Ato final do mais violento campeonato pernambucano dos últimos tempos

Carro quebrado na Ilha do Retiro na final do Estadual 2013. Foto: Rafael Brasileiro/DP/D.A Press

Começo, meio e fim. Triste fim.

O Campeonato Pernambucano de 2013 foi um dos mais violentos já vistos.

Lucas Lyra baleado no início do ano, torcidas uniformizadas invadindo as sedes dos clubes rivais, posterior veto às organizadas, mas sempre presentes nos jogos mesmo sem as camisas. Arrastão, brigas, pedra, tiro etc. Relembre aqui.

Neste domingo, o último ato desta violência incessante. Começou com marginais supostamente tricolores depredando o banheiro da Ilha do Retiro e arremessando os entulhos da arquibancada.

Terminou com marginais supostamente rubro-negros, sem controle, atirando pedras nos carros estacionados no clube, incluindo veículos da imprensa, como o do repórter Tiago Medeiros e o caminhão de transmissão da Rede Globo.

Havia segurança? Estatisticamente havia sim, bastante.

Caminhão da Rede Globo Nordeste atingido por pedras após a final do Estadual 2013, na Ilha do Retiro. Foto: Roger Casé/Globo

O efetivo articulado pela Polícia Militar para a final do Estadual contou com 1.425 homens no interior do estádio e no entorno. Dado abaixo apenas da decisão de 2011, no Arruda, quando 1.608 policiais foram destacados para o trabalho.

Entre os vários tópicos que motivaram a queda na média de público neste ano, a menor das últimas sete temporadas, sem dúvida alguma a (falta de) segurança foi um dos principais, associada ao regulamento fajuto.

E que ninguém ache que tenha sido pontual, pois há uma notória escalada da violência no futebol pernambucano, sobretudo no Recife.

Tudo isso embaixo do nariz do poder público. Não foi por falta de alerta.

Efetivos gigantescos já não fomentam qualquer sensação de proteção…

Carro quebrado na Ilha do Retiro na final do Estadual 2013. Foto: Rafael Brasileiro/DP/D.A Press

23 Replies to “Ato final do mais violento campeonato pernambucano dos últimos tempos”

  1. Tem que prender os responsáveis e fazer eles pagarem o prejuízo. Infelizmente nosso povo não educação suficiente para se comportar, então aplicando essas penalidades seria a solução.

    O pior é ver alguns levando isso na brincadeira, colando a culpa em uma torcida, ou em outra. Marginais não tem torcida, não tem clube, e, acredito eu, que a maioria não tem família. É muito comum integrantes da mesma “torcida” brigarem entre si e muitas vezes roubarem e depredarem o patrimônio do seu próprio clube e de seus torcedores.

    Finalmente, quando você é assaltado na rua não acredito que o fato de você torcer pro mesmo clube que o meliante vá fazer alguma diferença nessa hora. Com os crimes praticados dentro dos estádios e alhures acontece o mesmo, ou seja são todos criminosos assim devem, ou deveriam, ser tratados e punidos.

  2. É uma vergonha! Futebol é arte, não guerra. A culpa é do Estado falido brasileiro que não concebe impedir ou punir culpados.

  3. só faço uma pergunta a essa galera daqui de baixo, a imprensa incentiva a violência???? como?

  4. Erica:Também concordo q falta educação domestica.mas é a soma de tudo!Théo Sabiá,não é somente o poder publico.malhar o pau neles é moleza!mas eles não são os únicos culpados disso.e é comovente ver a nossa”imprensa”chiando da violencia q foi o jogo de ontem.ora,SÃO ELES QUE INCENTIVAM ISSO!e nem apanhando,eles aprendem.

  5. Cassio Zirpoli – rubro-negro fanático – estais de cabeça inchada hoje. Pede uma folga.

  6. A Suzy é a queridinha da Imprensa – mas é mulher infiel: retribui apedrejando. Lamentável – para os babões.

  7. É mais que lamentável constatarmos a falência do Poder Público ao não mostrar competência em administrar, de forma coerente, um apelo mais do que obrigatório e garantido pela constituição, que é garantir a segurança e a educação da população que paga absurdos impostos para isso. É o pais do faz de conta e da aparência, onde a população é massacrada pela própria ignorância e ilusão descabida, num misto de pouca vergonha e falta de perspectiva, mais parecendo enredo de filme “trash” de terror. Não dá mais pra arriscar a vida se iludindo com uma bosta dessa, que hoje insistem em se chamar de futebol brasileiro. ABAIXO A INANIÇÃO MENTAL DAS BESTAS!!!

  8. Jogo apenas com torcida mandante???? Foi a torcida do Sport que quebrou tudo… Conversando água!

  9. Isso já é rotina, toda vez que a casa dos festejos abriga um jogo e o popoti sifu as meninas fazem isso. popoti, popoti, não respondem, elas estão todas escondidas.

  10. Lamentável mesmo é ver pessoas acreditando que a educação é dada, apenas, na escola ou pela imprensa, e a educação doméstica onde entra nisso? Costume de casa, vai a praça!

  11. Não adianta colocar torcida, apenas do mandante, se é a própria torcida mandante que depreda o patrimônio e faz arruaças.

  12. Sabe quando isso tudo acaba? Assim como no trânsito, os jogos de futebol estão se tornando verdadeiras PIADAS. Então como torcedor que vai a estádio tem um RG ou CPF, tratar com maior rigidez, ou seja, quando as leis forem mais firmes e fortes a quem pratica atos irresponsáveis. Fichar e dispensar na rua não irá surtir resultado, inclusive como comentou o colega a cima, o Maurício, pois com a falta de educação é a mesma coisa que dizer o que pode e não pode ser feito a uma porta, primeiro não entende, segundo não escuta, terceiro não irá agir como mandado, então como os sem entendimento entendem bem o que é prisão, multa, pancada, e tudo que é ruim, vamos dar a eles o que no vocabulário deles será compreendido, tenho CERTEZA que vamos chegar a algum lugar em curto prazo e assim trazermos de volta a alegria e diversão que é torcer por seu time do coração com responsabilidade.

  13. e bote pessima educação nisso mauricio.Pernambuco paga um dos piores salarios de professores no Brasil.mas Dudu traira diz q não.e como temos uma sociedade q é”educada”pela pessima imprensa q temos(local e nacional),o resultado é esse.

  14. Rapaz, no carro da Globo? O povo da TV baba o Sport até dar nojo e os marginais do time privilegiado pela Globo ainda metem pedra no carro da emissora? Isso é mesmo o mundo de ponta-cabeça…

  15. Sabe qual o problema? Escola. Escola que dê educação.
    Podem colocar todo o efetivo da PM, podem fazer pacotes anti-violência, podem proibir as organizadas (piada), e de nada disso adianta se a mentalidade das pessoas que fazem isso não for mudada. Vai continuar acontecendo: a Educação em Pernambuco e de todo o Brasil é péssima, não se forma cidadãos, não se prepara para a vida em comunidade, não há cultura, não há cuidado, nada. Escola públicam com educação de qualidade é ficção. Não adianta botar um professor despreparado, em escolas miseráveis, com alunos amontoados e entregues à sorte.
    Não, não vai mudar.

  16. Essa violência toda já era anunciada. Aconteceu por não terem tomado as providências necessárias!

  17. culpa de TODOS!dos dirigentes,até da imprensa irresponsável q temos!e concordo com o Alexsandro.com uma sociedade primata e com essa mentalidade q temos,nunca seremos 1°mundo!

  18. Isso e uma verdadeira vergonha para o estado de PE e principalmente o BR que vai realizar uma copa do mundo ,tudo bem que a maioria desses marginais não vão estar no estádio da copa do mundo ,mais essas coisas tem que mudar, deveriam ter uma lei onde prenda esses marginais e não deixem eles entrarem no estádio nunca mais, porque isso não são torcedores são marginais!

    não importa que perderam isso não e motivo para destruir nada, não se resolve desse jeito vergonha.

  19. Com a população primata que temos isso não é novidade. A chance do Brasil chegar ao primeiro mundo é nula.

  20. Um absurdo, pondo o campeonato e o nome do estado na lama. Irresponsáveis sem escrupulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*