O caminho até o título do Nordestão 2017

O chaveamento da Copa do Nordeste de 2017. Arte: Cassio Zirpoli/DP

O caminho está traçado até o troféu dourado da Copa do Nordeste de 2017. O chaveamento com os oito classificados foi definido na sede da CBF, no Rio, através de um sorteio dirigido, transmitido na tevê. E Sport e Santa ficaram do mesmo lado, com Bahia e Vitória do outro. Logo, poderemos ter o Clássico das Multidões numa semifinal, como em 2014, e o Ba-Vi na outra. PE x BA na finalíssima? Calma. Para isso, o quarteto precisa confirmar o favoritismo nas quartas, naturalmente. Neste mata-mata, com cinco ex-campeões, o sistema de classificação é o mesmo adotado na Copa do Brasil. Quem fizer mais pontos nos 180 minutos, passa. Em caso de igualdade, vem saldo de gols, maior número de gols na casa do rival e, por último, pênaltis.

Sport x Campinense
Nos dois anos anteriores, o Leão da Ilha investiu mais a partir de abril/maio, visando o Brasileirão. Desta vez, a montagem do elenco foi em janeiro, com direito à aquisição de André por R$ 5,2 milhões, na maior compra do futebol nordestino. O elenco é qualificado, sobretudo ofensivamente, porém, ainda não rendeu o esperado, com atuações irregulares mesmo em uma chave fraca, como a C. Sem espaço para erros, agora encara um velho algoz, o  Campinense, que trocou de técnico logo após a 1ª fase. Nesta volta oficial da Lampions, a Raposa já eliminou o Sport duas vezes, nas quartas em 2013 e na semi em 2016. É o confronto mais difícil.
Datas: 30/03 (Amigão, 21h15) e 02/04 (Ilha do Retiro, 16h)

Santa Cruz x Itabaiana
A reformulação no Arruda foi completa. Do time campeão da Lampions em 2016, apenas o laterais Vítor (direito) e Tiago Costa (esquerdo) seguem no clube. Com Vinícius Eutrópio à frente deste processo, o time surpreendeu, com a terceira melhor campanha na fase de grupos. Sofreu apenas dois gols, mesmo sem a definição de uma dupla de zaga, com Anderson Salles ganhando a oportunidade nas últimas apresentações. Após avançar no grupo da morte, o tricolor acabou pegando a maior surpresa entre os classificados às quartas. É a primeira vez que o Itabaiana chega nesta etapa.
Datas: 29/03 (Etelvino Mendonça, 21h45) e 01/04 (Arruda, 16h)

Vitória x River
Maior campeão, com quatro títulos, o rubro-negro baiano investiu pesado no elenco para reconquistar o Nordestão após sete anos. Apesar disso, o time de Argel enfrentou lesões, como a do meia Dátolo, e a falta de encaixe das principais peças ofensivas, como André Lima. Por pouco ficou de fora do pote 1 no sorteio, mas conseguiu liderar o grupo E após vitórias suadas nas duas últimas rodadas. Nas quartas, terá a viagem mais longa, com 995 km. Pega o River, o primeiro time dos estados integrados em 2015 (PI e MA). O clube de Teresina vem jogando no acanhado Lindolfo Monteiro, em vez do Albertão, dando força ao seu mando de campo.
Datas: 29/03 (Lindolfo Monteiro, 19h15) e 01/04 (Barradão, 18h15)

Bahia x Sergipe
Já são 15 anos sem o título nordestino, mas o Baêa vem tentando. Tanto em 2016 quanto em 2017 fez a melhor campanha na fase de grupos. Neste ano, sequer sofreu gols. A defesa, aliás, vem sendo o foco do técnico Guto Ferreira, até pelo desempenho irregular da equipe como visitante desde a Série B, mesmo com o acesso. Na frente, os destaques são Régis, emprestado pelo Sport, e o Brocador, ambos com 4 gols. Nas quartas, irá reeditar um confronto ocorrido na Copa do Brasil deste ano. Na primeira fase, o Bahia fez 2 x 0 no Sergipe, em pleno Batistão. De lá para cá, o alvirrubro reagiu, tendo hoje o artilheiro do regional, Hiago, com 5 gols.
Datas: 29/03 (Batistão, 21h45) e 02/04 (Fonte Nova, 16h)

A vantagem no mando de campo nas fases seguintes será definida de acordo com a pontuação geral, somando a fase de grupos e os mata-matas. Vale lembrar que o campeão receberá R$ 2,85 milhões, na soma de todas as cotas, além de obter a vaga às oitavas da Copa do Brasil de 2018

Pitacos na semifinal: Sport x Santa Cruz e Bahia x Vitória (alguma surpresa?).

Abaixo, o debate do podcast 45 minutos sobre o chaveamento.

11 Replies to “O caminho até o título do Nordestão 2017”

  1. “o melhor”, ainda estamos na dúvida se vamos colocar o time B ou os juniores pra jogar com a cachorra do mangue, se vcs passarem pelo Campinense dessa vez – o que é difícil. 😛

  2. Na verdade, em 2013, o Campinense eliminou o Sport com dois empates. 0 X 0 no Amigão e um 2 X 2 na Ilha.

  3. O campinense eliminou o sport duas vezes nos penaltis. Isso por acaso é freguesia? Se der a lógica, vamos atropelar o clube paraibano e depois o timeco do santa cruz. Não se iludam com a derota do sport para o sampaio. Na hora do mata mata a motivação é outra, e vcs vão sentir a qualidade do elenco do leão da ilha.

  4. Eu não tenho a mínima dúvida que o Sport será o campeão. O jogo mais complicado será o da primeira partida da final contra o Vitória em Salvador.

  5. Como baiano , estou bastante empolgado com a possibilidade da dupla BA-VI se duelarem pela semi-final da Copa do Nordeste .
    E uma final Bahia x Pernambuco seria maravilhosa !

    Com todo o respeito ao Sport , mas o confronto contra o Campinense será o mais equilibrado , e não seria espanto se o Leão da Ilha fosse eliminado nas quartas .

    E mesmo se forem eliminados nessa fase (o que eu acho que vai acontecer) o River – PI , Itabaiana – SE , e o Sergipe – SE já serão vitoriosos , pois clubes de mais tradição como Náutico , Fortaleza , ABC , América – RN , Ceará (que nem conseguiu se classificar para essa edição) ficaram de fora do mata – mata .

  6. Discordo do Pepino, se der os favoritos, teremos uma reedição da última final, com Santa x Campinense nas semis. O boi mostrou que o caminho neste ano será longo, árduo e decepcionante, especialmente depois de ser amplamente dominado pelo modesto Sampaio Corrêa. O Campinense já eliminou o boi DUAS vezes e não seria surpresa alguma se eles eliminassem uma terceira vez, para mim são favoritos. A não ser que a coisa sacrifique um boi de novo, hahahaha… na base da macumba, quem sabe??????

  7. Show de bola, se os favoritos vencerem, termos dois clássicos nas semi-finais:

    Glorioso x cachorra fétida do mangue
    Bahia x Vitória

    PExBA, Santa x Bahia na final…

  8. Maestro, saiu um lixo no fim do post: “Pitacos na semifinal: Ceará x Bahia e Sport x Salgueiro (alguma surpresa?).”

    Nota do blog

    Era um modelo do post de 2016 hehe Ajeitei instantes depois, valeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*