Prata inconsolável e ouro incontestável

Olimpíada 2012: Brasil 1x2 México. Foto: Fifa/divulgação

Começa a decisão em Wembley.

O relógio marca 28 segundos e… gol do México.

Um erro incrível da defesa brasileira, na saída de bola. Um passe desatento do ala Rafael somado à falta de cobertura do volante Sandro. Pronto, o estrago estava feito.

Oribe Peralta se aproveitou da bobeira e bateu no cantinho do goleiro Gabriel, uma das peças mais fracas da Seleção Brasileira na jornada olímpica.

A vantagem mexicana já era histórica.

O gol foi o mais rápido em uma final com a chancela da Fifa. Somente.

Ainda assim, seriam 90 minutos para tentar uma recuperação. Uma leitura correta, caso o Brasil estivesse num dia, domingo, bem organizado taticamente.

Não esteve. Não atacou com objetividade, preso às velhas individualidades, que voltaram a assombrar a equipe verde e amarela.

Foram poucas chances que realmente levaram perigo ao adversário mais forte enfrentado pelo país numa campanha até então 100%.

Aí, vale creditar o mérito à zaga mexicana, segura e determinada em toda a decisão do futebol na Olimpíada de Londres.

Ainda no primeiro tempo, Mano Menezes colocou Hulk no lugar de Alex Sandro. Três atacantes em campo, mas sem adiantar muito. Oscar estava bem marcado.

Enquanto isso, o México continuou assustante bastante. Teve um gol anulado, corretamente, e outras duas chances incríveis desperdiçadas.

Batendo o desespero, Mano promoveu a entrada de mais um atacante, Alexandre Pato.

Quatro atacantes? Faltou consistência no meio-campo para fomentar essa linha ofensiva. Sem força na intermediária, a mudança não surtiu efeito.

Pior. Aos 28 minutos da etapa complementar, novo gol do México. Novamente com Peralta, subindo sozinho diante de uma zaga estática, que não se encontrou nos Jogos.

O meia Lucas, negociado recentemente por R$ 107 milhões, entrou faltando apenas cinco minutos, numa síntese das contradições do comando técnico.

Nos descontos, Hulk até diminuiu. Aos 47, no tudo ou nada, Oscar ainda teve uma chance de ouro. Cabeceou para fora e o país teve que se contentar com a prata.

Vitória mexicana por 2 x 1. Um merecido ouro olímpico para os sombreros.

Ao Brasil, o terceiro vice-campeonato. Como em 1984, como em 1988. Como sempre, inconsolável. Ainda resta uma lacuna na galeria da Seleção…

Olimpíada 2012: Brasil 1x2 México. Foto: london2012.com/divulgação

13 Replies to “Prata inconsolável e ouro incontestável”

  1. e depois esse mesmo povo(a grande imprensa é culpada disso tambem!)fica procurando”bode expiatório”.realmente Robson.assassinaram(o termo é esse)Dunga e agora se ve q o mesmo estava certíssimo.mas o Brasileiro tem memoria HORRIVEL!”com o tempo,uma imprensa cínica,demagoga,mercenaria e corrupta,formará um publico tão igual a ela mesma”!joseph pulitzer.é o q está acontecendo!

  2. Mais duas coisinhas que acabo de me lembrar :
    1º – Crucificarm o Dunga por que Tinha que convocar Neymar e Ganso…
    Temos realmente memória curta.
    2º – O carinha foi convocado pelo clamor brasileiro.Agora o querem mandar para o circo…
    Tenha paciência…..

  3. Enquanto nós os brasileiros não passarmos a pisar no chão isso vai continuar a acontecer.
    Primeiro: Queremos cobrar humildade aos nossos jogadores,mas ao mesmo tempo andamos ( torcedores ) a substimar  nossos adversários e também a encher a bola além da conta de um determinado jogador , em detrimento aos demais.
    Ainda não chegamos a conclusão de que:Para Neymar funcionar bem : só é possivel em equipe.
    Quando a emissora oficial das olimpíadas batiza a nossa seleção por Neymar e cia….
    Tá tudo dito……
    Temos que parar de pressionar os nossos treinadores para que assim ,consigam convocar quem realmente eles acreditam , para que só assim consigam fazer um bom trabalho.
    Ainda não paramos para pensar na atual situação da Espanha:
    Se fosse aqui no Brasil jamais teriam ganho os últimos títulos seguidos…..
    Diriam que os jogadores já estariam velhos demais pois já lá estão a muito tempo
    que o treinador que também já lá está a muito tempo,mesmo antes de tais titulos teria de ser substituido…..bla bla bla…
    A pressão exercida por todos nós sobre a seleção é muito grande , sobre a cabeça de jogadores tão jovens
    .Assim…De certeza….Não vai funcionar….
    Já agora ,antes que eu me esqueça:Escolari só trouxe o nosso último título por ter seguido a própria intuição…e sem Neym… ops Romário.( VAMOS PENSAR UM POUCO)….
    E tem que ser assim,pois agora está aí o exemplo: A CULPA É DO MANO……
     

  4. e se preparem q,se a sociedade não estiver atenta,a TV Globo em parceria com a FiFA,irão arrumar um jeito pro Brasil chegar na final da Copa De 2014,do jeito q fizeram com a Coréia Do Sul no jogo contra a Espanha em 2002!e ainda dizem q os Pernambucanos são chatos.mas com esse futeis q estão ai acabando com nosso futebol,tem ser mesmo!esse Neymar e o Ganso(assim como o Mensalão),estão por provar-se!

  5. Fabio Lucas(comentário 2):PERFEITO!sobre Romario:pode ser mau carater mas,personalidade tem!bem diferente dos jogadores q temos.os famosos”Robôs”!

  6. UMA PERGUNTA QUE FICA NO AR, E SE TIVESSE GANHO ESTARIA ESSE MONTE DE CRITICAS? AQUI NO NOSSO PAIS SÓ SE VER O RESULTADO TRABALHO QUE É BOM NADA. GENTE O MEXICO JOGA A 3 ANOS JUNTO. MANO MENEZES TEM CULPA DA FALHA DE RAFAEL? VEJAM O EXEMPLO DO MANCHESTER UNITED UM TÉCNICO COM MUITOS ANOS E NEM SEMPRE GANHOU.ROMÁRIO PROVOU PARA MIM MAIS UMA VEZ O PE´SSIMO CARATER QUEÉ, NÃO SE OFENDE UM PROFISSIONAL DAQUELE JEITO. REPITO DÚVIDO SE TIVESSE GANHO O OURO HAVERIA TANTA CRITICA. NA MINHA TERRA ISSO SE CHAMA HIPOCRISIA. SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS CONSCIENTES E NÃO FANÁTICAS.

  7. Fatores que determinaram nossa derrota:
    1-A defesa sempre foi fraca em especial os arqueiros Gabriel e Neto não são titulares em seus clubes e entraram totalmente sem ritmo de jogo; Rafael, não apenas pela falha bisonha mas por ser técnicamente fraco como defensor e Juan, sem ritmo de jogo e bastante inexperiente, vale lembrar que por diversas vezes no jogo ele ficou no mano-a-mano com o experiente Peraltta;
    2-Nossa chave foi a mais fraca, e até as semi-finais só pegamos times ‘patos’;
    3-Havia um abismo entre cada jogador, muitas vezes Neymar, Oscar, Marcelo… ficavam sem opção de pra quem tocar, e tentando na individualidade perdiamos a bola.
    4-Enfim… em termos de torneio de futebol masculino foi uma das olimpíadas mais fáceis, sem adversários tradicionais nos ‘mata-mata’ e nosso querido Mano Menezes não foi capaz de ganhar o ouro. #Fail

  8. Pingback: Os ciclos da Copa do Mundo de Dunga e Mano Menezes | Blog de Esportes

  9. Ô Fábio Lucas, perfeito cara! O que tu falou aí no 2. post é suficiente! Qualquer outro comentário é mera coincidência. Com certeza todos que puderem ler, concordarão cntg assim como eu. POUCOS ENXERGAM ESSA NUVEM NEGRA, ESSA MALDIÇÃO POR TRÁS DA CBF… SOMOS FREGUESES DA SELEÇÃO DO MÉXICO PORRAAAAA… ISSO EXISTE? AGORA EXISTE POR CAUSA DO TÉCNICO! COMO ROMÁRIO FALOU: ESPERO QUE ESSE TÉCNICO NUNCA MAIS VISTA A CAMISA DA NOSSA SELEÇÃO!!!!

  10. Neymar é um jogador normal com carisma e que as adolescentes fogosas acham lindo e só, se for para a europa não fará porr* nenhuma. Lá cai e cai não é tolerado.

  11. Li uma definição perfeita para Neymar: O jogador circense. 

    Sensacional!

    Tá na hora de colocar Neymar num Circo. Lá ele não vai ter marcação para parar suas firular. E vai poder cair à vontade, sem ser punido pelos árbitros.

  12. Uma vergonha para a CBF. Não é vergonha para o Brasil. 

    Na verdade, eu achei bom! Essa seleção não merecia ganhar esse ouro. Seleções com melhores jogadores no passado não conseguiram esse título, por honra, essa seleção de 2012 não merecia ganhar.

    Uma seleção sem alma, sem espírito, sem raça. Cheio de estrelismo e individualismo. Esse seleção não representa o povo Brasileiro. Representa a CBF e os seus pares. Representa os filhinhos de papai. Super protegidos pela mídia, dentro de campo UMA TRISTEZA.

    Vocês repararam na hora do hino nacional? Todos calados, sem cantar o hino. No hino do México, TODOS os jogadores cantaram efusivamente. Isso é patriotismo de verdade. Desde o hino eu vi que quem merecia vencer era o México. Um time de raça.

    E falando do lado individual, que goleiro é esse? E o lateral direito? Os volantes são de seleção?

    Seleção Brasileira virou objeto de negociatas. Esse jogadores, sem nenhuma categoria, são convocados para conseguirem contratos melhores com os clubes e beneficiarem os empresários.

    O supervalorizado Neymar a cada 10 jogadas erra 9. Horrível. Nunca criticam o jogador, mas quando ele dá uma firulada é louvado como um Deus. Um jogador distante de ser um dos grandes.

    Neymar vai para Europa virar um Robinho. Um nada mais que normal. Terá uma carreira decepcionante como ele.

    Último jogo do péssimo Mano Menezes, que prefere o comum Hulk em vez do excelente Lucas. Outra vergonha! Queimaram o moleque! Colocam faltando 5 minutos de jogo.

    Espero que essa coja de ladrões saia do futebol Brasileiro. Uma vergonha tudo que está acontecendo. Não sei como ninguém se revolta com isso.

    Ricardo Teixeira com denúncias de corrupção comprovadas e ainda está recebendo “comissão” de 120 mil mensais da CBF. Ninguém tá nem aí pra isso. Nem imprensa nem o povo estão indignados com este descalabro.

    Talvez só acordem quando o Brasil for humilhado, dentro de casa, nos eventos vindouros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*