Os modestos representantes locais na visão do restante do continente

Matéria da Conmebol sobre a Copa Sul-americana 2013: Sport 2 x 0 Náutico

O texto sobre o clássico pernambucano no site da Conmebol apontou os dois rivais centenários como “dos modestos equipos de Recife”. A matéria original foi escrita em espanhol e traduzida para a versão em português da página da confederação na web. E a denominação foi mantida.

E, convenhamos, não está errada. O pouco conhecimento dos outros países em relação a Náutico e Sport vem das poucas participações em torneios internacionais. Além da vigente Sul-americana, foram apenas três Libertadores, sendo uma com o Alvirrubro (1968) e duas com o Rubro-negro (1988 e 2009).

A partida também foi noticiada no portal da Fifa, mas sem qualquer menção sobre o porte dos clubes. Uma boa campanha na Copa Sul-americana pode ser o caminho para reverter essa ainda justa impressão fora do país.

Confira os textos em português nos sites oficiais da Conmebol e da Fifa.

Registro da Fifa sobre a Copa Sul-americana 2013: Sport 2 x 0 Náutico

35 Replies to “Os modestos representantes locais na visão do restante do continente”

  1. até o”Pernambuco imortal”reconheceu o que alguns iludidos não querem reconhecer.Mané é esse Ramon.também,idiotizado por um tal de Leo Medrado e por um Geraldo Freire,até eu fico.o outro sem educação é esse Gabriel!o que a conmebol falou foi um baita elogio aos nossos modestíssimos clubes de Pernambuco!

  2. Respondendo a galerinha estressada: acho que a verdade dói. Isso não é menosprezo ao estado de Pernambuco. É simplesmente a verdade. Enquanto ouvimos falar na mídia (não só a Globo, mas também Band, Record e outras tvs abertas) dos times grandes, mal ouvimos algo que vem do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
    Resumindo: a rivalidade de vocês é REGIONAL. Não passa disso.

  3. Olha so:vao olhar o estadio da gavea…hhahahhahahahhaa
    vai olhar o estadio do fluminense vai! hahhahahhahahahah
    vai olhar o estadio do Botafogo(general severiano)..hahhahahahah

    vao ver o Patrimonio do SPORT!!!!!
    vao olhar o Tamanhoda divida do Flamerda, Do botafogo do Vasco!!! fica tuddo arrepiado…conclusão FALENCIA!!!!!
    do futebol caróká!!!

    dai comparem manés..!!

  4. AdriKurt, a sua opinião e nada é a mesma coisa.Por isso você perdeu o seu tempo em postar aqui.

    SPORT CLUBE DO RECIFE, O MAIOR E MELHOR CLUBE DO NORTE E NORDESTE!

  5. A vc “”AdriKurt , primeiro vc deveria lavar a boca com bastante criolina para falar do estado de PE e dos clubes daqui, até por que nós pernambucanos não precisamos de vcs para nada.No que se refere a 1987 quem não respeitou o regulamento foi o flamerda que colocou o rabinho entre as pernas para não perder o título para o SPORT único detentor do campeonato de 1987.

  6. Rodrigo Lima – se o sport é detentor de três títulos nacionais e vc posta uma asneira desta sobre o SPORT que é o único a conquistar campeonatos, o que podemos falar da BARBIE ROSADA e da Sarna fedida do canal poder, hein???

  7. E só comentei isso abaixo porque não tenho mais paciência pra ler desacato ou recalque de carioca, disse pra mim mesmo que toda vez que visse um carioca fazendo isso eu iria revidar mostrando a eles o que de fato são já que a mídia brasileira não mostra. Da próxima vez que algum carioca babaca (pois tinha um aqui que comenta constantemente atacando os clubes de PE) pensar em vir com gracinhas com pernambucanos, pensem duas vezes pois podem ler o que não gostariam de ler.

    A crítica da Europa acha os clubes brasileiros um bando de titicas, e aí, vão viver em função do que europeus pensam? Isso é tolice, o que vale é título e vitória em campo, o resto é choro.

  8. Respondendo ao carioca sem educação que vem aqui arrotar superioridade vindo do Estado mais cafajeste da Federação (isso é minha opinião e não a do blog, só pra deixar claro):

    “”AdriKurt no dia 22 de agosto de 2013 às 9:32 disse:

    O Sport se diz grande mas vencer uma Copa do Brasil, até o Santo André e o Paulista venceram. Para ser um clube grande depende de vários fatores, e um deles é não ter complexo de vira-lata e ficar defendendo um título (1987) que nem disputou. Se meu time fizesse isso eu teria vergonha. O Sport, assim como Náutico e Santa Cruz não passam de pequenos clubes brasileiros com rivalidade regional. No Nordeste o maior deles ainda é o Bahia, e mesmo assim capengando há anos.
    Resumindo: clubes grandes são os do RJ, SP, MG e RS. Na segunda linha, os chamados medianos, vem os PR (Coritiba e Atlético/PR). O restante são clubes menores com alcance regional que buscam seu lugar ao sol.
    Saudações Rubro-Negro Carioca!!””

    O Sport não se diz grande, isso é uma discussão tola e estúpida porque futebol é momento e título, quem vive idolatrando passado por complexo de inferioridade é o pessoal do Rio estado que serviu pro pernambucano Nelson Rodrigues cunhar a expressão “complexo de vira-latas” (pois é, foi inspirada em vocês, pernambucanos são conhecidos por ter auto-estima elevada que muitos confundem com arrogância, orgulho não é arrogância, é só auto-estima e senso de preservação, coisa que vocês cariocas não possuem).

    O futebol brasileiro foi destruído por essa neurose carioca complexada de querer usar título de clube de futebol pra levantar a auto-estima deles por não possuírem um passado glorioso e de destaque na história do país. O que eu digo qualquer brasileiro bem informado e conhece a história do país sabe. Agora, toda vez chega um carioca aqui comentando besteira como se esse pessoal fosse “querido” em Pernambuco ou como se dissessem algo que preste a não ser o velho menosprezo recalcado fruto do complexo deles. Cara, eu como torcedor do Sport nunca perguntei e nem quero saber o que o Flamídia (o clube da Globo, pois teu clube antes da Globo não era nada, hahahahaha) pensa ou deixa de achar do Sport, não vocês que nos menosprezam, é a gente que sente nojo de flamenguistas e de carioca recalcados, então por favor, se for pra comentar besteira, procura teu poleiro no Rio e para de escrever bobagem achando que isso diminui algum pernambucano, sabe qual será o dia que um pernambucano vai se sentir menor que um carioca? Nunca. A ideia de país de vocês cariocas é esdrúxula, usam clubes de futebol pra levantar a auto-estima quando são responsáveis por toda essa bandalheira que o Brasil se transformou desde que a cidade do Rio virou capital da coroa portuguesa sabotando a independência do Brasil pelos brasileiros, dá asco ler esses caras. Podem achar que é cisma com o Rio, mas de fato não gosto daquele estado da federação e do que ele representa historicamente pro país (complexo de vira-latas, síndrome de colônia, abaixa a cabeça sempre pra estrangeiros etc).

  9. barbosinha GAGA não consegue fazer um comentario sem falar do SPORT, acho que ele ja foi ”ofendido”por algum RUBRO NEGRO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*