Meu único time

Camisas de Sport, Santa Cruz e Náutico

Nos últimos tempos, as campanhas contra torcidas mistas no Nordeste vêm ganhando força. Trata-se de uma tentativa de inverter o fluxo de torcidas para clubes do eixo Sul-Sudeste, especialmente os 5 integrantes da primeira casta do Clube dos 13: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Vasco e Palmeiras.

Alguns clubes nordestinos já vêm se mexendo contra isso. Um deles foi o CRB, de Maceió, que lançou a campanha “Meu único time”, já que na capital alagoana é comum torcer por um clube local (CRB ou CSA) e outro “nacional”. No passado (hoje distante), até mesmo o Recife já foi assim.

A campanha é válida, mas sem apelação, como a faixa que virou moda nos jogos do Flamengo na região, quando o time da casa leva uma bandeira com a mensagem “vergonha do Nordeste”, apontando para a torcida do time carioca.

Abaixo, um vídeo idealizado na campanha do CRB, com a sugestão até de camisas dos maiores clubes com o slogan “Nordestino de coração torce pelo time da sua região”. O vídeo teve mais de 1.000 visualizações em apenas 1 dia no YouTube.

Desde já, a minha opinião: cada um torce pelo time que quiser… Não é menos ou mais nordestino por isso. Porém, sou a favor de “torcida única”. Torcer por 2 times é ir contra a lógica do futebol. Até porque os times podem se enfrentar um dia… 😎

Ps. Para alcançar esse objetivo, seria bom formar bons times, jogar a Série A com mais frequência e disputar um título importante de vez em quando. Sem nada disso, fica difícil competir. Viver apenas da rivalidade não é suficiente. Fato.

Curiosidade: 3 times extintos aparecem no vídeo sobre Pernambuco (Flamengo, Torre e Tramways), todos eles campeões estaduais. O Central não foi lembrado!

11 Replies to “Meu único time”

  1. Pingback: Torcedores pernambucanos contrários aos forasteiros na ArenaBlog de Esportes | Blog de Esportes

  2. O sport foi campeão da série b em 1987 e o flamengo da série a, aew queriam q eles se confrontassem, precisava? os dois são campeões mané. o futebol nordestino é muito fraco…

  3. nordetino de coraçao torce para o time que escolheu…
    futebol é ma paixão nacional..
    por que nao muda essa frase para noredestino de coraçao joga no time  de sua regiao?

  4. como faço pra comprar essa camisa do sport?! não sou de recife, mas torço pelo sport!
    tem como comprar pela internet?!

  5. Com relacao ao campeonato de 1987 do SPORT CLUB DO RECIFE, e’ chegada a hora de alguma acao juridica ser tomada, pergunto: onde andam as autoridades do estado, que nao enquadram como mentrira, estelionato ou injuria toda essa  destituicao do titulo do SPORT de  1987?? E’ fato consumado, transitado e julgado.O SPORT e’ o campeao de 1987 e ponto final.Acho que o Brasil precisa de verdade e honestidade na imprensa, e esse resgate precisa acontecer nesse episodio onde o poder economico supera a verdade. A repeticao de uma mentira nao vai torna-la uma verdade.

  6. Precisamos reverter essa tendencia maluca de torcer por times dos sudeste…ja faz vinte anos que so torco por um nico time, desde a palhacada do nosso titulo de 1987 so torco pelo SPORT.Penso que se deve torcer pelo time de suas origens, mas tambem acho que os clubes devem tomar alguma atitude para reverter esse quadro. 

  7. Esse EASN é lasca… quando inicia um tema com algum sentido (Mac Donald’s e etc..), logo solta uma bobabgem.
    Como você acha que o Vasco, Fluminense, Corintinhas, Flamengo e etc., com dívidas superando os 200 milhões conseguiram contratar CARLOS ALBERTO, FRED, RONALDO, ADRIANO e etc???? Como o “curintias”, após a campanha medíocre e incompetente que levou a série B, recebe 3 a 4 vezes mais de cotas de TV que muitos times que estão na série A (e a série B nem foi transmitida pela globo)????
    Explica aí????? Não consigo enxergar onde anda a “competência” destes caras que estão no clube dos 13 que todo ano nadam em dinheiro e no final ainda passam sufoco. Competência mostrou o AVAÍ este ano… esse sim foi o verdadeiro campeão brasileiro de 2009. Com 3 milhões de cota detonou boa parte destes picaretas!!!!
    Mas, sem a grana da TV, o time já foi desmontado. E adivinha quem cooptou a equipe??? E com que grana????
    Não confunda as coisas…. os times metidos no clube dos 13 são LADRÕES, CORRUPTOS e MEMBROS DA QUADRILHA DE CBF.
    Agora… tem ladrões e corruptos em todo canto. Tem gente que acha que esse é o caminho.
    Já o Cássio prefere acreditar em contos de fada… acha que se submetendo as regras de C13/CBF e jogando uma série A quando em vez se consegue chegar a algum lugar.
    Precisamos é da fórmula para formar “timaços” sem a grana fácil da TV pra contratar ou para segurar os jogadores.

  8. Tadeu, normalmente o cara do Nordeste que torce para um clube nacional nem é sócio, nem usa produtos oficiais! Acho que isso não é desculpa para mediocridade do futebol nordestino no momento! 

  9. É uma iniciativa interessante mas quase sempre manchada por bairrismos e preconceitos!
    Além disso, todos são livres para torcerem por qualquer clube! Um pernambucano não deixará de ser pernambucano se torcer para o Flamengo, por exemplo! Ou quem come Mac Donald’s, por exemplo, deixa de ser brasileiro e passa a ser norte-americano ?

  10. O meu amigo editor meteu os pés pelas mãos.
    Com se pode fazer bons times sem o dinheiro daqui que foi gasto com os times de fora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*