Gigante de três cores

Copa do Brasil 2011: Santa Cruz x São Paulo. Foto: Ricardo Fernandes/Diario de Pernambuco

O título do post é uma referência ao Tricolor de São Paulo?

Apesar da pujança do clube paulista e de Rivaldo, a referência não se aplica desta vez.

A mensagem foi direcionada para o Tricolor do Arruda mesmo.

Em uma noite de muita aplicação, raça e felicidade, o Santa Cruz venceu de maneira incontestável o adversário, abrindo vantagem no confronto pela Copa da Brasil.

Dedicado taticamente e consciente da técnica da equipe de Carpegiani, a Cobra Coral não abdicou do ataque, ainda de que de maneira afobada, via Landu.

No sistema defensivo, Everton Sena ia anulando o jovem Lucas, do São Paulo e da Seleção. No gol, o seguro Tiago Cardoso, espalmando tudo (surpresa? veja AQUI).

O resultado começou a ser construído de fato aos 34 minutos, quando o atacante Gilberto, personagem desta semana, avançou pelo lado esquerdo e cruzou à meia altura.

Com categoria, Rodrigo Souto empurrou para as redes.

Rodrigo é jogador do São Paulo, é bom ressaltar. Um gol contra para balançar o Mundão, tomado por 46 mil pessoas nesta quarta-feira.

No segundo tempo, mais emoção. Aos 25, o tricolor pernambucano ficou com um jogador a menos, após uma expulsão infantil do zagueiro Leandro Souza.

Foi muita pressão do São Paulo…

E muita festa do povão. Pela segunda vez em 20 jogos no confronto, uma vitória do Santa, acabando um hiato que vinha desde 1988!

O triunfo coral por 1 x 0 mediu o grau de confiança e maturidade de um time com peças tão jovens e desacreditadas há menos de três meses.

E o clube ainda ficou com uma incrível renda de R$ 943.070…

No domingo, o clássico contra o Sport, pelo Campeonato Pernambucano, cujo título passou a ser um desejo concreto e possível. Na mira!

O povão vai invadir a Ilha do Retiro, num jogaço para deixar o estado parado.

Copa do Brasil 2011: Santa Cruz x São Paulo. Foto: Paulo Paiva/Diario de Pernambuco

24 Replies to “Gigante de três cores”

  1. Gente ,

    Na boa.

    Cada clube tem que se preucupar com sua história , suas virtudes , seu problemas.

    Essa história de ficar comparando time A com time B é não leva a nada , apenas a discussões que disvirtuam o rumo da conversa.

  2. mas esse Jorge é Infantil!o cara comparar o Fluminense com o Santa Cruz é de Doer.mais um da escola”Léo Medrado”!

  3. Mesmo sendo rubro-negro HEXACAMPEÃO BRASILEIRO , CAMPEÃO DO MUNDO , DA LIBERTADORES , BI DA COPA DO BRASIL E CAMPEÃO DA MERCOSUL , e sempre torcer contra o Fluminense , não dá para comparar o peso e a importancia dos dois tricolores em questão.

    O Fluminense é tri-campeão brasileiro , campeão da Copa do Brasil e vice da Libertadores.

    Não tem como comparar com o Santa Cruz.

  4. Torço muito pelo sucesso do Santa Cruz. Time de grande força regional , conhecido em todos os 4 cantos do país , com um belo estádio , enfim , estarei na torcida pelo sucesso do Santa na série D.

    Na Copa do Brasil , na boa , não sou torcedor do São Paulo , mas acho impossivel que o Santa volte classificado da Arena Barueri.

    Acho até que o São Paulo deverá ganhar com tranquilidade , por uma boa diferença de gols.

    Só torço para que , caso isso ocorra , que não seja um banho de agua fria em todos no Santa.

  5. Que a diretoria do Santa Cruz saiba separar a euforia da torcida com a realidade do time. No mundo todo , é fato corriqueiro nas Copas , times de terceira e quarta divisão aprontarem para os times grandes.

    O que aconteceu na quarta-feira foi isso. De um lado , o São Paulo , clube mais rico da América do Sul , que veio a Recife fazer mais um jogo na sua história. Do outro , um humilhado Santa Cruz , que já teve importancia nacional nos anos 70 , mas que convive com uma realidade muito dura , de vários rebaixamentos em sequencia , que tem que buscar , pelo segundo ano consecutivo , a vaga para disputar a quarta divisão do brasileiro no estadual. Era o jogo da vida !

    Só espero que , para o bem do Santa , para que o projeto de subir para a série C em 2012 se mantenha , que ninguém se desanime com uma provavel goleada no jogo da volta em São Paulo.

  6. EASN

    Ao menos deixe os pernambucanos saborearem a vitória.

    Esse seu blá blá blá idiota criticando a falta de estrutura do futebol pernambucano já é sabido por todos.

    Imagine como ficaria se Pernambuco fosse dominado por Flamengo, Corinthians e outros. Basta olhar para o futebol local dos nossos irmãos vizinhos.

  7. Boa EASN(14:27).mas,são pessoas q vivem endeusando esses”jornalistas”e nossa imprensa,q não vamos pra frente!tem gente boa e ruim em todo lugar.mas,os caras acham q eles não tem culpa,paciencia!

  8. Caro Lessa, cai na real e deixa de pensar de forma amadora, como nossos dirigentes. Nada mais amador que perder tempo acreditando na utopia de que um dia ,quem sabe, todos dividam a grana igualmente e vivam numa grande comunidade fraternal.
    O fato é que não adianta comparar Sport ou  Náutico com Corinthinas, Flamengo ,São Paulo e etc. Eles devem ser comparados a Goiás, Atlético-pr, Figueirense e etc. O Atlético-PR é um exemplo. Foi campeão Brasileiro no campo, jogando contra todos, esteve em final de libertadores e não recebe cotas tão altas como outros clubes. Mesmo eles gastando na reforma do estádio para 2014 conseguem fazer times razoáveis e bem superiores aos times dos clubes pernambucanos. Sabe o que é isso ? Profissionalismo. Dá trabalho. É mais cômodo montar um time a cada 4 meses e ficar chorando contra o sul malvado.

  9. aloprados NÃO!a gente fala infelizmente a Verdade.se voce amigo,quer viver da Ilusão,viva Luis Lessa!voce quer comparar Sport com Corinthians em Termos de Mercado?aí amigo,voce está iludido mesmo!essa história de”exclusão”,o Gustavo Krause(um dos”limpinhos”pra se dizer o contrário),fala disso.e infelizmente,a nossa imprensa Recifense Concorda.mas essa história de exclusão.não só existe no Brasil.na Espanha é Muito Pior!

  10. Estes EASN e leonardo-pe devem ser dois aloprados, que desconhecem totalmente a estrutura e o verdadeiro apartheid que existe no futebol brasileiro. Mesmo os times do Sport, Vitória e Bahia (que recebem verbas do TV), não conseguem fazer frente (apenas em raríssimas oportunidades)aos times do Sul/Sudeste. Gostaria muito que para as disputas houvesse  um pouco mais de equilíbrio, para que os resultados fossem diferentes. É muito bom você fazer planejamento com Cem Milhões por ano. Apesar de que não é apenas o dinheiro que faz a diferença, pois era para o Corinthians já ter sido campeão da Libertadores há muito tempo, pois mesmo com muito dinherio ainda existe a incompetência. Mas que o dinheiro faz a difereça, isto faz… E muito.

  11. EASN:é por essas e outras q deixei de me preocupar com esse futebol daqui.embora seja importante pelo q representa!e pior:nós,posamos de”moralistas”.q o Diga Gustavo Krause.um dos mais”certinhos”da política Recifense!”Batalha Regional”.nem no Rio Grande Do Sul,tem disso.e olhe q eles são os mais bairristas do Brasil.esses”torcedores”e alguns da nossa Imprensa Esportiva,sairam da escola”Léo Medrado”.voce caro Nobre EASN,falou tudo e Mais Um Pouco!

  12. Siceramente, não entendo o recalque de alguns pernambucanos.Vencem uma partida de futebol e ficam com bairrismo e regionalismo babaca. É inveja do Sudeste, é ? É invejinha do Sul ? É raivinha porque só vivem na série B e D ? Vão torcer e comemorar a vitória. Futebol é isso. Como os clubes falidos de pernambuco fazem vergonha na maioria das  Copas do Brasil basta uma vitória perdida para os recalcados descarregarem suas frutrações. E ainda destilam preconceito contra os paraibanos. Depois ,com hipocrisia , ficam posando de coitados discriminados.

  13. Pingback: Toque de Bola FC » Arquivo do Blogue » Corais subiram até a Fifa

  14. O mais legal de tudo não é a vitória, mas sim o empenho que a torcida local (rubro-negros, tricolores e alvirrubros) dá apoio incondicional aos clubes quando precisa, bem diferente do que ocorreu no Castelão semana passada, quando o Fortaleza recebeu o Flamengo e grande parcela do estádio cearense tinha mais torcedores “cariocas” do que do Leão.
    A unica vez que vi algo semelhante aqui foi nos Aflitos, quando Mauricio Cardoso e Ricardo Valois venderam mais ingressos visitantes do que para a torcida timbu, no brasileirão de 2009 contra o Flamengo… aquilo ali foi uma vergonha!

  15. Dá-lhe Santa!!! 

    Tabu foi feito para ser quebrado, e quebramos mais um.

    O árbitro foi frouxo, não teve coragem de marcar um pênalti em favor do Santa Cruz e de punir alguns jogadores do São Paulo com o cartão amarelo. O time paulista ficou desesperado, Rogério Ceni merecia ser punido com o amarelo quando foi até  o goleiro Tiago Cardoso, querendo “apitar” o jogo.

    Rogério Ceni, baixa a tua bola!!!

    Na próxima quarta, 06/04, nós vamos trazer a classificação na Arena Barueri. Mas antes a cobra coral vai despachar o “boi-leão” na casa de festejos.

    Que pena que o jogo não foi narrado por Luciano do Valle.

  16. Pingback: Gigante de três cores | Blog de Esportes | ZiiPe

  17. LUCIO NETO SO ELOGIOU O SANTA PQ ELE É CORINTHIANO Q PERDEU PRA O SAO PAULO ESSES CARA NAO GOSTA DO POVO NORDESTINO.PARABENIZO O SANTA PELA VITORIA,E SO LAMENTO SOBRE A ARBITRAGEM ONDE O ROGERIO SENE FOI ATE A AREA DO SANTA E SO FALTOU ELE TIRAR O CARTAO DO BOLSO DO JUIZ E DA PRA THIAGO…………ISSO É UMA VERGONHA…………

  18. Cássio, estou em Fortaleza/CE. O mais bonito foi ouvir a massa coral gritando “ah! É Pernambuco!” em resposta aos “estrangeiros que vieram ver o São Paulo. Foram muitos os elogios de Neto, Téo José e Milton Neves  à torcida.

  19. Parabens ao Santa Cruz.agora:é inacreditável como alguns torcedores falaram e vão falar q”foi a torcida q ganhou o jogo”.no jogo da volta,não teremos 15 mil e os”entendidos”da nossa imprensa e da torcida do Santa Cruz vão dizer:”eles não tem uma torcida apaixonada feito a nossa q vai pra campo”.Domingo,o Santa segura o Sport!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*