Copa Pernambuco com lampejo de modelo olímpico

Campeões da Copa Pernambuco em 2007 (Sport), 2008 (Santa Cruz) e Náutico (2011). Foto: Alexandre Gondim, Edvaldo Rodrigues e Blenda Souto Maior/DP/D.A Press

Mais uma vez, a Copa Pernambuco continuará à margem da estrutura local.

No fim do ano passado, quando a FPF ganhou uma terceira vaga na Copa do Brasil, a ideia era utilizar o torneio como classificatório, como em outros estados. Não ocorrerá.

A versão desta temporada, a 18ª da história, terá apenas seis equipes. Na disputa, a partir de novembro, Jaguar, Náutico, Porto, Santa Cruz, Sete de Setembro e Sport.

Serão apenas 20 jogos em um campeonato fundamentado para revelar talentos. Será suficiente? A única novidade em 2012 é o formato Sub 23, como no último torneio, mas com a possibilidade de escalar até dois jogadores com a idade acima do limite.

A ideia da federação teve como fonte de inspiração a fórmula do torneio olímpico de futebol, implantada há vinte anos, na Olimpíada de Barcelona.

Na primeira fase, jogos de ida. Os quatro melhores avançam para as semifinais, em ida e volta. Na decisão, jogo único no estádio da equipe de melhor campanha (veja aqui).

A Copa Pernambuco foi criada em 1994 para movimentar os clubes profissionais do interior. Depois da estreia, o torneio mudou bastante. Os clubes da capital foram convidados a partir de 1996, mas sempre mandaram times mistos para a competição.

Esvaziada, a copinha chegou a ficar fora do calendário oficial em 2006. De volta no ano seguinte, mas ainda deficitária, abriu espaço até para times semiamadores. Pelo menos desta vez está no regulamento que é preciso ser um clube profissional…

Confira as postagens das finais da copinha de 2008, 2009, 2010 e 2011.

Nas fotos acima, títulos de Sport, Santa Cruz e Náutico. E algumas revelações…

One Reply to “Copa Pernambuco com lampejo de modelo olímpico”

  1. Essa cópia da Taça da Copa do Mundo entregue ao campeão do ano passado foi lasqueira. Q criatividade. kkkkkkkkk
    Eu acho a iniciativa da Copa Pernambuco boa. Movimenta as equipes do interior e com isso eles podem revelar bons talentos p/ jogar o pernambucano e aí sim serem vendidos.
    Com os clubes do interior mais fortes teremos um Campeonato Pernambucano mais forte e consequentemente aqueles q disputarem o Campeonato Brasileiro terão mais qualidade.
    Torço pelo sucesso da Copa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*