A receita para um grande clube, na teoria

Modelo de gestão de um clube de futebol

Existe uma receita concreta para transformar um clube de futebol em um superclube, em uma escala global? Na teoria, existem dez times com esse potencial.

Real Madrid, Barcelona, Milan, Juventus, Internazionale, Manchester United, Chelsea, Liverpool, Arsenal a Bayern de Munique. Nove deles entre os dez mais ricos do mundo. A Velha Senhora, campeã do Calcio, ensaia a recuperação e deve retomar as finanças.

Poderia algum clube brasileiro seguir o mesmo caminho? Difícil. Mas, segundo a Pluri Consultoria, a trama tem que ser executada em duas vertentes (veja aqui).

Primeiro com a estrutura, incluindo a política nacional, calendário e união dos clubes.

Em seguida, os obstáculos dentro das próprias agremiações, como história, conquistas, potencial econômico da torcida (tamanho e gasto), exposição da marca, mídia, responsabilidade orçamentária e qualidade na estrutura organizacional e na gestão.

O resumo disso tudo é o gráfico acima. Simples.

O que falta para o seu clube seguir o modelo à risca?

2 Replies to “A receita para um grande clube, na teoria”

  1. Um dos grandes desafios para a implantação deste modelo é o imediatismo das torcidas e da imprensa que cobram títulos todos os anos. Segundo este pensamento, diretoria boa é diretoria que ganha título.

    Se não tem título durante a gestão, a diretoria é julgada incompetente e o modelo acima pressupõe competitividade ao longo do tempo… Mas quem quer esperar? A torcida quer título já, agora e sempre…

  2. O que falta são profissionais mais sérios e uma maior auditoria ( governo, entidades privadas) e os clubes publicarem suas demonstrações financeiras/contábeis através de uma das quatro companhias gigantes de auditoria mundial!

    Tirando isso…..é so começar!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*