Classificação brasileira à Copa Sul-americana com anticlímax

Copa Sul-americana

Eis o critério de classificação à Copa Sul-americana de 2013.

Com o Campeonato Brasileiro já na 13ª rodada, enfim a Confederação Brasileira de Futebol chegou a um entendimento com Conmebol e com o canal Fox, detentor dos direitos de transmissão da competição internacional, de forma oficial.

Cenário até a temporada passada:

Os oito melhores colocados da Série A, do 5º lugar ao 12º, se classificavam para a disputa. Caso um um dos times com vaga na Libertadores estivesse entre essas colocações na tabela, a vaga automaticamente passava para o 13º lugar.

Tente entender a nova fórmula:

O país segue com oito vagas entre os 47 times da Sul-americana. No entanto, a classificação será através de uma equação entre Série A e Copa do Brasil (veja aqui).

Serão os oito melhores colocados do Brasileirão, mas entre aqueles eliminados até as oitavas de final da Copa do Brasil do ano seguinte. Vale lembrar que o mata-mata nacional foi reformulado e passará de 64 para 86 clubes.

Se antes era preciso vencer duas etapas para alcançar as oitavas, agora serão três.

Íntegra da CBF:

Para a Copa Sul-americana de 2013 irão se classificar os oito primeiros colocados do Brasileiro da Série A 2012, excluídos os clubes classificados para a 4ª fase da Copa do Brasil de 2013 (nessa 4ª fase estarão presentes os clubes oriundos da Libertadores).

Série B – Na hipótese de não ser completado o número de oito vagas para a Copa Sul-americana a partir do universo dos 16 clubes primeiros colocados da Série A/2012, serão então chamados sucessivamente os quatro primeiros classificados do Brasileiro da Série B de 2012; depois os quatro últimos classificados da Série A/2012.

Para um time brasileiro estabelecido ser “eliminado” da Copa Sul-americana, basta não chegar às oitavas de final da Copa do Brasil. Simples, não?

38 Replies to “Classificação brasileira à Copa Sul-americana com anticlímax”

  1. Então com esse regulamento há possibilidade de algum time rebaixado da série A para a série B no brasileiro de 2013 ir para a copa sulamericana de 2014?

  2. Pingback: Frankenstein da Sul-americana, com 18 clubes para 8 vagas | Blog de Esportes

  3. Ok. Entendi, caso os 16 finalistas da Copa do Brasil estejam entre os 16 primeiros colocados (tem o caso do Palmeiras) do Brasileirão 2012, logo seriam chamados os 4 da segundona + os da primeira! 

  4. Cássio, essa conta tá mandrake. 86 clubes, sendo 80 na 1a. fase com 40 vencedores, até chegarmos a 4a fase com 10 vencedores + 6 da libertadores. Logo, hipoteticamente, os 16 primeiros do Brasileirão. Não entendo como essa conta faz chegar nos 4 últimos da série A, mas tudo bem!

  5. Claudio Silva,

    Meu pai é pernambucano e minha é cearense. Se conheceram na faculdade, na Unicap, no Recife. Se formaram e foram morar em Macapá, em 1980. Lá ficaram até 1983. Nasci no período, em 1981. Obviamente, fui criado em Pernambuco. Dos 2 aos atuais 31 anos… Abraço!

  6. Caro Cássio fiquei curioso em saber que és amapaense. Sou pernambucano e morei quase 6 anos em Macapá. Sua família é de lá? Tenho alguns amigos ainda lá. Um deles tem um filho que está morando hj pro aqui, é engenheiro em SUAPE.
    Trabalhei na Eletronorte e depois no Banco do Brasil.
    Um abraço.

    E-mail: cfirmino48@gmail.com 

  7. È amigos! Mais uma vez a CBF mete a mão no q esta funcionando direito!
    Já não bastava as famosas viradas-de-mesa no brasileirão, unificar o campeonato de forma tão tardia e pouco critério, pois a Taça Brasil(de 1959 a 1968) era a Copa do Brasil da época e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa(de 1967 a 1970) foi realmente o início do Campeonato Brasileiro, servindo pra criar polêmica, agora ela resolve aumentar o período da Copa do Brasil e aínda de quebra criar essa fórmula ridícula e sem noção alguma, sendo q, os próprios jogadores e técnicos já reclamam do calendário longo e excesso de jogos.
    Para a CBF a opinião desses profissionais não se conta, pois para ela o q vale é o dinheiro, mesmo quando era Ricardo Teixeira, quanto agora com o José Maria Marin, o famoso “Zé das Medalha”! 

  8. E se o campeão da Sul-Americana for o São Paulo?? Assim ele vai ter vaga na proxima Sul-Americana, por ser o o atual campeao.

    Ele vai entrar direto nas oitava da Copa do Brasil por disputar a Copa Libertadores.

    O Tricolor vai disputar a Sul-Americana, a Copa do Brasil ou as duas competições??

  9. Pingback: Escolha de Sofia entre Copa do Brasil e Copa Sul-americana | Blog de Esportes

  10. Então mesmo se o time for eliminado na primeira fase da copa do Brasil tem chances de ir para sul-americana ???

  11. Carlos,

    O correto é “mas” mesmo

    “Serão os oito melhores colocados do Brasileirão, mas entre aqueles eliminados até as oitavas de final da Copa do Brasil do ano seguinte.”

    Ou seja: Serão os oito melhores. Porém, entre aqueles liminados até as oitavas de final (…).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*