Dos 98 clubes que participaram da primeira divisão dos campeonatos estaduais do Nordeste deste ano, um total de 14,2% foi patrocinado pelas prefeituras municipais.
O apoio do poder público, que em Pernambuco se estende aos ingressos, parece ser vital para a saúde financeira dos clubes, uma vez que a região foi a que apresentou o maior grau de dependência de patrocínios de prefeituras. Não surpreendeu (veja aqui).
O número está inserido na pesquisa sobre a economia do futebol brasileiro produzida pela Global Sports Network (GSN), que contemplou 301 clubes de todos os estados do país (gráfico acima). Ao todo, foram levantados 463 contratos de patrocínio em 2011.
De acordo com o estudo, as empresas investiram R$ 330 milhões neste ano para expor as suas marcas nos uniformes do futebol.
Sem muita surpresa, o banco BMG ficou em primeiro lugar entre as marcas mais estampadas nas camisas dos clubes brasileiros, com 31 times, ou 10,3%. O domínio do BMG no mercado da bola já havia sido tema de um post no blog (relembre aqui).
Ao todo, 17,9% dos clubes pesquisados não tem patrocínio algum. Confira abaixo todos os dados da pesquisa, separados pelas cinco regiões.
Pingback: Acabou a farra da BMG no futebol brasileiro | Blog de Esportes
Pingback: Patrocínio do poder público banca o futebol no Nordeste | Blog de … | ZiiPe
Disparidade. Enquanto o Sul/Sudeste vive sendo patrocinados por Bancos, o Norte/Nordeste é através de prefeituras onde muitas vezes não tem condições nem de arcar com as despesas dos municipios.
E tem mais, Cássio… estes números do Nordeste batem de frente com o que já foi comentado em seu blog, de clubes com os nomes de cidade, para conseguir um apoio maior…
Legal era o Barcelona e o Athletic de Bilbao, que passaram muitos anos sem patrocínio algum nos seus uniformes, mas hoje isso é impossível até para os clubes mais ricos do mundo, imagina para os clubes do Nordeste brasileiro, os grandes clubes do Sul e do Sudeste sempre conseguem bons contratos de patrocínio, mesmo quando os clubes estão por baixo como o Palmeiras com a FIAT, e nessa de patrocinadores o Vasco que estava na merda dentro e fora do campo há 8 anos sem um título de expressão(sem contar a série B) devendo à Deus e o mundo, teve a ajuda do governador do Rio de janeiro, Sérgio Cabral que teria ajudado o seu time a ter o patrocínio da Eletrobrás, não por acaso o vasco começou a ter dinheiro, pagar em dia, contratar bons jogadores e hoje é um clube mais organizado, aqui no Nordeste, mesmo os principais clubes não possuem força para ter patrocínios que cheguem perto dos valores que os grandes clubes de SP, RJ, RS e MG têm, só com a ajuda governamental mesmo, pra tentar competir contra os grandes, quero ver quanto o meu Náutico vai receber de patrocínio ano que vêm na série A, e se vai demorar pra conseguir o patrocínio, como nesses últimos anos.