicada no facebook pelo Náutico Retrô.

Apontado na gravação como “O Clássico do Nordeste”, o jogo aconteceu em 21 de julho de 1968, com inacreditáveis 31.061 torcedores nos Aflitos, no maior público da história do Eládio de Barros Carvalho. O Timbu venceu o Sport por 1 x 0, gol de Ramos, e levantou a sexta taça consecutiva.

Por mais que a partida tenha sido filmada, durante anos (décadas) os registros ficaram perdidos. Na Rede Globo Nordeste, dona do maior centro de documentação audiovisual do estado, os arquivos regulares começam em 1980. Da década de 1970, apenas alguns jogos.

Portanto, o vídeo de 2 minutos e 56 segundos, em preto e branco, é uma oportunidade especial para reviver um grande capítulo da história do futebol pernambucano, incluindo o gol do título. Ainda há o curioso fato de que a final passou ao vivo na televisão para o Recife…

52 Replies to “O gol do hexacampeonato timbu devidamente registrado em vídeo”

  1. Bom dia. Prazer, meu nome é Wellington sou torcedor do Santa Cruz com muito orgulho e com muita propriedade digo que o feito de encontrar essa relíquia foi algo fora do normal no futebol. Concordo em tudo que o colega alvirubro teclou aqui, me refiro ao Mário Garrido. E amigo tem mais um detalhe, peça para qualquer torcedor da coisa ver o rank do naútico..

  2. NAUTICO ( DEPOIS DO HEXA – 1968 ):
    7 TÍTULOS
    .
    SANTA CRUZ ( DEPOIS DO HEXA – 1968 ):
    19 TÍTULOS
    .
    SPORT ( DEPOIS DO HEXA – 1968 ):
    29 TÍTULOS
    .

  3. PARABÉNS NAUTICO:

    1990
    1991
    1992
    1993
    1994
    1995
    1996
    1997
    1998
    1999
    2000
    2001 – NAUTICO
    2002 – NAUTICO
    2003
    2004 – NAUTICO
    2005
    2006
    2007
    2008
    2009
    2010
    2011
    2012
    2013
    2014

  4. Time de bonecas….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk HEXASAURO kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ainda teve Juiz contundido esse vídeo é uma piada……kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk um time que tem 3 títulos em 20 anos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vídeo louco…que memoria……kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Estou com 54 anos e em 68 tinha apenas 08 anos e estava na antiga tribuna de honra assistindo e me lembro que os torcedores ao meu lado gritavam para não ter prorrogação pois o time do Náutico era velho e não aguentaria mais 30 minutos, mas o nosso eterno Capitão Ivan Bronde chamou a responsabilidade pará ele e deu tudo certo,Parabéns e obrigado Cesar por ter nos proporcionado este momento,um grande abraço.

  6. sem comentários, falar com torcedor burronegro, em sua maioria, é perder tempo, pois arrotam uma grandeza conseguida ou no apito amigo (dos quarenta títulos, vinte no roubo, e os outros vinte, passivos de observação), ou no tapetão (suposto título de 87, aquela farsa), ou a copa do brasil ajudado pela arbitragem, ao não marcar o penalti em acosta, ou ainda o título de série b cima do guarani, depois de 11 x 11 nos penaltis, com os cartolas tirando a bola das mãos do arbitro e dando por encerrado o torneio, declarando o isportiminho como campeão. COMO TODOS PODEM VER, TEMOS EM PERNAMBUCO UM CAMPEÃO DE BRINQUEDO, DE FAZ-DE-CONTA.

  7. NÃO SÓ POR SER NÁUTICO QUERO PARABENIZAR POR ESTE ACHADO, INFELIZMENTE AS PESSOAS SÕ VÃO PELO LADO DA RIVALIDADE, MAS ESQUECEM QUE ESTE VÍDEO É UMA RELÍQUIA SEM IGUAL.E FICAM NESSA BABAQUICE DE TORCIDA.MEU DEUS QUE PROVÍNCIA É A NOSSA??????.PARABENS CASSIO ZIRPOLI.

  8. VEJAM QUE MEDIOCRIDADE; O TÍTULO MAIS IMPORTANTE DA BARBIE, É O “HEXASSAURO”( QUE 99% DAS ALVIROSAS NÃO VIU)!!!!!!!!! EM 1977, O SPORT JÁ TINHA 21 TÍTULOS ESTADUAIS, A MESMA QUANTIDADE QUE O NAUTIC TEM HOJE(EM 2014). E EM 1992, O SPORT JÁ TINHA 27 TÍTULOS ESTADUAIS, A MESMA QUANTIDADE QUE A SANTA TEM HOJE( EM 2014). EU TENTO SER HUMILDE, MAS, O SPORT NÃO DEIXA!!

  9. VEJAM QUE MEDIOCRIDADE; O TÍTULO MAIS IMPORTANTE DA BARBIE, É O “HEXASSAURO”( QUE 99% DAS ALVIROSAS NÃO VIU)!!!!!!!!! EM 1977, O SPORT JÁ TINHA 21 TÍTULOS ESTADUAIS, A MESMA QUANTIDADE QUE O NAUTIC TEM HOJE(EM 2014). E EM 1992, O SPORT JÁ TINHA 27 TÍTULOS ESTADUAIS, A MESMA QUANTIDADE QUE A SANTA TEM HOJE( EM 2014). EU TENTO SER HUMILDE, MAS, O SPORT NÃO DEIXA!

  10. VEJAM QUE MEDIOCRIDADE; O TÍTULO MAIS IMPORTANTE DA BARBIE, É O “HEXASSAURO”( QUE 99% DAS ALVIROSAS NÃO VIU)!!!!!!!!! EM 1977, O SPORT JÁ TINHA 21 TÍTULOS ESTADUAIS, A MESMA QUANTIDADE QUE O NAUTIC TEM HOJE(EM 2014). E EM 1992, O SPORT JÁ TINHA 27 TÍTULOS ESTADUAIS, A MESMA QUANTIDADE QUE A SANTA TEM HOJE( EM 2014). EU TENTO SER HUMILDE, MAS, O SPORT NÃO DEIXA

  11. Muito bom o registro. Sou torcedor do Sport(com muito orgulho), mas gosto de ver registro de fatos passados… Esse foi o último ano que a Barby ganhou uma final pro Sport, de 1968 pra cá, as poucas vezes que a Barby foi campeã, o vice foi o TRI-D… De 1968 pra cá toda final que a Barby disputou contra o Sport, PERDEU…

  12. Muito bom terem achado uma relíquia do futebol Pernambucano, assisti a este vídeo hoje a tarde, como era bom o Timba, hoje precisa voltar a ganhar títulos , não pode ficar só neste passado.

  13. Tenho Pena das Barbys Hexa para o Sport é lixo Temos 1-Serie A 1-Copa do Brasil 3-Copa do Nordeste 40-Estaduais 1-Serie “B” 2-Participações na libertadores 2-Participações na Sul-Americana entre outros Feitos. kkkkkkkkkkkkk Tenho que rir pra ñ chorar com pena das barbyes

  14. Ô JUMENTO! O AMÉRICA FOI DECA, ISSO É FATO. MAS O TIMBA GANHOU 6 VEZES SEGUIDAS DAS RUBRONECAS, TAÍ O DIFERENCIAL, VCS PODEM ATÉ SEREM HEXA , MAS NUNCA DA FORMA QUE O TIMBA FOI. OU SEJA 6 LAPADAS SEGUIDAS EM FINAIS DE CAMPEONATO NA RABICHOLA DA CACHORRA DE PERUCA. CHUPA ESSA!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  15. Um título pernambucano como qualquer outro.

    O detalhe é que Armindo Tavares sempre foi conselheiro e diretor do nautico, e apitou o jogo.

    Nessa final ele expulsou apenas 2 jogadores do Sport quando o jogo estava 0x0.

    Enquanto os alvirrubros acharem isso aí uma grande conquista, o tamanho do clube será o dessa conquista.

    De lá pra cá o Sport ganhou Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, 3 Copas do Nordeste e fez algumas outras campanhas muito boas na Série A. Quanto a títulos pernambucanos, o Sport, cuja torcida nem dá mais tanto valor a esse título, devido às conquistas regionais e nacionais, tem 40 títulos contra 21 do nautico. Faltam apenas 2 títulos para o Sport ter simplesmente o DOBRO de títulos pernambucanos.

    Mas ganhar 6 títulos seguidos nos anos 60 deve ser mais importante que isso…

  16. Orgulho de ser Náutic, existe isso? brincadeira , orgulho de que? de ser pequeno até regionalmente? de de fazer vergonhas como na batalha dos aflitos? ou de perder de todo mundo na série A ano passado? o náutic não é a seleção brasileira não, hoje não consegue nem ser campeão, náutic vergonha enquanto, clube, time e torcida…

  17. Parabéns Cássio por essa matéria. Sou pernambucano de nascimento e resido em Curitiba (PR), torcedor do Náutico. Mas, eu gostaria de parabenizar o Sr. Erivan (nem sei se ele voltará a ler esse comentário), torcedor do Sport, pelo que ele escreveu: Que relíquia. Mesmo sendo leonino o vídeo resgata momentos pouco vistos da época do futebol pernambucano. […]. Em tempo…..a galera ñ deixa do lado a babaquice de xingar……..sem enxergar a raridade de tal vídeo… Pois, no dia em que entendermos que apenas seremos grandes, como estado, quando tivermos, pelo menos, os 3 clubes no cenário da Série A, saberemos tratar as diferenças de torcidas, em um outro plano.

  18. Parabéns pelo registro. Mais que clubes disputando um título, isso é um registro histórico da rivalidade de duas agremiações que tem história para contar. Pernambuco tem times e esses times tem tradição, afinal o clássico dos clássicos é um dos mais velhos do Brasil (acredito que seja o segundo mais velho).

  19. O Pós HEXA deu ao Náutico 7 títulos estadual em 46 anos. É muita coisa, time de grande expressão.
    Como gosto de história, gostei de ver o vídeo.

  20. Parabéns à torcida do Nautico por serem tão competentes em ostentar com galhardia algo tão pequeno por 50 anos e ainda fazem o fato ser o mais importante na vida deles. Este vídeo só serviu para ridiculariza-los mais ainda.

  21. Rubro-negro que desmerece 1968 dizendo ser “há muito tempo”, pelo mesmo motivo deveria deixar de comemorar 1987.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*