Superclássico para fazer chinês abrir o olho

Brasil x ArgentinaRivalidade máxima em campo. Brasil e Argentina irão se enfrentar nesta terça-feira, às 10h (Recife), em Pequim, em um jogaço de futebol, valendo vaga na final olímpica do torneio masculino. Um clássico com quase 94 anos de história, pontuados por 92 jogos, golaços, confusão e craques. A Seleção Brasileira vem levando vantagem nos confrontos em mata-matas, e venceu as últimas três finais contra os hermanos (2 Copas América, em 2004 e 2007, e 1 Copa das Confederações, em 2005). Um jogo imprevisível, com Ronaldinho Gaúcho e Messi medindo forças. Um jogo para prender a atenção do Oiapoque à Terra do Fogo.

92 jogos

36 vitórias do Brasil
33 vitórias da Argentina
23 empates

Primeiro jogo
Argentina 3 x 0 Brasil (Amistoso, em 20 de setembro de 1914, em Buenos Aires/ARG)

Último jogo
Brasil 0 x 0 Argentina (Eliminatórias da Copa, em 18 de junho de 2008, em Belo Horizonte)

Finais olímpicas com países sul-americanos

1924 – Uruguai (ouro)
1928 – Uruguai (ouro) e Argentina (prata)
1984 – Brasil (prata)
1988 – Brasil (prata)
1996 – Argentina (prata)
2004 – Argentina (ouro) e Paraguai (prata)

Obs. Na contagem de confrontos feita pela Associação de Futebol da Argentina (AFA) está registrado um jogo a mais. Uma vitória argentina por 2 x 1 (oh, mas que surpesa…). Em 2006, o Diario identificou a partida em questão: ela aconteceu no dia 3 de dezembro de 1956, no Rio de Janeiro, pela Copa Raul Cólombo. Porém, nos registros oficiais, não foi a Seleção que atuou, e sim o time da Liga Metropolitana do Rio de Janeiro – que contava com apenas dois jogadores da Seleção.

One Reply to “Superclássico para fazer chinês abrir o olho”

  1. Prezados amigos
    Como devo fazer para acessar o arquivo digital  do Diário de Pernambuco, a fim de poder consultar informações sobre o futebol pernambucano, tais como datas e ficha técnicas de partidas dos nossos clubes.
    Um Abraço
    Lourenço Camelo
     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*