Semana incomum

Inter conquista a Copa Sul-AmericanaNoite de quarta-feira no Beira-Rio, com 51.803 torcedores vendo o 2º tempo da prorrogação. Internacional e Estudiantes disputam todos os espaços do campo em busca do título, que havia saído das mãos do Colorado no tempo normal após derrota por 1 x 0.

Aos 8 minutos da última etapa da final da Copa Sul-Americana, o meia colorado D’Alessandro cobra escanteio pela direita. Confusão na área, bola na trave, goleiro defendendo em cima da linha… E finalmente a bola sobra para Nilmar marcar o gol do título do Inter, o 1º clube brasileiro “campeão de tudo” (leia AQUI).

No entanto, esse gol (assista abaixo) deu início a uma semana que poderá ser histórica para o futebol do Rio Grande do Sul. A metade vermelha já comemora o seu 4º título internacional em 3 anos.

A metade azul, ressabiada pela conquista do rival, conta os dias para a última rodada do Brasileirão. No domingo, o Grêmio terá a chance de ganhar a Série A (difícil ainda). Inter e Grêmio campeões na mesma semana? Historicamente, sempre que um dos grandes de Porto Alegre vai bem, o outro se enrola um pouco.

O revezamento começou na década de 50, enquanto o Grêmio construía o Olímpico. O Inter aproveitou o fato de o rival investir em seu patrimônio e fez a festa nos campos. Depois de inaugurado, o Grêmio ganhou 12 títulos em 13 anos. Curiosamente, nos anos 60, foi a vez do Inter erguer o Beira-Rio, aliado à seca de taças.

Após a inauguração do estádio (06/04/1969), o Colorado emplacou nada menos que um octacampeonato gaúcho, além do tri no Brasileiro. Nos anos 80 e 90, o Grêmio voltou a comandar, com 1 Mundial, 2 Libertadores e títulos nacionais. Na década atual, o Inter retomou a frente, ganhando tudo o que é possível.

Mas… E se o Grêmio for o campeão brasileiro de 2008? Será um choque de campeões pra lá de incomum no Sul.

Foto: site oficial do Inter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*