O pote 1 para o sorteio das quartas de final da Copa do Nordeste terá os três clubes presentes no Brasileirão e o atual campeão regional. Ou seja, as principais forças confirmaram o favoritismo. Assim, Bahia, Sport, Vitória e Santa evitaram confrontos de peso na próxima fase e ainda vão decidir os respectivos confrontos em seus domínios. Pelo segundo ano seguido o Baêa termina a 1ª fase com a melhor campanha. Desta vez, contou com a derrota do Sport para o eliminado Sampaio, passando na última rodada, 14 x 13.
Após três anos o Trio de Ferro disputou a fase de grupos. Faltou pouco para a tripla classificação. Por um ponto, o Náutico ficou de fora do mata-mata. Sport e Santa Cruz avançaram liderando os seus grupos e embolsaram R$ 450 mil – já haviam recebido uma cota de R$ 600 mil pela participação na primeira fase.
O sorteio das quartas de final, com a definição do caminho até a decisão, será na sede da CBF, no Rio, às 11h desta sexta-feira. Eis os potes do sorteio:
Pote 1: Bahia, Sport, Santa Cruz e Vitória (todos campeões)
Pote 2: Itabaiana, River, Campinense e Sergipe (um campeão)
Os clubes classificados às quartas do Nordestão (2013-2017):
2013
ABC, ASA, Campinense, Ceará, Fortaleza, Santa Cruz, Sport e Vitória
2014
América-RN, Ceará, CRB, CSA, Guarany-CE, Santa Cruz, Sport e Vitória
2015
América-RN, Bahia, Campinense, Ceará, Fortaleza, Salgueiro, Sport e Vitória
2016
Bahia, Campinense, Ceará, CRB, Fortaleza, Salgueiro, Santa Cruz e Sport
2017
Bahia, Campinense, Itabaiana, River, Santa Cruz, Sergipe, Sport e Vitória
Número de classificações às quartas (2013-2017):
5 – Sport (100%)
4 – Campinense, Ceará, Santa Cruz e Vitória
3 – Bahia e Fortaleza
2 – América-RN, CRB e Salgueiro
1 – ABC, ASA, CSA, Guarany-CE, Itabaiana, Sergipe e River
Quando o senhor falou dos times classificados para o primeiro pote da Copa do Nordeste, botou o Santa Cruz em último e o Sport em segundo, se existe uma ordem de classificados, o mínimo que deveria fazer era segui-la, mas difícil esperar isso dessa imprensa pernambucana, que sempre está fazendo questão de levantar o glorioso Sport!!!!! Se você acha que isso é besteira, saiba que para mim, torcedor do Santa Cruz, que acima de tudo sou um apaixonado por futebol e poderia até estar no seu lugar, escrevendo nessa coluna!!! Acho que falta noção e deixar um pouco o clubismo de lado.
Nota do blog
José Henrique, os times realmente foram colocados pela ordem de campanha. E, caso você preste mais atenção na classificação numa próxima vez, irá notar que o Sport ficou à frente do Santa mesmo. E o Santa sequer foi o “último”, como você escreveu, mas o 3º time, à frente do Vitória, pelos mesmos critérios… Interpretação de texto =/= clubismo.
Da forma que o futebol é organizado no Brasil atualmente, os times do NE jamais serão protagonistas. Ainda que haja uma boa campanha, será sempre uma surpresa, uma exceção à regra e um desafio ao status quo.
Ass.: Pepino, o Grande
Pra quem gosta de estatísticas, esse site é um prato cheio. E o Sport fazendo História no futebol. Único clube com 100% de presença. Não é a toa q seja o melhor nordestino e 9º no geral em nº de sócios torcedores. Força aos clubes do NE para q permaneçam na Serie A.