Torcidas visitantes cada vez menores nos clássicos do Recife

Estádio de Wembley

“Eu não quero essa história de ‘torcida única’ nos estádios no Pernambucano não. Isso acontece no Campeonato Brasileiro, mas aqui nós colocaremos 20%”.

Declaração de Carlos Alberto Oliveira em janeiro de 2009.

A medida, implantada nos clássicos locais, foi uma resposta à rixa entre rubro-negros e alvirrubros que um ano antes passaram a liberar apenas 10% para a torcida rival.

Antes disso,  os clássicos no Recife contavam com estádios praticamente divididos.

Três anos após a decisão do ex-presidente da FPF, os grandes clubes agora utilizam as brechas do Regulamento Geral de Competições para reduzir a margem de 20%.

Santa Cruz x Sport será o terceiro clássico na temporada. Os corais liberaram 7.000 ingressos para os visitantes, de um total de 55 mil. Isso corresponde a 12,7%.

Mas a porcentagem não é muito diferente dos jogos anteriores…

No primeiro duelo desta temporada, na Ilha do Retiro, os alvirrubros tiveram a direito a 4.500 ingressos confeccionados, apesar da reserva de 6.500 feita pelo Sport em caso de lotação máxima, de 32.500. Porém, foram confeccionados 26.983 ingressos. Deste montante, o número timbu representou 16,6%.

Como o borderô rubro-negro não separa os ingressos por torcida local e visitante, o blog entrou em contato com a diretoria do clube, que repassou os dados (veja aqui).

A torcida do Náutico adquiriu 1.131 entradas, ou 25% dos bilhetes produzidos no dia.

Depois, nos Aflitos, foram colocados à venda 1.800 ingressos para os tricolores. Ao todo, o Clássico das Emoções teve 16.204 ingressos registrados. Assim, a quota dos visitantes ficou em apenas 11,1% (veja aqui).

Vale destacar que os tricolores compraram 1.600 ingressos, ou 88% do volume.

Confira o que diz o Regulamento Geral de Competições da FPF:

Capítulo IX – Emissão, venda e controle de ingresso // Seção V – Quota para Visitante

Art.73. A torcida visitante tem direito a ingressos em quantidade equivalente a 20% (vinte por cento) da capacidade do Estádio.

§1º. Para ter acesso aos ingressos, como previsto neste art.73, a associação visitante se entenderá diretamente com a mandante quanto à política de venda e garantias de pagamento da quantidade que lhe for destinada.

§2º. Para efeitos de ter garantida a quota de torcida visitante, nos termos deste artigo, capacidade do estádio é aquela constante de laudo de vistoria expedido pelo órgão público competente.

Segundo o superintendente administrativo do Sport, Genivaldo Cerqueira, a tendência é que o Santa Cruz libere mais 4 mil ingressos caso os torcedores do Leão comprem os 7 mil à disposição. Flávio Bione, gestor administrativo do Tricolor, confirmou ao blog.

Na opinião do blog, a ideia de Carlos Alberto precisa virar regra, não uma exceção…

Estádio da Suíça

24 Replies to “Torcidas visitantes cada vez menores nos clássicos do Recife”

  1. QUANTA BABAQUICE , OS DOIS ÚLTIMOS JOGOS DA LEOA SÓ DEU 16.000 E 13.000 , PAREM DE FALR MERDA , VCS TORCEDORES DA COISINHA SÃO TORCEDORES DE RESULTADO BASTOU LEVAR UMA LAPADINHA DO POSTO IPYRANGA QUE NO JOGO COM O PORTO SÓ DEU 13.000
    MÍSEROS TORCEDORES EM CAMPO .
    QUANTO A QUESTÃO DOS CLASSICOS É PARA SER FEITO COMO MINAS GERAIS , SÓ A TORCIDA DO MANDANTE , ACABA COM 90% DA BAGUNÇA DEPOIS DOS JOGOS .

  2. ISSO É MEDO DA LOMBRIGA, SE COLOCAREM MAIS INGRESSOS DISPONÍVEIS PARA O SPORT, A TORCIDA COMPRA E LOTA O ESTÁDIO….

    AQUILO É UM PINICÃO!!!!!

  3. Desde quando cabem 7 mil naquela geral do mangue?? Cabem 5 mil e muito mal, só tem uma entrada e no meio da arquibancada, sem espaço nenhum pra circulação. O certo seria na ilha liberarem o placar e a curva (que com o espaço para separação das torcidas cabem uns 1200), nos aflitos pelo menos 70% daquela parte do country (4 mil), com um bom espaço para separação e no arruda os 11 mil de sempre, a parte atrás da barra e parte das cadeiras.

  4. Sport libera o espaço da geral do placar que cabe 7 mil pessoas..ainda liberam um espaço da curvinha da geral!

    a ilha tem lotação maxima de 31 mil pessoas. 20% de 31 mil é 6,200 pessoas mais ou menos. ou seja, o sport cede muito mais do q o necessario

    quanto ao fato de ser mal tratado dentro do estadio, cabe a quem se achar lesado, que reclame junto a MP.
    No jogo do aniversario do santa cruz eu estive presente no arruda (jogo que terminou 1×3) e sofri pra entrar no estadio. policia pisoteando torcedor com cavalo etc.. sorte q ciro meteu o dedo no bolo tricolor e a torcida do sport, como gente fina que é, cantou parabens pra o santa

  5. que besteira do caramba!!! num vai ter o jogo ? pronto é so oque importa .quem não for pra o arruda e depois a ilha vai assistir no canal 121 da sky ,pronto resolvido . a midia de pernambuco  é tão sensacionalista tanto quanto a globo,claro pra ganhar midia nacional vale tudo ate mesmo acabar com a tradição do futebol de pernambuco com estas besteiras de quem vai botar mais torcida ,quantos do santa quantos do outro lado ,gentem !!! é futebol e classico a rivalida impera novamente ,o bonito e ver duas torcidas rivais dois clubs de tradição uma paixao como este classico .e so assistir se emocionar e vibrar . TRIIII TRIICOLOR TRII TRII TRII TRII COLOR !!!!!

  6. QUEM É DOIDO DE IR PARA O IMUNDÃO DO ARRUDA, DEPOIS DO JOGO É ASSALTO, ARRASTÃO, FORA ARROMBAMENTO DE CARROS ETC E TAL. É MUITO MELHOR VER NA SKY TOMANDO UMA CERVEJINHA OU UÍSQUE E COMENDO UNS PETISCOS NA MAIOR PAZ!!!!!!!!!!!!

  7. infelizmente,tenho que escrever isto.é chegada a hora de termos jogos de uma só torcida.porquê a violençia ta demais.não se respeitam,só pensam em baderna,roubam a própia torcida,brigam entre si.eo jogo pouco interesa.e as autoridades pouco fazem.mesmo assim amo o meu clube.”sport”

  8. É muito choro, porra! Esse torcida de mistos do çanta crui nunca lota seu espaço na Ilha, a da barbie é outra piada.

    O máximo que colocam é 5 mil, isso em decisão de campaonato. A arquibancada do placar ainda é muito, deveria era ficar só naquela curvinha mesmo.

    Colocaram 7 mil ingressos pra massa rubro-negra e já acabaram. Vamos invadir de novo, com 11 mil leões no estádio do Governo.

  9. Ninguém leu que caso os 7000 se esgotem serão liberados mais 4000? A torcida adversaria no arruda sempre fica mais bem acomodada que nos aflitos ou na ilha.

  10. Pra mim futebol sem clássicos não tem emoção, estadios tem que estar cheio com as duas torcidas, mas cartolas que se acham administradores competentes e a cada ano faz com que o futebol deixe de ser um lazer e esporte para se tornar uma guerra.

  11. Comprovado que respeito pelo torcedor ta bem longe,independente de qual diretoria todas estão erradas. Podem até tá certas errados somos nóis.

  12. Não entendo essa problemática com o espaço cedido ao sport! Vejam bem o SANTA CRUZ é o único dos três grandes q cede lugares direferenciados aos contrários, arquibancada superior e inferior, estudante e cadeiras e preços também diferentes. Então, entendo que é muita farinha para pouco pirão, discursão mais rídicula envolvendo o SANTINHA q é o mais democrático e justo!!! ´dá-lhe SANTA!!!!

  13. Pingback: Sport: Show de News rubro-Negra tal como Especulações, Novidades sobre negociações, Caos Jael e muito mias : Blog dos Blogs

  14. e ainda querem q eu vá pra campo.q coisa patética.claro,vindo do idolatrado presidente(pelo menos para a hipocrita midia Recifense)Carlos Alberto Oliveira,não se espera outra situação se não esta!sabe o q vai acontecer:não dará 30 mil pessoas.por mais força q esses hipocritas da midia recifense queiram!espero estar errado!

  15. a arquibancada do placar na ilha e do mesmo tamanho da arquibancada que a jovem fica ! cabem 6 mil,ai eles querem da 7 mil no arruda que cabe 60 mil ! relaxa que tem jogo de volta.

  16. na ilha eles ficam com toda a arquibancada do placar,ainda fica reclamando,pois no proximo jogo la ,vai ficar so com arquibancada da curva,entre a jovem e a arquibancada  ! depois a gente abre os portões e ve o que e que da . kkkkkkkkkkkk

  17. as lombriga coloridas tem medo de botar mais pro sport pq sabe que a torcida vai em peso,mas lembrem a eles que tem volta na ilha !aqui se faz aqui se paga !!!!!

  18. o sport que começou com isso!
    sem contra que todo torcedor(do time visitante) que vai pra Ilha, é maltratado pela policia e pelos funcionários do sport! e ainda fica espremido na arquibancada.
    isso a imprensa não divulga, mas é complicado torcedor visitante na ilha do retiro!

    é nenhuma a diretoria do santa liberar os 20% tão pedido pela imprensa, mas eu sendo diretor, espremeria eles atraz do gol tbm!

  19. Caro Mario Junior, não discuto quem começou ou não, mas acho que você se equivocou no seu comentário. Fui a Ilha no ano passado nos dois clássicos contra o Santa, e o espaço liberado para os tricolores foi a chamada “Geral do Placar”. Creio que caibam 6 mil torcedores facilmente ali.

    Att.,

  20. Acho que estádio tem que ter 20% da torcida adversária no estádio, ter uma disputa entre as massas.
    Mas o Sport tem sido muito covarde na distribuição de ingressos para os visitantes, especialmente o Santa. Em 2011 fui 2 vezes a Ilha e com 30000 ingressos o espaço da torcida do Santa não chegava a caber os 6000 exigidos, passava muito longe disso. Então acho que a diretoria coral está apenas dando o troco. É lamentável isso mas foi o Sport que começou com essa besteira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*