O ranking histórico da Copa do Nordeste, com 51 clubes entre 1994 e 2016

Todas as campanhas no G4 na Copa do Nordeste (1994-2016). Arte: Cassio Zirpoli/DP

Em duas décadas de história intermitente, com 13 edições oficiais, a Copa do Nordeste já teve a participação de 51 clubes. Indo além da lista de campeões, que tem o Vitória como maior vencedor, tetra, e o Santa Cruz como sétimo campeão, o blog compilou todas as campanhas, literalmente. De 1994, quando ocorreu em Alagoas a pioneira edição com o nome conhecido, até 2016, foram realizadas 905 partidas, com 2.520 gols marcados, proporcionando uma média de 2,78. Em relação à pontuação absoluta, a dupla Ba-Vi está empatada com 239 pontos, com o rubro-negro à frente no número de vitórias (70 x 68). Curiosamente, o aproveitamento do rival é melhor, pois tem dois jogos a menos.

Em seguida vem o Sport, cuja ausência em 2010 pesa bastante no histórico geral, pois naquele ano houve um turno com 14 rodadas – em disputa marcada pela imposição da Liga do Nordeste frente à CBF, numa batalha judicial. Atual campeão, o Santa somou 24 pontos até sua orelhuda dourada, ficando a um triz do América, ainda em vantagem devido aos doze jogos a mais. Enquanto isso, o Náutico é o time com menos participações na Lampions entre os mais tradicionais da região. Ficou de fora em cinco edições, custando o top ten.

Outra curiosidade está lá no fim da tabela, com os genéricos Flamengo (Teresina), Corinthians (Maceió) e Palmeiras (Feira de Santana). Outras agremiações genéricas têm história no Nordestão, como Botafogo (João Pessoa), Coritiba (Itabaiana), Cruzeiro (Arapiraca) e Fluminense (Feira de Santana), que detém o melhor resultado entre esses times, com o vice em 2003.

Observações do blog sobre a composição dos dois quadros expostos (ranking de pontos, abaixo; ranking de colocações no G4, acima):

1) Vitória, 3 pontos. Empate, 1 ponto. Resultados da fase preliminar à final.

2) A ordem dos times no ranking de pontos foi estabelecida da seguinte forma: pontos, vitórias, saldo de gols, gols marcados. O índice de aproveitamento aparece como adendo ao rendimento de cada clube

3) A ordem no ranking de colocações foi estabelecida da seguinte forma: títulos, vice-campeonatos e semifinais (em 1998, com a fase semifinal em dois quadrangulares, foi considerada a pontuação total). O número de vezes no G4 (última coluna) aparece como adendo ao desempenho de cada clube.

4) O Torneio José América de Almeida Filho, realizado em 1976, é considerado pelo Vitória como um título nordestino. O blog entende como título de porte regional, mas não referente à mesma competição. Por sinal, em 2016 a Liga do Nordeste, através de Alex Portela (também ex-presidente do Vitória), teria enviado um ofício à CBF pedindo a oficialização do torneio, o que incluiria até a primeira edição, de 1975, que teve o CRB como vencedor. Como segue sem uma resposta oficial (e pública), o blog manteve a disputa à parte. 

5) Os asteriscos em Botafogo e Sampaio se referem às punições do STJD, perdendo 4 (2014) e 6 (2015) pontos, respectivamente. A pena se mantém.

Confira o ranking de pontos do Pernambucano (1915-2016) clicando aqui.

O ranking de pontos da Copa do Nordeste (1994-2016). Crédito: Cassio Zirpoli/DP

6 Replies to “O ranking histórico da Copa do Nordeste, com 51 clubes entre 1994 e 2016”

  1. Se vc é bom mesmo é pesquisa, quero que me diga? Qual o clube de PE que foi desclassificado do campeonato pernambucano, voltou (por ser um grande clube, os demais se reuniram e concordaram com a volta do mesmo) e ele foi campeão. (dica 1930 a 1950)
    Meu email antoniobarkokebas@outlook.com

  2. MOVEY O CAMPEONATO DO NORDESTE DE 1976 JÁ FOI OFICIALIZADO PELA CBF. ATUALIZE SEU SITE E NÃO PERCA SUA CREDIBILIDADE COM SEUM CLUBISMO . O VITÓRIA É O PENTACAMPEÃO DO NORDESTE.

  3. Parabéns pela matéria ,acredito que a Liga nordeste deve repensar a fórmula de disputa no próximo ano para que a Copa do nordeste continue cada vez mais forte e atraia mais investidores de peso é inadmissível um clube como o Ceará ficar fora ,nada contra os pequeninos do interior mas se algum clube tradicional fica de fora o campeonato enfraquece ,primeiro critério tem que ser o ranking dá CBF não dá pra aceitar Bahia,Sport, Vitória,Ceará,Santa Cruz, Náutico, Fortaleza,America-Rn,Abc,Sergipe,Crb, Campinense são os carro chefe da competição.

  4. Amigo, parabéns pelo Blog, só informação diferenciada.

    Gosto muito de estatísticas ligadas ao esporte em geral, principalmente futebol, seu Blog está bem legal.

    Nota do blog

    Marcelo, muito obrigado pela atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*