Os recordes de audiência do futebol na televisão, à parte da Rede Globo

Final do Mundial de Clubes de 2000: Corinthians campeão. Crédito: Band/reprodução

A Rede Globo detém os direitos de transmissão das principais competições de futebol no país, como Copa do Brasil, Série A, Libertadores e Mundial de Clubes.

Quando não é um pacote exclusivo, divide a exibição com no máximo uma emissora, mas ambas com o mesmo o jogo. A empresa domina a transmissão nacional há mais de três décadas. Em alguns momentos da história, porém, perdeu o comando para outros canais. Casos raros e históricos…

Com a audiência numa maré baixa em 2014 – Coritiba 0 x 0 Corinthians, no domingo, deu apenas 13 pontos na Grande São Paulo, segundo o Ibope -, a direção da Globo vai se reunir com os vinte clubes da elite nacional.

Segundo Daniel Castro, colunista do portal Uol, “a emissora apresentará aos dirigentes dos times um estudo que mostra que o futebol vem perdendo cerca de 10% da audiência a cada ano. Se continuar assim, em dez anos passará a ser um produto relevante apenas para a TV paga. Vai ‘morrer’ na TV aberta, sua principal fonte de sustento atualmente”.

É uma bravata grande essa possibilidade de desistência na tevê aberta.

Primeiro porque a empresa já tem contrato assinado com os clubes até 2019.

Segundo porque as experiências anteriores, com as competições nas mãos da concorrência, geraram audiências históricas nas finais…

Abaixo, os recordes dos principais torneios exibidos no pais quando a Globo esteve fora da jogada. Vale lembrar até um caso local, com o Estadual de 1999 na TV Pernambuco, um canal estatal. A final do segundo turno entre Santa Cruz e Sport deu 50 pontos na região metropolitana do Recife. Recorde. No ano seguinte a Globo Nordeste comprou os direitos, já esticados até 2018…

Campeonato Brasileiro 1990 (Band/Luciano do Valle, 53 pontos em SP)
Corinthians 1 x 0 São Paulo

Taça Libertadores 1992 (Rede OM/Galvão Bueno, 50 pontos em SP)
São Paulo (3) 1 x 0 (2) Newell´s Old Boys

Copa do Brasil 1995 (SBT/Luiz Alfredo, 52 pontos em SP)
Grêmio 0 x 1 Corinthians

Mundial de Clubes 2000 (Band/Luciano do Valle, 53,1 pontos em SP)
Vasco (3) 0 x 0 (4) Corinthians

Obs. As finais do Brasileiro de 1987 (Sport 1 x 0 Guarani) e da Copa do Brasil de 1992 (Inter 1 x 0 Flu) foram exibidas nacionalmente por SBT e Rede OM.

23 Replies to “Os recordes de audiência do futebol na televisão, à parte da Rede Globo”

  1. Bando de idiotas, no mundo de hoje devemos mostrar o que é de real importância para maior parte dos espectadores, a globo ela mostra o que a maioria quer ver, não tem como ela mostrar um pouco de tudo, no mesmo instante para todos, se contentem. Por isso que o Brasil é mal visto lá fora, por que são os brasileiros mesmo que faz essa imagem, gostam de cuspir no prato que comem.
    A Globo ta mas que certa, tem que mostra o que 51% da população quer ver, não o que 49% quer ver.

  2. ito Cavalcanti: parabens. pena que o povo(ainda)gosta dessa nefasta emissora que cujos seus interesses são em destruir o Brasil.já está destruindo São Paulo que está sem água!

  3. Também, já faz tempo que não assistimos jogos do sport na série A. Domingo assistindo Corinthians e Flamengo, ninguém merece. Talvez no Rio e São Paulo passe jogos do sport :-p

  4. Estou vendo discussões calorosas em relação a Globo com sendo o grande mal do futebol brasileiro e principalmente contra os clubes fora do eixo Rio/São Paulo. A vida é um jogo de interesses e o topo do poder seja em que segmento for da sociedade é algo que os interesses convergem pra ele. Que a Globo não presta para o futebol fora do eixo Rio/Paulo é a pura verdade, mas os demais canais de tv são piores ainda. Na final da Copa do Brasil de 2008, na Band, o retardado mental do Neto passou 30 minutos num intervalo atrás do outro desabafando pelo título perdido do Corinthians em vez de exaltar a conquista do Sport. Ele não falou um minuto da conquista do Sport. Hora, eu sei que a Globo não presta, mas para nós de fora do eixo seria bem pior sem a Globo. É irônico, mas é verdade. Pelos a Globo tem profissionais em todas as praças e isso é uma grande diferença em relação as demais redes. Não se enganem se a Record, Band ou qualquer outra rede de Tv assumir o controle do futebol brasileiro que os clubes fora do eixo vão ter espaços. Como a vida é um jogo de interesses, cabe aos clubes que se setem desprestigiados e sem espaço na grande mídia se organizarem para buscar uma luz ao sol. Tem que surgir uma liderança entre os desprestigiados e ir em busca dos seus interesses. O problema é que no futebol pernambucano por exemplo só existem cagões que ficam chorando e se achando pobre coitado e não tentam partir para ofensiva. Ir a luta sem ódio e sem medo, não precisa endemoniar o eixo, eles estão lutando pelos seus interesses e nós temos que ir para brigar para buscar o nosso espaço. Mas volto a dizer, falta uma liderança, pois só temos meninos buchudos chorões que ficam querendo que o eixo tenham pena e diga que os clubes fora do eixo são coitadinhos. A VIDA É UM JOGO DE INTERESSE E NINGUÉM IRÁ SE SENSIBILIZAR COM O SEU PROBLEMA. VC AJA, LUTE E RESOLVA OS SEUS PROBLEMAS.

  5. Cássio, permita-me duas retificações;
    1) No jogo Corinthians x São Paulo de 1990, o número exato é 53% (não havia fração pós vírgula) de participação no IBOPE e não 43%. Isso inclusive motivou a confecção de uma placa de prata, reproduzindo fielmente à folha impressa do IBOPE (não havia tele eletrônica e nem minuto à minuto) que foi dada ao Luciano por mim em seu aniversário de 50 anos. E de mais a mais, eu estava nesta transmissão com ele, Datena, Juarez e outros companheiros.
    2) Já no Mundial de 2000, o número correto é 53,1% (já havia fração) sendo essa então a maior audiência da história da Band onde Luciano e Neto atuaram juntos na cabine do Maracanã e eu estava (mesmo não sendo mais funcionário) ao lado deles.
    Um abraço!
    Octávio “Tatá” Muniz

  6. Eram outros tempos os grandes jogos em Pernambuco e em todo país nos anos 80 e 90, hoje não tenho paciência nem de ver o primeiro tempo de um jogo.

  7. o podcast abordará as cotas e os critérios da rede groubo de distribuição dos mesmos. bem, eu tenho uma idéia… durante a ditadura e em seguida a ela a groubo fabricou torcedores do flamengo fora do rj, enquanto dispunha de credibilidade fez isso e conseguiu colocar o corinthians nesse bolo tbm e outros clubes de rj e sp. hoje cinicamente ela diz como se esse vício, surto de torcedores tivessem surgido naturalmente e reserva as maiores cotas pra flamengo e corinthians baseado nisso. pois bem, como não considero nada oq a groubo diz e planeja, pois sempre a vejo fora dos planos, acho que pro futuro, e no futuro não vejo a existência da rede groubo, pelo menos com relevância aqui no brasil, vejo que nesse futuro pra quem tem uma visão nacional inclusiva e abrangente, vejo enfim, que os critérios de cotas devem ser medidos por colocação nos brasileirões, e vejo tbm um limite máximo e um limite mínimo dessas cotas em prol do equilíbrio dos clubes de todas as divisões independente da região que provenham e do número de torcedores que detenham, pois esse critério da groubo é selvagem e suicida pra o futebol brasileiro como um todo, a groubo não entende nada de gestão de futebol, ela entende de roubar, apoiar ditadura, matar, sonegar imposto, torturar, mentir, perseguir, caluniar, difamar,injuriar,bajular e etc… mas de gerir futebol, zero, não sabe nada.

  8. o problema na real é a própria rede groubo. o índice de rejeição altíssimo a ela demonstra que não importa oq ela tenha pra oferecer, boa parte da população se nega a dar audiência a ela. ela tá pouco se importando pra os clubes e pra o futebol em si apresentado, ela quer audiência. o fato dela ter se precipitado a comprar os campeonatos até 2019 não impedem em nada que os clubes virem à mesa a qualquer momento por uma proposta melhor da record e sbt por exemplo. outra coisa é o monopólio na área que cairá certamente a qualquer mais cedo ou mais tarde. mais um problema é os horários dos jogos vinculados às obsoletas novelas, outro agravante é o fanatismo regional dela a flamengo e corinthians e a times do sudeste e disso a imposição compulsória de jogos desses clubes sem o menor respeito com as realidades locais no tocante ao futebol. tbm concordo com o cássio que esse beicinho dela aos clubes é pura bravata, são muitas as opções de renda e negócios que os clubes têm de substituição a rede groubo, os clubes não perdem em nada, pelo contrário, ela sairá mesmo quando expulsa e será a qualquer momento, quebra-se o monopólio custe oq custar e vejamos o comportamento dela em seguida.

  9. Concordo com o Luis Fernando e o EASN.
    Há tanta coisa errada q fica difícil saber por onde começar.
    E isso foi jogada da rede bobo p/ tentar forçar os clubes a jogarem um futebol mais vistoso, mas mesmo assim duvido q a audiência chegue no mesmo patamar de outrora.
    Talvez o futebol melhore um pouco quando os clubes brasileiros formarem jogadores de verdade e os deixarem jogar. Atualmente são raros os jogadores q sabem passar bem a bola, q sabem cruzar, q sabem criar, e q sabem finalizar bem. Perdemos nossa identidade de futebol alegre, moleque, de ginga. Hoje os jogadores só sabem obedecer ordens dos técnicos e ofuscam o brilho pessoal de cada, só p/ um exemplo, vejam como nos maravilhamos com o futebol de Neymar e Ganso em 2010 e 2011, e depois isso morreu, o jogador q sabe jogar ñ tem mais liberdade p/ demonstrar seu potencial pq corre o risco de ser considerado politicamente incorreto ao driblar um adversário, e tbm pode cair no desgasto com o patrão (técnico e dirigentes).
    Além disso temos um futebol q tá virando basquete, pois os jogadores ñ podem mais se tocar q logo é marcado falta. E com isso foi incentivado o futebol do cai cai q infelizmente tem nos marcado negativamente nos últimos anos.
    Temos dirigentes q só querem ganhar o $$$ ou se promover politicamente, e com isso ñ tem nenhum vínculo real com o clube. O $$ é q comanda td, onde vários moleques bons de bola q só precisam de um investimento p/ vingarem, são substituídos por jogadores de empresários q na maioria das vezes nada jogam, mas rendem $$ p/ o dirigente tbm.
    Por fim temos esses acordos televisivos q só ajudam aumentar ainda mais o abismo entre os clubes. Eu sempre entendi numa certa lógica: se o meu rival é forte, obrigatoriamente terei de me reforçar ainda mais p/ vencê-lo e com isso daremos um espetáculo de qualidade p/ nosso público. Mas oq vemos atualmente ñ é isso, pouquíssimos ganham td e o resto q exploda. Como haverá qualidade assim? Temos vários exemplos na Europa. O campeonato inglês era um saco de assistir, pois eram sempre os mesmos clubes q ganhavam milhões sendo campeões e nem dava graça de ver um clube desse porte enfrentando outro q ganhava menos. Depois q eles mudaram a política de distribuição da cota de TV esse abismo diminuiu um pouco, e com o tempo é provável q diminua ainda mais pois as outras equipes q ñ eram beneficiadas anteriormente vão se melhorando com o tempo.
    Outro exemplo é o campeonato espanhol. Só tem graça assistir os embates q envolvam o Real Madri, Barcelona e agora o Atlético de Madrid. Só às vezes desponta um outro clube q batem de frente e tornam o jogo assistível.
    Eu acho q o nosso futebol terá o mesmo rumo do futebol italiano. Máfia do apito, máfia dos dirigentes, subornos nos bastidores, apito amigo p/ os grandes e etc. Eu mesmo ñ assisto mais jogo do campeonato italiano, é tão chato quanto assistir o nosso. E infelizmente estamos tomando o mesmo rumo.

  10. O Flamengo vive das conquistas dos anos 80 ?
    Desde quando ?
    Não confunda a década em que foram conquistados 4 brasileiros ( 80/82/83/87 ) ,um mundial e uma Libertadores com a história toda.

    Mesmo em crise, dos anos 90 para cá , são dois brasileiros , três Copas do Brasil e uma Mercosul.

    Pouco para o Flamengo porém MUITO para quase todos os demais…

  11. Ou, Ito Cavalcanti, Concordo totalmente com você quando critica a REDE BOBO, agora vibrar por deixar de morar na colonia dos u.s.a pra morar na california u.s.a. ….

  12. Enquanto isso,outro gol da Alemanha. realmente estamos caminhando a passos largos para sermos eliminados nas eliminatórias da copa na Russia!

  13. O Futebol no Brasil chegou ao fundo do poço por vários motivos, e a TV Globo/CBF tem responsabilidade nisto.

    Para falar do campeonato Brasileiro é um torneio de cartas marcadas, onde raramente um clube do eixo Rio-SP é rebaixado.
    Veja o exemplo do Flamídia, um clube falido que vive de conquistas da década de 80, e sempre tem ajuda da arbitragem.
    Além disso, na TV aberta só passam jogos do eixo, mesmo no NE.

    Qualquer monopólio área é um desastre para o consumidor.

    Enquanto isso Gooooooooooooooooooooooooolll da Alemanha !!!

  14. É tudo uma bola de neve. É tanta coisa para mudar no futebol, que é dificil até pensar em qual pode ser o primeiro passo. Os clubes poderiam aproveitar essa reunião para propor a Rede Globo que os jogos da quarta-feira iniciem mais cedo. É um absurdo terminar uma partida de futebol depois da meia noite.

  15. O problema não é a televisão. É o produto que ela exibe.

    O futebol brasileiro anda muito mal. Deixei de acompanhar a série A há uns cinco anos. Grandes clássicos só no nome mesmo. Não à toa o vexame na Copa.

    Copa, diga-se, que foi muito boa pra todos, incluindo as emissoras. E por qual motivo? Só jogão.

  16. Cássio, sobre o jornal de “papel que não acabou”, lembremos que mundo afora muitos que não se atualizaram acabaram, sim. Sobreviveram os que diversificaram. Vide o próprio DP e seu principal concorrente em PE. Estão incluídos na era digital. Não tivessem, já teriam fechado as portas. Nosso futebol, não. Se eu quero ir ao estádio, tenho que me lascar em longas filas ou comprar ingresso de cambista. Por que simplesmente não vendem pela internet ? Por que separar torcedores de times diferentes como se estivessem em currais ? Tirem os marginais do estádio!! Coloquem gente suficiente para organizar!! Na Copa não funcionou ? Por que não promover o mesmo tipo de organização ? Outra, campeonato de ponto corrido pode ter graça para europeu. Deveríamos repensar essa fórmula. Dá para fazer um campeonato com mais clubes. Somos um país continental. Não tem sentido um campeonato com 20 clubes. O futebol não acaba na TV aberta porque nosso povo é pobre e tem ela como única forma de ver futebol. Só por isso. Com o nível de organização do futebol brasileiro, isso que observamos já estaria extinto no primeiro mundo.

  17. Cássio, o SBT mostrou a final do “brasileiro” (série B) de 87 só pra PE. Eu gostaria q vc colocasse aí a audiência e a qualidade da imagem da TV Jornal… nem cheio estava o estádio, de tão importante.

    Por que será que não colocou? 😉

  18. A PODEROSA TV GLOBO, A TV DOS BOBOS ,. E LIDER EM AUDIENCIA, GRACAS AOS MILHOES DE IDIOTAS QUE A ASSISTEM .
    SABEMOS QUE A TV GLOBO E UM EMPRESA NORTE-AMERICANA.
    E BRASIL E UMA COLONIA DOS ESTADOS UNIDOS.
    OS NORTE -AMERICANOS CHAMAM SO BRASILEIROS DE MACAQUITOS , REPUBLICA DOS BANANAS , E E VERDADE.
    E NORMAL, E UMA VERGONHA , E BRASIL.
    AGREDECO A DEUS POR RESIDIR COM MINHA FAMILIA, NA CALIFORNIA, U.S.A. .
    BRASIL ? NUNCA MAIS.
    SALVO SE DEUS DETERMINAR MINHA VOLTA.
    CASSIO ZIRPOLI , SAUDE, SUCESSOS E SORTE, SEMPRE , AMEM.
    ABRACO SINCERO.

    ITO CAVALCANTI.
    PLEASANTON, CALIFORNIA , U.S.A..

  19. Acho infantilidade e até insulto à inteligência fazer discurso dizendo que a TV aberta pode ficar sem o futebol (Globo), talvez seja resultado de um futebol movido exclusivamente pelo dinheiro, técnica e qualidade são exceção nas 38 rodadas. Esses exemplos de audiência recorde são pontos fora da curva, já que todos eram campeonatos no estilo “mata-mata”, o que forçava a todos verem os únicos times que sobraram.
    Acho que a Globo está chorando porque quer mais lucro, talvez até pra justificar um reajuste menor nas cotas na próxima renovação. Como os acordos são individuais e com cláusula de confidencialidade, eles podem aumentar pra quem dá mais audiência e pechinchar com quem não rende tanto.
    Como não moro mais em Recife, sou torcedor de internet/TV a cabo, e faço questão de não assistir a nenhum jogo na TV aberta. Tenho uma visão apocalíptica sobre assistir a jogos que não são do seu time, a longo prazo estão prejudicando o próprio time ao dar “ibope” para a concorrência, que já é desleal com as cotas.

  20. Creio que ela, TV aberta, deve “reinar”. O que estou apontando é que cada vez menos ela verá audiências como a desses jogos que você postou. Quem não parava pare assistir um jogo do Corinthians de Vampeta, Edilson e etc X um Palmeiras de Paulo Nunes e cia ? Um flamengo de Romário x Um botafogo de Túlio ou um Fluminense de Renato Gaucho ? Quem não lembra dos grandes duelos entre Grêmio e Palmeiras ? Naquela época, além do futebol ser melhor jogador (apesar do mesmo amadorismo por parte dos dirigentes) os jogadores não estavam domados pela patética mentalidade do politicamente correto e sabiam promover o espetáculo. Hoje em dia é muito mimimi. Não pode driblar para não humilhar o adversário. Não pode provocar. O futebol brasileiro está um merda (me perdoe o termo) . Tenho assinatura de TV paga mas não tenho paciência para ver um jogo completo.

  21. Easn,

    Eu discordo de você num ponto específico (e essencial): você deu um peso muito baixo à TV aberta ao justificar a existência de internet e TV paga. A Sky (maior operadora) tem 17 milhões de assinantes (e nem todos, claro, gostam de futebol).

    A TV aberta, sobretudo pela qualidade da exibição (HD – algo que poucos jogos do pacote pago oferece) e facilidade de acesso, ainda deve reinar por um bom tempo… deve alcançar bem mais que os 10 anos propostos.

    Esse período de “ameaça” me pareceu mais com aquele que o jornald e papel está acabando. Até acho que uma hora acabará (devido à tecnologia digital), mas o discurso existe há quase 20 anos…

  22. Cássio, na época desses jogos, não havia internet e TV paga não era disseminada como hoje. Atualmente se tem inúmeras opções de passar o tempo sem ver futebol na TV aberta. Além disso, o futebol brasileiro involuiu. Joga-se atualmente um futebol feio, baseado em marcação e chutão. Mais atrativo assistir um jogo do campeonato inglês ou alemão. Ou assumimos que o futebol brasileiro está em decadência a olhos vistos, ou a tendencia é piorar. Seja a audiência, seja as surras que a seleção brasileira levará nas próximas copas do mundo. Recentemente fui com um colega a um jogo na ilha do retiro já que o mesmo torcia para um dos times visitantes. Pois bem. O autofalante não anunciava substituições do time visitante. Isso é amadorismo puro. Os torcedores visitantes são consumidores. Mas a questão é : O amadorismo é proposital. Muita gente enche os bolsos em decorrência dele. Se esse desejo da Globo se concretizar, talvez seja o ponto de partida para profissionalização de nosso futebol. Espero!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*