No final da década de 1980, a Coca-Cola patrocinou quase todos os clubes do Campeonato Brasileiro. A marca da gigante dos refrigerantes era quase onipresente na TV. A sua imagem ficou associada ao futebol.
Mais de 20 anos depois, outra empresa segue no mesmo rumo, mas com um projeto ainda mais ligado ao futebol. E com cifras maiores.
Entre os quatro principais mercados (SP, RJ, RS e MG), o banco BMG, com a sua logomarca que cobre boa parte dos uniformes dos clubes, só não está presente, ainda, na dupla Gre-Nal. Como nota-se acima, a Coca-Cola conseguiu isso.
Porém, o BMG caminha para esse mercado também. Aguarde.
Nesta sexta, mais um time entrou na lista. O Santos, atual campeão da Copa do Brasil, assinou um contrato de patrocínio de aproximadamente R$ 18 milhões por ano.
O Peixe se tornou o 19º clube patrocinado pela empresa, incluindo os pernambucanos Sport e Santa Cruz. O time de Neymar e Ganso é o 10º time da BMG na Série A de 2011.
Ou seja, 50% do Brasileirão deste ano terá a marca da empresa estampada na camisa.
Das 13 maiores torcidas do país, segundo o Ibope, o BMG patrocina 8 clubes, que representam 81,3 milhões de torcedores, ou 42,6% da população brasileira (veja AQUI).
A soma de cotas passa de R$ 100 milhões por ano. Confira os clubes patrocinados: Flamengo, Vasco, São Paulo, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG, América/MG, Bahia, Coritiba, Atlético-GO, Sport, Santa Cruz, Botafogo/SP, São Bernardo/SP, Pelotas/RS, Brasil de Pelotas/RS, Rio Branco/ES, Uberaba/MG e Itumbiara/GO.
O banco, administrado pelo empresário mineiro Ricardo Guimarães, ex-presidente do Galo, passou a investir forte no futebol a partir de 2008. Em vários clubes, inclusive no Sport, o investimento vai além da receita da camisa, passando a parcerias, com a contratação de atletas. Exatamente por isso, é preciso rigor na fiscalização.
Mais um clube e seria possível promover um torneio à parte… Monopólio?
Pingback: Nordeste patrocinado pelo podr público | Blog de Esportes
Pingback: “Uniforme discreto” | Blog de Esportes
Pingback: Publicidade, futebol e aberrações « Comunicação, Esporte e Cultura
Parabenizo os editores do blog pelo enfrentamento ao tema polemico. Venho me dedicado em Minas a alertar os riscos do patrocínio do BMG a quadros de arbitragens, além de dominar o cenário esportivo publicitário hoje.
BMG e o monopólio do futebol http://www.leandroviana.net/2011/02/bmg-e-o-cartel-do-futebol.html
BMG, árbitros e conflito de interesses
http://www.leandroviana.net/2011/02/bmg-arbitros-e-conflito-de-interesses.html
A muita coisa a ser esclarecida a respeito desta súbita investida bilhionária no futebol.
abraços
Leandro
Pingback: Camisa13 - O clube do colecionador.
Dá pra fazer um PES Banco BMG Edition.
Aqui no Rio , o BMG patrocina as mangas de Flamengo e Vasco.
Paga R$ 5.5 milhões pelas mangas do Vasco ;
Paga R$ 10 milhões pelas mangas do Flamengo ( desse valor , por contrato , R$ 9 milhões são destinados ao futebol e R$ 1 milhão é para o time de basquete )
monopolio?com certeza!pior do q a contestada(né torcida do Sport,diretoria rubro-negra e imprensa recifense de rádio?)coca-cola!a mesma não patrocina o futebol do Brasil desde dezembro de 1994.após o Brasileiro daquele ano!o Sport gnha uma quantia irrisória.6 milhões/ano,é pouco!
Pingback: Tweets that mention Série BMG | Blog de Esportes -- Topsy.com